Debêntures: o que são, tributação e rentabilidade

Por Redação Onze

debêntures

Investir em debêntures pode ser uma boa oportunidade de fazer o dinheiro render com um risco médio. Para quem ainda não tem uma vasta experiência em investimentos, é essencial conhecer os detalhes de cada modalidade.

Como ativos de renda fixa, as debêntures são diversificadas e chamam a atenção de investidores que desejam variar a carteira. O rendimento é previsível, o que aumenta o interesse de quem tem um perfil mais conservador.

O objetivo deste post é mostrar o que são as debêntures, e quais são os tipos possíveis de investimento, além das características de cada uma dela para você entender os detalhes e escolher o que melhor se encaixa na sua expectativa!

Quais os tipos de debêntures?

As debêntures são títulos que as empresas emitem como se fossem dívidas. Quem é investidor empresta um dinheiro para essas empresas. Com a emissão de debêntures, as companhias deixam de contrair empréstimos bancários para se vincular aos investidores.

Conversíveis

Nas debêntures conversíveis, os títulos podem ser transformados em ações da empresa emissora.

Simples

Essas já não podem ser convertidas em ações.

Incentivadas

Isentas de IR e IOF, as debêntures incentivadas são emitidas por empresas com projetos robustos de infraestrutura. Quem deseja aplicar pagando taxas menores, pode se beneficiar dessa modalidade, pois os impostos reduzidos pelo governo para essas empresas, permitem repassar esses valores aos investidores no futuro.

Comuns

Quanto mais o dinheiro ficar aplicado, menor a incidência do imposto de renda. Isso porque ele é regressivo e o tempo de aplicação influencia na alíquota.

Permutáveis

O nome já diz, as debêntures permutáveis podem ser objeto de troca para o investidor. A escolha se dá pelas opções de receber o valor que foi investido, ações de emissão ou papéis de outras companhias.

Perpétuas

Sem prazo definido para vencimento, emissor e investidor podem acordar sobre prazos e períodos.

Participativas

O emissor pode oferecer ao investidor parte dos rendimentos como uma espécie de participação nos lucros.

Quais os rendimentos?

A rentabilidade faz toda a diferença para a tomada de decisão de um investidor, e o tipo de rendimento de uma debêntures deve ser escolhido criteriosamente.

Pré-fixados

A taxa de rentabilidade é fixa, e o investidor já sabe quanto receberá na data do vencimento.

Pós-fixados

Indicadores como o CDI ou a taxa Selic, normalmente são utilizados para calcular esse tipo de rendimento. O investidor saberá apenas quanto tem para receber na hora do resgate, pois há uma variação frequente dos índices.

Híbridos

Nesse caso, as debêntures podem ter um rendimento pré ou pós fixado por indicadores como IPCA ou IGP-M. Se a taxa for fixa sobre o índice, vale a pena investir nessa modalidade.

Como investir em debêntures?

  • escolha uma corretora e abra uma conta;
  • faça a transferência do valor que você deseja investir;
  • defina o tipo ideal para você e invista.

As debêntures são dinâmicas e atendem a todos os perfis de investidores. Você pode começar com um perfil mais modesto e avançar quando se sentir mais seguro e familiarizado — a melhor forma de começar a investir é ter cautela.

Este artigo foi um auxílio para você entender como funcionam os investimentos. Para ajudar mais, sugerimos a leitura de mais um conteúdo sobre debêntures. Em pouco tempo você será um especialista!