CRA: vale a pena investir?

Por Redação Onze

cra

O CRA é um investimento para quem costuma acompanhar o agronegócio. A sigla, que significa Certificado de Recebíveis do Agronegócio, que é usado para viabilizar operações dentro desse mercado. 

Investir em CRA significa que está operando um investimento de renda fixa, mais indicado para investidores de perfil conservador ou moderado, como irá descobrir ao longo do artigo.

Esse tipo de investimento funciona de maneira semelhante ao CRI. O que muda é o objetivo da operação. Enquanto os CRIs são voltados aos mercados imobiliários, o CRA é exclusivo para o agronegócio.

O dinheiro que investe em CRA é utilizado por empresas securitizadoras, que reúne o valor que você investiu com o de outros investidores e os usa para financiar operações no agronegócio. A rentabilidade dessas operações é devolvida a você com juros ao final da data de vencimento.

Em poucas palavras, está emprestando dinheiro para desenvolver o agronegócio, com a promessa de receber uma parte dessa valorização no futuro. Agora, veja nos próximos parágrafos os dois tipos de CRA que pode investir, suas principais vantagens e desvantagens e como você pode ser remunerado ao investir em CRA.

Por isso, nos acompanhe pelos próximos parágrafos e aprenda tudo o que precisa saber sobre essa modalidade de investimento!

Quais são as vantagens de investir em CRA?

Mesmo que aplicações em renda fixa sejam mais caracterizadas por sua segurança do que sua rentabilidade, o certificado de recebíveis do agronegócio possui rentabilidade bastante atrativa.

Assim como outros investimentos como os CDBs, pode investir em três tipos de CRA: prefixada, pós-fixada ou híbrida. Vamos comentar sobre cada uma delas mais à frente.

Antes disso, é importante entender que as operações em CRA são isentas para pessoa física tanto do Imposto de Renda quanto do IOF, o imposto sobre transações financeiras. Caso sua empresa seja a investidora, o IR incide conforme a tabela regressiva, mas apenas sobre a rentabilidade e a alíquota é recolhida apenas no momento do resgate.

Outra vantagem importante da CRA é o fato dela ser uma ótima opção para entrada no mundo dos investimentos. Dizemos isso pois não é necessário muito dinheiro para começar a investir. É possível começar a investir em CRA com apenas mil reais.

A última vantagem considerável desse tipo de investimento é que pode ser remunerado de formas distintas. Esse detalhe é tão importante que precisamos dedicar uma seção inteira do artigo apenas para falar sobre ele. Por isso, continue nos acompanhando logo abaixo!

Como funciona a remuneração?

Como acabamos de mencionar, você pode ser remunerado de diversas formas. A única constante entre elas é sua previsibilidade, já que em todos os tipos você saberá qual o cálculo usado.

Uma das formas de remuneração é o CDI, indexador econômico parecido à Selic. Investimentos de CRA que usam o CDI costumam ter um percentual específico, como “110% do CDI”. Esse tipo de remuneração é chamado de pós-fixado.

O segundo tipo também acompanha um indexador econômico, mas acresce uma taxa prefixada a ele. Também é importante mencionar que, nesse tipo híbrido, nem sempre o CDI é o indexador usado. O IGP-M ou o IPCA – conhecida como inflação – também são opções.

Por fim, a maneira mais previsível de remuneração que é a taxa prefixada. Nela, você sabe exatamente o percentual de juros que irá receber ao ano durante a operação. Dessa maneira, pode calcular facilmente o total que receberá na data de vencimento do CRA.

Quais são as desvantagens e riscos?

A grande desvantagem de investir em CRA que também está presente nas CRIs é a data de vencimento. Chamá-lo de ”investimentos à longo prazo” não iria refletir a realidade. É mais justo dizer que são de longuíssimos prazos. Além disso, eles são de baixa liquidez, se tornando oneroso e difícil retirar seu investimento antes da data de vencimento.

O CRA é um dos poucos modelos de investimento que não são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito, que devolve aos investidores até R$ 250.000 caso a instituição financeira que gerencia seu investimento venha à falência.

Por outro lado, existem algumas garantias no CRA. Elas podem vir na forma de alienação fiduciária, te tornando um dos proprietários das terras agrícolas. Fiança, aval, penhor da produção agrícola e cessão fiduciária dos direitos de recebimentos são algumas das garantias oferecidas nesse modelo.

Como investir em CRA?

Agora que já entendeu como funciona o investimento em CRA e pode avaliar se vale a pena investir, veja abaixo como fazê-lo!

Escolha uma corretora

Se está considerando o CRA como seu primeiro investimento, então precisa saber que nenhuma operação financeira pode ser feita no país sem o intermédio de uma corretora.

Por isso, pesquise bastante as opções disponíveis no mercado, assim como sua confiabilidade e as taxas que costumam cobrar pela corretagem.

Descubra seu perfil de investidor

Seja feito por meio de um questionário online ou com a ajuda de um agente autônomo de investimentos, as corretoras podem te ajudar a definir se o seu perfil de investidor é conservador, moderado ou agressivo.

Apesar dos investimentos em renda fixa serem os queridinhos dos investidores mais conservadores, o risco existente por conta da falta de proteção do FGC tornam a CRA mais indicada para os moderados, que tem alguma tolerância ao risco.

Avalie os rendimentos e garantias

Como mencionamos no artigo, existem diversas maneiras de ser remunerado ao investir em CRA. Estude cada um deles, especialmente os atrelados aos indexadores econômicos.

Pesquise tendências e identifique se estão em baixa ou em alta. Caso estejam em alta, é boa ideia tentar um CRA pós-fixado. Se em baixa, talvez um prefixado seja a melhor opção.

Se quer mais segurança, o CRA híbrido é garantia de rentabilidade, já que, mesmo atrelado a um indexador, oferece uma taxa prefixada de acréscimo.

Estude para saber qual a melhor opção para você.

Também é importante saber quais tipos de garantias o investimento oferece, já que ele não conta com a proteção do FGC.

Considere prazos e riscos

Também considere prazos, riscos e custos que a operação pode ter. Por conta da CRA ser uma opção com um prazo bastante longo, procure aprender sobre o cálculo do custo de oportunidade. 

Pode ser mais interessante investir em um investimento de prazo menor, mas é necessário ter alguma certeza antes de decidir o próximo passo.

Comece a investir!

Com uma decisão bem informada e com base em fatores reais, você tem muito mais chance de ser bem-sucedido ao investir em CRA.

Mas não se esqueça de que mesmo assim uma ajuda é sempre bem-vinda. Quer aprender mais sobre CRA e as diversas modalidades de investimento existentes no mercado financeiro?

Então nos envie já uma mensagem e saiba sobre todos os serviços que nós da Onze podemos te oferecer!