CRI: saiba como funciona o Certificado de Recebíveis Imobiliários

Por Redação Onze

O que é CRI

Conheça o que é CRI e compreenda o conceito de pagamento futuro em dinheiro com o Certificado de Recebíveis Imobiliários.

O que é CRI

O CRI é um título que proporciona o direito de crédito ao investidor. Isso significa que ele terá direito a receber um determinado montante do emissor e, de vez em quando, ou em caso de vencimento do título, receberá de volta todo valor aplicado.

É possível afirmar que CRI é um investimento de renda fixa com lastro em fluxos de pagamentos de aluguéis ou de aquisição de imóveis. Dessa forma, os bens imóveis conjugados ao CRI se tornam garantia da aplicação por meio da alienação fiduciária.

Como funciona o CRI

Normalmente, há uma construtora que conta com empreendimento imobiliário, como um condomínio, por exemplo, e pode vender unidades que ainda estão em construção.

A empresa, ao invés de aguardar o pagamento de todas essas parcelas, pode se antecipar e contratar uma “securitizadora”, que será responsável por transformar as dívidas em títulos de créditos. Assim, a construtora pode receber o dinheiro sem precisar esperar pelas parcelas.

A diferença entre CRI e CRA

A maior diferença entre o CRI e o CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), está no fato de que o CRA é de títulos de crédito relacionados a operações do agronegócio.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Como se trata de um investimento de renda fixa, o investidor já conta com uma previsão para o fluxo de caixa das remunerações e amortizações do título.
  • O regime fiduciário assegura a segregação do risco do emissor, isto é, no caso de a securitizadora apresentar dificuldades financeiras, o fluxo de pagamento aos investidores será devidamente mantido.
  • Todos os rendimentos do CRI se mantêm isentos do Imposto de Renda para Pessoa Física.
  • As operações  no CRI podem ser muito lucrativas, principalmente se houver permissão para investimentos iniciais (de valores mais econômicos).

Desvantagens

O principal risco desse investimento é o crédito. Por exemplo, no caso de o investidor comprar um imóvel e sentir que possui dificuldade para pagar, há prejuízos em relação às parcelas que ainda restam. E isso influencia na rentabilidade do investimento como um todo.

Certificado de Recebíveis Imobiliários X Letra de Crédito

A Letra de Crédito é realizada e distribuída por corretoras de valores especializadas, ou por bancos. Já o CRI conta com dinâmica um pouco diferenciada, em que são emitidos pela empresa, ainda que precise negociar com as securitizadoras.

Outra diferença considerável está no fato de que a Letra de Crédito não está isenta de IOF. Isto é, caso o resgate aconteça antes do marco de 30 dias, esse custo será de responsabilidade dos envolvidos.