Crescimento pessoal: os caminhos para o seu sucesso

Por Redação Onze

crescimento pessoal

O crescimento pessoal pode e deve ser um exercício diário. Ser hoje alguém melhor do que ontem o deixa mais próximo das realizações. E todos temos metas e objetivos a alcançar, não é mesmo?

Por isso, não importa a idade que você tenha ou a experiência que carregue, é sempre possível aprender mais, desenvolver novas habilidades e progredir. Basta estar aberto a esse tipo de experiência.

Neste artigo, vamos abordar o crescimento pessoal como um caminho para o sucesso. Você vai entender porque um dos erros mais básicos do ser humano é acreditar que não há mais como evoluir, que já atingiu o seu ápice.

Ainda, vai conferir dicas para investir no seu desenvolvimento e aprimorar habilidades  para que alcance seus sonhos. Siga acompanhando!

O que significa crescimento pessoal?

Crescimento pessoal é a evolução enquanto ser humano que todos nós devemos buscar constantemente. Sendo assim, pode significar:

  • Aprender uma competência nova
  • Lidar melhor com as próprias emoções
  • Ser mais assertivo em nossas decisões
  • Buscar o equilíbrio em nossas ações
  • Melhorar nossas relações com as pessoas 
  • Colocar-se no lugar do outro com mais frequência.

Esses são alguns exemplos de atitudes que levam ao desenvolvimento e crescimento pessoal. 

Por que investir em crescimento pessoal?

O simples fato de se tornar um ser humano melhor dia após dia já é motivo mais do que suficiente para se investir em crescimento pessoal. Mas, se você busca outras razões, seguem outras vantagens para evoluir continuamente:

  • Encontrar o equilíbrio em suas ações 
  • Especializar-se em diferentes áreas
  • Tornar-se uma pessoa mais acessível e companheira
  • Compartilhar saberes
  • Desenvolver a saúde financeira
  • Alcançar metas com mais assertividade.

Seis dicas para crescer como pessoa

Como vimos, o crescimento pessoal só tem a trazer benefícios para a sua vida. No entanto, se você não sabe como buscar a evolução contínua, separamos seis dicas que podem ajudá-lo na missão. Confira!

1. Invista em autoconhecimento

Para você crescer como pessoa, precisa, primeiramente, saber para onde deseja ir: quais são suas prioridades, seus anseios, pontos fortes e fracos.

O autoconhecimento pode ajudar e muito na identificação  desse rumo. Tudo o que você precisa fazer é voltar um pouco o olhar para o seu interior e ter alguns momentos de introspecção e solitude.

2. Desenvolva a inteligência emocional e a empatia

Outras habilidades que são importantes para quem busca o crescimento emocional são a inteligência emocional e a empatia.

A primeira está relacionada à maneira como lidamos com os nossos sentimentos, não deixando que eles interfiram negativamente em nossas decisões mais racionais, por exemplo.

Já a empatia tem a ver com a forma com que enxergamos o outro e a capacidade de nos colocarmos em seu lugar e, assim, perceber a realidade sob uma perspectiva diferente.

3. Gerencie melhor o seu tempo

É comum reclamarmos da falta de tempo para realizarmos nossas atividades diárias quando, na verdade, o que carecemos mesmo é de organização.

Com um gerenciamento assertivo das horas, é possível conciliar compromissos profissionais e lazer, ser mais produtivo e ainda reservar um tempinho para a evolução contínua. 

4. Esteja próximo de pessoas que lhe fazem bem

O crescimento pessoal também se dá através das trocas de experiências e do convívio social com pessoas positivas, que nos fazem feliz. Portanto, a dica é estimular esse tipo de contato e aumentar o seu networking do bem.

5. Reconheça suas limitações

Não há problema nenhum em reconhecer as suas limitações. Todos nós temos lacunas a serem preenchidas, que só o crescimento pessoal pode oportunizar.

Isso vale também para o ambiente profissional. Não é saudável assumir responsabilidades em excesso ou dar conta de compromissos dos quais não se tem domínio só para tentar agradar os outros.

6. Busque conhecimento

Não importa o quão desenvolvido e evoluído você seja: sempre há espaço para crescer ainda mais. Afinal, a fonte de conhecimento é inesgotável e vive em constante atualização.

Crescimento pessoal x saúde financeira

O crescimento pessoal pode aproximar você também de suas metas financeiras, oportunizando uma relação mais saudável com o dinheiro.

Afinal, os aspectos econômicos interferem em nosso bem-estar. Da mesma forma que devemos evoluir dia após dia, precisamos planejar o futuro de forma que o amanhã seja mais tranquilo e seguro que o presente.

Atualmente, pode parecer cedo pensar em sua aposentadoria, mas, quanto antes iniciar essa programação, melhor para você e para a sua família. Se você começar a investir agora em um plano de previdência privada, a quantia poupada por mês vai ser tão pequena, que o seu bolso nem vai sentir.

Na Onze, a primeira PrevTech do Brasil, você tem acesso a soluções personalizadas, pensadas exclusivamente para o público corporativo, com o mínimo de burocracia e facilidade na hora de acompanhar os seus rendimentos

O funcionamento é simples: você economiza um valor mensal e, ao final do prazo desejado, conta com a quantia desejada para se aposentar. Outra possibilidade é a empresa oferecer uma contrapartida, que se soma à sua contribuição em um fundo destinado a você.

Ficou interessado na modalidade? Então, acesse o nosso blog, visite o site da Onze, entre em contato conosco e pense no crescimento pessoal como uma oportunidade de iniciar um futuro melhor agora mesmo.