Curso de investimento em ações: veja 5 opções gratuitas

Por Redação Onze

Curso

Um curso de investimentos em ações pode acelerar sua entrada na bolsa de valores e guiar seu caminho na renda variável. Se você tem dúvidas diante de tantos termos, números e preços que sobem e descem sem parar, é melhor investir em educação financeira antes de se arriscar nesse mercado.

Para a sua comodidade, existem vários conteúdos online e gratuitos para aprender a investir na bolsa. Nos próximos tópicos, reunimos algumas opções de cursos de investimento em ações para dar seus primeiros passos com mais confiança.

Siga a leitura e prepare-se para ganhar dinheiro no mercado, de olho no longo prazo e na busca constante por conhecimento.

Por que fazer curso de investimento em ações

Fazer um curso de investimento em ações é uma forma de agilizar seu aprendizado sobre a bolsa de valores e começar a investir nesse mercado o quanto antes. À primeira vista, pode ser difícil compreender os conceitos e dinâmicas da bolsa, e todo investidor precisa de uma base sólida para encarar a montanha-russa da renda variável.

Um dos erros mais comuns dos investidores iniciantes é comprar ações sem entender como funciona o sobe e desce dos preços e as estratégias de investimento. Como resultado, muitos acabam tendo prejuízos e ficam traumatizados com a renda variável, quando um simples curso online poderia ter feito toda a diferença e dado início a uma história de sucesso.

Por isso, vale a pena buscar um curso de investimento em ações confiável, que organize as informações de forma simples e objetiva para orientar seus primeiros passos. Hoje, há várias opções online e gratuitas para concluir em poucos dias e ter mais segurança na hora de investir na bolsa.

5 cursos de investimento em ações grátis

Para escolher um curso de investimento em ações, você deve levar em conta a credibilidade da instituição, qualidade do conteúdo e praticidade das aulas.

Conheça algumas opções online e gratuitas.

1. Conteúdos sobre ações — B3 Educação

Um curso de investimento em ações totalmente gratuito é o da B3 Educação — o Hub de educação financeira da bolsa de valores. Basta fazer um cadastro rápido para acessar apostilas, vídeos e playlists completas sobre:

  • Características e conceitos das ações
  • Funcionamento da bolsa de valores
  • Guia de negociação de ações
  • Guia de renda variável
  • Estratégias para operar na bolsa
  • Risco e retorno de investimentos.

2. Curso de renda variável — Anbima

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) oferece um curso sobre renda variável 100% gratuito em seu site. A carga horária é de 10 horas e o conteúdo programático inclui produtos de renda variável e fixa, derivativos e orientações básicas sobre o mercado financeiro.

Além disso, o curso oferece certificado e pode ser realizado pelo computador ou dispositivos móveis, no formato de slides. Após a inscrição, você terá um prazo de 30 dias para concluir o curso sem pagar nada.

3. Investindo em ações — Portal do Trader

O custo Investindo em Ações do Portal do Trader é voltado a iniciantes, abordando desde o conceito de ação até as formas de tributação e escolha de papéis. A plataforma é conhecida por oferecer conteúdos de educação financeira gratuitos sobre ações e conta com professores especialistas em mercado de capitais, planejamento financeiro, macroeconomia e bolsa de valores.

A carga horária do curso é de 133 horas, sem prazo limite para conclusão. Na mesma plataforma, estão disponíveis cursos sobre o mercado de opções, análise técnica, day trade, entre outros temas.

4. Introdução à Análise Fundamentalista de Ações — Udemy

Na plataforma de e-learning Udemy, está disponível o curso gratuito de Introdução à Análise Fundamentalista de Ações do professor Giacomo Diniz. O material é bem avaliado pelos usuários e possui oito módulos sobre análise de fundamentos de negócios, desde a avaliação do patrimônio da empresa até seu nível de endividamento.

5. Introdução ao Mercado de Renda Variável — Learncafe

Por fim, o curso Introdução ao Mercado de Renda Variável é uma opção gratuita da plataforma Learncafe (apenas o certificado é cobrado, mas também é opcional). O conteúdo programático inclui introdução ao mercado de ações, tipos de ações, índices e ETFs, custos operacionais e tributação.

Vá além do curso de investimento em ações

Depois de fazer seu curso de investimentos em ações, é importante continuar investindo em educação financeira para evoluir cada vez mais e maximizar seus ganhos. Quanto mais conhecimento você tiver, mais preparado estará para investir em longo prazo e construir um patrimônio sólido.

No mercado de ações, especialmente, é fundamental aprender métodos e estratégias para escolher empresas consolidadas e obter retornos consistentes — muito além dos ganhos rápidos e de alto risco divulgados por aí.

E então, já escolheu um curso de investimento em ações para se preparar? Enquanto isso, conheça as soluções da Onze para alcançar sua independência financeira.