CSC: o que é, para que serve e como implantar na sua empresa
Manter um negócio em funcionamento, especialmente em médias e grandes empresas, exige a realização de diversas atividades de apoio como recursos humanos, TI, contabilidade, financeiro, entre outras. E no mercado atual, em que a competitividade cresce a cada dia, otimizar processos para ganhar em eficiência é fundamental. Uma das formas que as corporações têm encontrado para fazer essa otimização é o CSC (Centro de Serviços Compartilhados).
O modelo de CSC surgiu na década de 1970 e chegou ao Brasil nos anos 1990. Vem sendo amplamente adotado em todo o mundo e contribui significativamente para a redução de custos. De acordo com uma pesquisa da consultoria internacional PwC, feita em 75 empresas de vinte países, o CSC já trouxe vários benefícios para as companhias e ainda há espaço para melhorias do método.
Você sabe como funciona um CSC e como implantá-lo em sua empresa? Confira neste post.
O que é CSC?
O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é uma forma de organização de uma parte dos serviços da empresa que padroniza o atendimento e a realização das chamadas “atividades-meio”. Essas atividades incluem tudo o que não faz parte do core business da companhia.
Na prática, o CSC consiste em uma unidade dentro da corporação que atende aos demais departamentos. Se a equipe de produção de uma indústria necessita, por exemplo, da manutenção de equipamentos ou da compra de materiais de escritório, ela fará o pedido ao CSC.
Para que serve o Centro de Serviços Compartilhados?
O Centro de Serviços Compartilhados recebe e encaminha as demandas de colaboradores (ou até de clientes, em determinados casos, como processos burocráticos da área financeira) em setores como recursos humanos, contabilidade, administrativo etc. Esse modelo serve basicamente para organizar e padronizar processos, dando mais eficiência às atividades.
Benefícios do CSC para sua empresa
A adoção do CSC traz diversos benefícios às empresas. O primeiro deles é a redução de custos. De acordo com levantamento da PwC, a implementação do Centro de Serviços Compartilhados resulta em economia de até 40%, incluindo redução de custos com pessoal e infraestrutura.
Outra vantagem é a melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados em relação às atividades-meio. Isso gera mais satisfação dos clientes da empresa (tanto internos – os próprios colaboradores – quanto externos).
O CSC, quando bem implementado, reduz o tempo de atendimento das demandas dos colaboradores e dá mais transparência ao processo. Ele facilita a comunicação na companhia e melhora a produtividade das equipes.
Como implantar um CSC na sua empresa?
O primeiro passo para a adoção de um CSC é o mapeamento de quais são os serviços necessários para o bom funcionamento da empresa. Esse levantamento deve incluir o desenho dos fluxos e o entendimento do volume de cada demanda.
A etapa seguinte é a escolha das tecnologias que darão suporte ao CSC, bem como a criação dos processos e a formação da equipe. Esse é o momento de especificar quais serão os caminhos que os colaboradores deverão seguir para realizar suas demandas e como elas serão encaminhadas.
É interessante criar Service Level Agreement (SLA), que são documentos que detalham os serviços e criam indicadores de qualidade, como os prazos para atendimento.
O terceiro passo é a realização de treinamentos com a equipe que fará o atendimento e também com os colaboradores, para que conheçam o novo formato de encaminhamento de suas demandas. Por fim, é importante criar métricas de acompanhamento.
De acordo com a pesquisa da PwC, mais de 75% das empresas estabilizaram seu CSC em até um ano depois do início da implementação. A consultoria destaca também a necessidade e a importância de realizar melhorias contínuas no centro para que ele siga cumprindo seus objetivos de redução de custos e melhoria da qualidade dos serviços.