Como mobiliar sua casa gastando pouco: passo a passo

Por Redação Onze

Como-mobiliar-casa-gastando-pouco

Ter uma casa bonita e aconchegante é o objetivo de muitas pessoas, afinal, quem não gostaria de um lar que refletisse a personalidade de seu dono? Porém, nem sempre o orçamento disponível para ter a casa dos sonhos permite grandes gastos, e aí surge a pergunta: é possível mobiliar sua casa gastando pouco?

Existem diversos estilos de decoração e infinitas possibilidades que, quando bem escolhidas, apresentam ótimos resultados, mesmo com orçamentos modestos. Logicamente, para ter sucesso nessa tarefa, é preciso adotar uma boa estratégia, aliada à disposição para o trabalho, caso seja necessário.

Para ajudá-lo a encontrar bons caminhos para mobiliar a sua casa gastando pouco, neste artigo vamos falar sobre o assunto e oferecer um passo a passo, que vai ajudá-lo na hora da decoração. Para saber mais sobre o assunto, convidamos você a continuar a leitura.

É possível mobiliar sua casa gastando pouco?

A resposta é: sim, é possível mobiliar a casa gastando pouco. Com uma dose de determinação, estratégia e planejamento de ações, você pode encontrar alternativas viáveis e eficientes na hora de decorar.

Uma boa dica é usar a imaginação, customizar elementos e até pechinchar em locais estratégicos, a fim de encontrar boas soluções por um preço acessível. Quanto mais informação e visão ampla forem utilizados no projeto, melhores serão os resultados alcançados.

Outro ponto importante é manter o ambiente com o máximo de organização possível, pois mesmo que a decoração seja mais simples, a casa ficará com uma sensação de ordem e bem-estar.

Existe financiamento para mobiliar sua casa?

Sim, existem linhas de crédito que podem ser usadas para mobiliar a casa. Oferecidos por bancos e instituições financeiras, os financiamentos com essa finalidade podem ser uma alternativa para quem deseja comprar móveis e eletrodomésticos, mas está momentaneamente sem dinheiro.

Os valores disponíveis e parcelas podem variar de acordo com cada empresa, porém, em todos os casos, é fundamental que o cliente faça uma boa pesquisa de mercado e se atente antes de fechar negócio.

O ideal é escolher uma opção que esteja dentro da sua previsão de orçamento, ofereça boas condições de pagamento e taxas de juros acessíveis. Com uma boa pesquisa, é possível tomar a decisão de modo consciente.

Como mobiliar sua casa gastando pouco?

Agora que você já sabe que é possível mobiliar a sua casa gastando pouco e que existem caminhos diversos para alcançar esse objetivo, está na hora de organizar um plano de ação e começar. Para isso, acompanhe nosso passo a passo e aproveite.

1. Tenha um planejamento de gastos

O primeiro passo para mobiliar sua casa pagando pouco é fazer um bom e sincero planejamento financeiro, no qual devem ser estabelecidos os objetivos de compra e as possibilidades, de acordo com o investimento possível e previsto.

Para começar, recomenda-se que sejam anotados todos os itens de maior desejo (independentemente dos valores). Posteriormente, caso a mobília escolhida ultrapasse o orçamento disponível, é recomendável ir gradativamente substituindo os itens, ou mesmo cortando o que não for realmente necessário.

Dessa forma, será possível manter uma linha de raciocínio organizada e estabelecer boas metas, sempre se atentando ao objetivo de manter as finanças sob controle.

2. Eleja prioridades

Na hora de mobiliar uma casa, existem itens que são considerados essenciais e outros que podem ser adquiridos posteriormente, sendo assim, o próximo passo que indicamos é definir o que é prioridade e começar por esses itens básicos.

O ideal é se organizar para comprar primeiramente o que for essencial e, depois, com o tempo, ir adquirindo o resto. Por exemplo, se tiver que escolher entre comprar uma geladeira ou um sofá, o indicado é ficar com a primeira opção, uma vez que ela é essencial para a preservação dos alimentos.

Depois, com mais tranquilidade financeira, o sofá dos sonhos pode ser comprado, contudo, em um primeiro momento, é possível encontrar soluções mais econômicas, como o uso de puffs, cadeiras e até mesmo tapetes macios.

3. Opte por uma mobília barata

Na hora de escolher a mobília, é natural que o morador tenha vontade de escolher itens diferenciados e que tenham relação com a sua personalidade, entretanto, caso o orçamento seja enxuto, o mais aconselhável é optar por uma mobília mais barata.

Um caminho viável é buscar por móveis usados, mas que estejam em boas condições de uso. É possível encontrar pessoas vendendo pela internet, redes sociais, classificados de jornais, sites especializados em compra e venda e até mesmo em lojas físicas que trabalhem com esse tipo de comércio.

4. Busque por boas inspirações

Existem diferentes estilos de decoração, que vão desde opções mais simples até ambientes mais modernos e sofisticados. Sendo assim, é fácil encontrar inspirações que sejam interessantes e adaptá-las à sua realidade financeira.

O conselho, nesse caso, é se informar sobre os estilos, definir qual conceito seguir e procurar por exemplos em revistas, sites, canais de vídeo e redes sociais. Com um objetivo traçado, certamente você vai encontrar produtores de conteúdo que possam lhe render boas perspectivas.

5. Faça você mesmo

Quando o orçamento é apertado, às vezes pode ser necessário contar com uma dose extra de trabalho e criatividade. Nesse contexto, por que não fazer você mesmo?

Pode ser reformando um móvel antigo, renovando o visual de algum item que precisa mudar, ou até mesmo colocando a mão na massa e produzindo móveis a partir de materiais alternativos, como camas, estantes e sofás de pallets, mesa de pneu, utensílios domésticos de materiais recicláveis e luminárias personalizadas.

Na internet, é possível encontrar tutoriais completos que expliquem com facilidade como executar cada tarefa com sucesso e custo acessível.

Agora que você já sabe algumas dicas para mobiliar sua casa gastando pouco, pode se organizar e começar a deixar o seu lar com a sua cara agora mesmo. Com organização, paciência e disposição, é possível encontrar móveis, eletrodomésticos e peças de decoração com um ótimo custo-benefício.

Gostou do conteúdo? Então acesse o site da Onze e confira outros artigos sobre o assunto.