Como decorar sua casa sem gastar: 7 ideias práticas

Por Redação Onze

como decorar sua casa sem gastar

O perfil do consumidor mudou e se transformou em um perfil investidor. Uma das principais características que tem regido esse público é a capacidade de dar valor às experiências, ao conforto e ao minimalismo.

Por consequência dessas mudanças, a economia pessoal tem sido favorecida e muitos desejam decorar a sua casa sem gastar ou usando o mínimo de recursos financeiros possível.

Para esses consumidores conscientes que gostam de encaminhar a sua renda para novos investimentos, separamos esse artigo que mostrará como fazer uma boa economia até no momento de decorar a sua casa. Acompanhe!

É possível decorar a casa sem gastar?

Para criar um ambiente aconchegante, personalizado e renovado é preciso se planejar e pensar no que você tem à disposição para iniciar a decoração, por isso, o investimento financeiro é quase inevitável, mas é possível economizar muito nesse processo, principalmente, se você já tiver uma planilha de gastos para se organizar.

Antes de iniciar qualquer informação, observe atentamente a sua casa atual, delineie o que incomoda, o que agrada ou o que poderia adicionar e valorizar o seu espaço. Por segundo, faça uma grande limpeza, deixe o ambiente clean para que você o visualize com mais transparência. Após essas ações, comece a se movimentar e, para isso, acompanhe nossas dicas!

Como decorar a sua casa sem gastar?

Para iniciar um processo de decoração e, ao mesmo tempo, cuidar da sua vida financeira, algumas estratégias são o ponto chave para obter um resultado positivo. Observe todo o material que você já tem disponível e aqueles que talvez sejam necessários, veja como eles se encaixam nos passos abaixo.

1. Use sobras de tinta

Sobras de tinta são comuns de se encontrar nas casas. Às vezes, para fazer uma reforma, corrigir um trabalho ou cobrir manchas, compramos uma lata de tinta e acaba sobrando muito do conteúdo. Caso não encontre, você pode, inclusive, perguntar a amigos ou vizinhos se eles têm alguma tinta extra que restou de alguma reforma.

Existem algumas opções para usar essa tinta, como mudar uma das cores da parede da sala, alterar o ambiente do home office ou modificar a cabeceira do quarto. O importante é observar se a cor ficará bem encaixada com os seus objetivos.

Tons claros potencializam a luz natural, por isso, são ideais para cozinhas, banheiros e home office. Já tons escuros, como o azul, trazem a impressão de profundidade no ambiente, o vermelho seriedade e o violeta aumenta a sensação de espiritualização do ambiente.

2. Procure tecidos extras

Muitas vezes, quando viajamos para algum lugar em que o foco é o artesanato, compramos em excesso e, depois, os objetos ficam empacados e sem solução. Ou, por exemplo, com o tempo vamos deixando de usar determinados panos ou colchas por terem aparência desgastada.

No entanto, se houver uma maneira de adequar, é possível dar uma vida nova para esse material. Procure colchas, tecidos que não são usados há um longo tempo; dependendo das cores, será possível combiná-los com a nova parede e obter um ambiente mais despojado e vintage.

O lado positivo é que ao se cansar daquela decoração, será possível retirá-la ou trocar por outra facilmente. Além disso, o tecido extra ajudará que seu móvel, como o sofá ou cadeira, mantenha-se protegido e tenha uma duração maior.

3. Aposte nas plantas

Os itens de decoração podem ser inovadores e estarem ao seu lado, nesse caso, estamos falando do material orgânico. As plantas são decorativas, deixam o ambiente mais leve, ameno e limpo. Além disso, também auxiliam na cozinha com temperos fresquinhos para aqueles que gostam de cozinhar.

Na sala são mais comuns plantas como Pleomele, ela é como um arbusto e pode chegar até dois metros de altura. Há também o antúrio, uma planta com folhas verdes escuras e flores vermelhas, é muito usado para decoração de mesa de centro, ou o lírio, uma planta clássica, mas que nunca perdeu a elegância.

Para a cozinha, é possível ter temperos como cebolinha verde, salsinha, pimentas, orégano, hortelã ou alecrim. Algumas plantas também adicionam elegância a esse cômodo, como o cabelinho de anjo ou a samambaia.

4. Exponha algo antigo

Há determinados móveis que ficam escondidos pela casa por parecerem sem função. No entanto, vamos supor que há uma máquina de costura antiga guardada no canto de um quarto, essa máquina pode ser uma mesinha de sala.

Talvez um banquinho perdido no canto da cozinha possa receber um paninho tricotado que estava há muito tempo sem uso e ser suporte para a nova planta que decorará a sala de estar ou o escritório.

É possível expor algo antigo de um jeito novo. Mude determinados móveis de lugar. Encontre novos espaços e reveja a decoração de forma que você pode modificar algumas cores, usando tudo que já está ao seu dispor.

5. Crie uma parede para galeria

Essa opção precisa de algum investimento, mas se você souber procurar pelos melhores preços, não há a necessidade de gastar muito. É tendência combinar vários quadros de diversos tamanhos para decorar um ambiente. Normalmente, essa decoração é na sala de estar e, com frequência, fica perto do sofá.

Essa ideia soa muito adequada para aqueles ambientes que o objetivo é manter a simplicidade de uma maneira elegante. Além disso, esse trabalho não pede pintura ou reposicionamento de móveis, apenas disposição para diagramar, posicionar, fazer os furinhos — ou usar fita dupla — para organizar sua nova parede décor.

6. Construa prateleiras

As prateleiras têm grandes vantagens, pois não precisam de muito espaço e adicionam novas possibilidades de recolocação de determinados objetos para o ambiente, como plantinhas ou livros.

As prateleiras não são tão difíceis de serem montadas. Algumas pessoas têm pedaços de tábua em casa sem utilização, ou caso não encontrem na própria residência é possível obtê-los de forma fácil em lojas de construções por um preço bem adequado. É nesse momento que a lata de tinta também tem a sua utilidade, pois pode ser utilizada para pintar as tábuas e os suportes.

Além de usar tábuas, é possível usar caixas de madeira ou de vinho. Caso elas estejam desgastadas, basta passar uma lixa para deixar a superfície regular. Você pode forrá-las com verniz, tinta, papel ou algum paninho que combine. Essa decoração oferece à casa um ambiente muito moderno.

7. Troque as almofadas

Investir em tons diferentes de almofadas pode dar uma caracterização muito diferente para a sala ou para o quarto. É necessário algum investimento, mas, se você já tem as almofadas em casa, é só procurar pelas fronhas em uma loja online ou física, os preços são bem acessíveis.

As almofadas são capazes de transmitir um ambiente confortável e acrescentam estilo, despojamento e cores ao lugar. Caso os seus móveis sejam compostos por cores neutras, é possível ousar e utilizar cores e estampas fortes nas almofadas ou optar por tons mais aveludados, deixando o local aconchegante.

Existem almofadas com formatos diferentes também, como coração, árvore, bola de sinuca ou bichinhos que valorizam ambientes divertidos, como sala de vídeo ou de brinquedos do filho. Há pessoas que gostam do ambiente moderno, para isso, estampas geométricas são muito atuais, trazem boas vibrações e dinamismo para a decoração.

Decorar a sua casa sem gastar parece um desafio, mas quando o planejamento certo é feito com ideias e informações que adicionam muita criatividade, é inevitável que o resultado do ambiente atenda a todas suas expectativas.

Notou como pode ser interessante fazer montar a própria decoração. E você? Já fez alguma mudança ou ornamentação com o mínimo de gastos? Então, compartilhe conosco e os demais leitores a sua experiência!