Como decorar quarto de bebê gastando pouco: 7 ideias e dicas

Por Redação Onze

como decorar o quarto do bebe gastando pouco

Quando chega a notícia de que um bebê está a caminho, é uma alegria geral. Logo começam os preparativos para escolher um nome, providenciar um enxoval e mais uma série de considerações que podem mexer no orçamento familiar. Em meio a tantas coisas para resolver, você sabia que é possível decorar quarto de bebê gastando pouco

Não é novidade para ninguém que o ambiente precisa ser calmo. Porém, deve-se lembrar que esse espaço também necessita de uma decoração bonita e que seja suave. Montar um quarto perfeito como os vistos na TV ou internet é um sonho, mas há maneiras mais simples e baratas para fazer isso. 

Com criatividade e força de vontade, dá para criar um quartinho de bebê que não deixa nada a desejar e, o melhor de tudo, é que você não gastará uma fortuna. Veja 7 ideias para colocar em prática e gastar pouco!

Utilize nichos decorativos

Independentemente do tema escolhido para a decoração do quarto, os nichos são excelentes opções para ornamentar as paredes. Além de serem práticos, são um lugar a mais para colocar produtos do bebê, assim como a decoração escolhida.

Os nichos são opções baratas e estão disponíveis em diversos tamanhos, formatos e cores. As possibilidades são infinitas, basta pensar no que ficaria melhor de acordo com o restante da decoração. Entre os enfeites que podem ser colocados estão:

  • Bichos de pelúcia;
  • Quadros;
  • Brinquedos e muito mais.

A única ressalva em relação aos nichos é ter moderação. Escolha um padrão e veja onde ficará mais bem posicionado, mas sem cometer exageros na quantidade de itens colocados na parede. Atente-se também ao que será disposto nesses nichos, para não colocar nada em excesso.

Coloque papel de parede e adesivos

Essa é uma alternativa bem simples e que já deixa o ambiente totalmente diferente. Troque aquele velho hábito de pintar o quartinho do bebê com no máximo duas cores para dar contraste e, talvez, adicionar algumas texturas. 

Hoje, está muito mais fácil achar papéis de parede com as temáticas diversas possíveis, seja de bichos da floresta a princesas.

Os papéis de parede são de fácil aplicação, e você pode fazer isso em casa sem o auxílio de um profissional, o que também gera uma economia maior. Mas se não quiser aplicá-los em uma parede inteira, há outra alternativa: os adesivos de parede! Eles são vendidos em diferentes tamanhos e tipos, ficando a seu critério qual é mais interessante para a decoração.

Aposte em tapetes de EVA

Essa ideia é versátil e não precisa, necessariamente, ser usada com a finalidade que foi projetada. Os tapetes de EVA costumam ser colocados no chão, não é mesmo? Mas também podem ficar lindos como decoração na parede!

Algumas dessas peças tem temas especiais ou são apenas letras e números. Assim, dá para utilizá-las escrevendo o nome do bebê na parede ou criar outro tipo de decoração, tudo vai depender da sua imaginação. 

É uma solução que tem um custo baixo e que deixa um colorido a mais no quartinho. Essa é uma alternativa própria para o espaço, podendo ainda ser reaproveitada de outras maneiras depois.

Use quadros decorativos

Uma solução clássica e que sempre faz parte da decoração, os quadros também estão disponíveis em todos os estilos possíveis. Os formatos e tamanhos são praticamente infinitos, mas a personalização é uma saída para desenvolver itens únicos. Você pode pintar ou fazer outras personalizações.

Com os quadros prontos, dá para adicionar fotos do bebê, da família ou até mesmo imagens de personagens e outros detalhes relacionados ao tema do quarto. Escolha as molduras e aposte na mesma cartela de cores para que fique harmonizado.

Veja se prefere quadros maiores ou menores para, então, definir a quantidade deles. Desse modo, as paredes ganham um toque especial sem precisar pagar caro por isso.

Aproveite objetos que já tem em casa

Dentre todas as ideias, essa é uma das que realmente têm um custo muito baixo. Reaproveitar o que já tem em casa é uma forma sustentável de decoração, pois você deixa de comprar coisas novas e gerar mais lixo. 

O DIY (Do It Yourself ou “Faça Você Mesmo”, em português) é uma tendência que só cresce, pois é possível construir uma decoração exclusiva do zero. Veja o que você já tem em casa e pense em como transformar esses objetos para dar uma cara nova. 

Pode ser uma cadeira que só precisa de uma pintura, objetos como um abajur que pode ser reformado e transformado e muitas outras possibilidades. Isso tudo poupa dinheiro e você só precisa ter um olhar diferenciado para isso!

Faça uma decoração personalizada

Ao invés de pagar por peças já prontas em lojas especializadas, que tal colocar a mão na massa e fazer em casa? Há muitas dicas para criar uma decoração muito bonita gastando pouco, além de ficar exatamente do jeito que você sempre sonhou.

Por mais que pareça difícil ou complicado (principalmente para quem não tem prática com trabalhos manuais), existem muitas ideias bastante simples. 

Comece procurando por decorações com o tema que você escolheu e observe o que pode ser substituído. Por exemplo: aquele móbile lindo pode ser feito com diferentes materiais, mas continuará com a mesma proposta.

Coloque bichinhos de pelúcia

É muito comum que os bebês sejam presenteados com ursos de pelúcia. Afinal, eles ainda não conseguem brincar e os brinquedos não teriam tanta utilidade. Então, por que não usá-los como parte da decoração? 

Se o quarto tem cores mais neutras e um tema mais clássico, não haverá dificuldades para encaixá-los na decoração. Os bichinhos de pelúcia também dão mais vida ao espaço, deixando o local mais alegre. 

No entanto, tenha bastante atenção ao tipo de material. Os bebês são muito sensíveis, e o acúmulo de poeira ou o próprio material de fabricação podem ser prejudiciais. Todo cuidado é pouco quando se trata da saúde dos pequenos.

Viu como é possível decorar quarto de bebê gastando pouco? Com muita criatividade e as inspirações certas, esse cantinho tão especial ficará ainda mais aconchegante e confortável. Por isso, aproveite essas ideias e organize sua vida financeira!

Você tem mais ideias inspiradoras para decoração de quarto de bebê? Conte para a gente nos comentários!