Comprar ou alugar imóvel: qual é a melhor opção?

Por Redação Onze

Comprar ou alugar imóvel

Vale mais a pena comprar ou alugar imóvel nesse momento de incertezas e instabilidade? É o que muitos estão se perguntando, mas não existe uma resposta única.

A escolha depende dos seus objetivos (moradia ou investimento?), da disponibilidade de capital, da mobilidade desejada, entre outros fatores essenciais.

Antigamente, havia uma crença de que a compra era sempre mais vantajosa, já que o aluguel é uma despesa “sem retorno”. Mas há situações em que a locação pode compensar por diferentes motivos, como a economia, a flexibilidade e a liberdade de investir em outros ativos.

Para ajudar na sua decisão de comprar ou alugar imóvel, vamos listar os aspectos mais importantes a considerar e expectativas do mercado imobiliário. Continue lendo e tenha uma base para fazer a melhor escolha.

Comprar ou alugar um imóvel: o que vale a pena financeiramente

Decidir entre comprar ou alugar um imóvel não é tão simples, pois são vários fatores envolvidos nessa escolha. Do ponto de vista financeiro, estes são os aspectos que você deve considerar:

Liquidez

Para quem pensa em comprar um imóvel, é importante abandonar pressuposições e partir para os cálculos. E isso só é possível considerando todas as características desse tipo de investimento.

Uma das características mais importantes é a falta de liquidez, e esse fator pode ser bastante prejudicial às suas finanças justamente nos momentos de maior aperto nas contas. Se você precisar vender o imóvel de uma hora para a outra, não sabe qual será a oferta que virá — e quando, de fato, ela vai chegar.

Custo

Muitos especialistas chamam a atenção para o fato de que optar pelo aluguel e investir em outras aplicações de renda fixa e variável pode ser mais vantajoso para o bolso.

De acordo com o economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samy Dana, a valorização dos imóveis é relativa, e a depreciação, um risco constante.

Em entrevista ao Valor Investe, de 2019, ele afirma: “Tudo bem comprar imóvel, mas não fique se enganando que é investimento. É consumo que tem valor de patrimônio, mas não dá grandes retornos. Ganho é um objetivo secundário do imóvel”.

Capital disponível

Outro fator que deve ser levado em conta, naturalmente, é o capital disponível para a operação.

Para comprar um imóvel, é preciso ter um valor alto em conta ou dispor de no mínimo 20% de entrada para contratar um financiamento.

Já o aluguel é muito mais acessível e não imobiliza um grande capital de uma só vez, exigindo apenas comprovação de renda e um seguro fiança ou depósito caução.

Juros de financiamento

As condições de financiamento também são determinantes para decidir se é um bom momento para comprar um imóvel.

Em momentos de juros baixos, a tendência é que o crédito imobiliário fique mais vantajoso e a compra se torne mais atraente do que em tempos recentes, quando a taxa Selic superava os dois dígitos.

Ainda assim, é preciso ter muito cuidado ao assumir um compromisso de longo prazo e ficar bastante ciente dos efeitos dos juros compostos jogando contra você por 20 ou 30 anos.

Comprar ou alugar um imóvel: outros fatores na equação

Não são apenas os fatores financeiros que pesam na decisão entre comprar ou alugar um imóvel.

Veja outros aspectos decisivos.

1. Flexibilidade

Se flexibilidade é um fator importante para você, o aluguel é uma opção mais vantajosa.

Assim, você pode se mudar quando quiser e escolher imóveis de acordo com o momento da vida, sem ficar preso a um endereço fixo ou se preocupar com a manutenção da propriedade.

2. Questões emocionais

Mesmo que você possa ter retornos maiores com outros investimentos, a casa própria ainda tem um forte apelo emocional.

Afinal, nada substitui um imóvel organizado e decorado de acordo com a sua personalidade — o que nem sempre é possível na locação.

Então, se você quer um verdadeiro lar para o longo prazo, as questões financeiras podem vir em segundo plano.

3. Construção de patrimônio

O imóvel como investimento pode ser um tanto incerto e mais difícil de administrar do que outros ativos, mas faz sentido para quem possui uma boa reserva financeira e mira o longo prazo.

Então, para quem quer a segurança de um ativo físico para a vida toda, que será transmitido aos herdeiros, a compra do imóvel ganha peso na disputa com o aluguel.

Comprar ou alugar um imóvel em tempos de incerteza econômica

Antes de escolher entre comprar ou alugar um imóvel, é importante considerar também os tempos de crise e incertezas econômicas atuais.

As compras de imóveis cresceram quase 10% em 2019, de acordo com dados do Registro de Imóveis do Brasil, publicados no Valor Investe em fevereiro de 2020.

Já os aluguéis cresceram em média 4,75% no último ano nas capitais brasileiras, segundo dados do Índice FipeZap de Locação Residencial, publicados no mesmo mês pela AECweb.

Mas um dado que requer atenção é a queda dos fundos imobiliários: o IFIX (Índice de Fundos Imobiliários) desvalorizou em 9% na primeira semana de março de 2020, de acordo com dados da Ibovespa publicados no Valor Investe.

Essa queda é um dos sintomas do coronavírus na economia, que está mobilizando Bancos Centrais e governos para encontrarem soluções diante de uma parada abrupta dos negócios em todo o planeta.

Em um momento como este, a prudência é a sua maior aliada. Considerando as incertezas atuais, o aluguel pode ser a opção mais cautelosa, além de oferecer maior flexibilidade para uma mudança de planos em pouco tempo.

Na dúvida, acompanhe os conteúdos da Onze para entender o cenário econômico e tomar decisões mais certeiras sobre seus próximos investimentos.