Dinâmica de motivação: quatro ideias para adotar na empresa

Por Redação Onze

Quer aplicar uma dinâmica de motivação para manter seus colaboradores engajados? Essa é uma ferramenta simples, que não pesa no orçamento e é capaz de elevar a produtividade da equipe e melhorar o clima organizacional.

Ao implementar essas atividades, você vai perceber que os funcionários ficarão satisfeitos em sair da rotina e terão a oportunidade de desenvolver a criatividade e a colaboração. Mas como escolher as melhores opções de dinâmica de motivação? Neste guia, selecionamos quatro atividades com baixo custo e fáceis de serem aplicadas para você começar.

O que é dinâmica de motivação

Dinâmica de motivação é uma atividade realizada em grupo com o objetivo de elevar a satisfação e o engajamento dos colaboradores. A ideia é permitir que os funcionários tenham momentos de fuga da rotina do escritório para curtirem um tempo que alia descontração e aprendizado ao mesmo tempo.

Em seu livro Teoria e Prática de Dinâmica de Grupo (Casa do Psicólogo, 1999), Suely Andrade destaca que as dinâmicas permitem que os participantes ajam com autenticidade e busquem o aperfeiçoamento. “Significa colocar um grupo de pessoas em movimento através de jogos, brincadeiras, exercícios”, pontua a autora.

Porque adotar uma dinâmica de motivação

Nos tópicos a seguir, descubra três razões para implementar uma dinâmica de motivação na sua empresa:

Aumento da produtividade

Uma vantagem de propor a atividade é que a motivação e o engajamento impactam diretamente na produtividade do colaborador. Quanto mais motivado ele se sente, mais é capaz de otimizar o tempo e produzir com qualidade e foco. O ganho de produtividade do funcionário, por sua vez, permite que a empresa melhore seus resultados.

Ganho de autonomia

Ao adotar uma dinâmica de motivação, você permite que os colaboradores interajam de uma forma divertida e criativa. Quanto mais estímulos eles recebem, mais confiantes e proativos se tornam no dia a dia. 

Na prática, a autonomia permite que os funcionários desenvolvam soluções criativas, se engajem nas metas da empresa e se desenvolvam profissionalmente.

Melhoria do clima organizacional

Outro benefício da dinâmica de motivação é a melhoria do clima organizacional. A partir das atividades, os colaboradores desenvolvem relacionamentos, conhecem melhor seus colegas e criam amizades. 

O ambiente de trabalho, então, fica mais leve e colaborativo. E, consequentemente, o clima organizacional é aprimorado.

Quatro ideias para a dinâmica de motivação

Depois de entender a importância da dinâmica de motivação, é hora de conhecer algumas atividades que você pode implementar na empresa. Confira abaixo:

1. Dinâmica vamos dar as mãos

Nesta dinâmica, você deve pedir ao grupo para formar um círculo de mãos dadas. Cada integrante deve memorizar o colaborador que está à sua esquerda e direita. Em seguida, os participantes soltam as mãos e caminham pela sala livremente. 

Depois, posicione uma cartolina no chão e peça para que todos os colaboradores fiquem parados em cima dela. Aí, eles devem dar as mãos para os mesmos pares de antes. O objetivo é desembolar o círculo, voltando à posição original, sem que nenhum participante solte as mãos.

2. Dinâmica de entrevista

A proposta da dinâmica é criar uma rodada de entrevista para motivar os colaboradores a conhecerem seus colegas. Para a atividade, basta formar um círculo e posicionar uma cadeira no centro. 

Cada participante deve ser entrevistado uma vez pelo grupo, ficando no meio dos outros. Aqui a ideia é criar perguntas a respeito de hobbies, formação e curiosidades sobre o entrevistado.

3. Dinâmica carta para você no futuro

Outra dinâmica de motivação é chamada Carta para você no futuro. Para aplicar, você só precisa disponibilizar caneta e papel aos colaboradores. 

O objetivo é que cada um escreva uma mensagem para si mesmo no futuro, pontuando os resultados que deseja obter. Você pode propor um período de três meses, por exemplo, em que os participantes devem se dedicar a conquistar as metas elencadas. 

Passado o período, devolva as cartas, promovendo feedbacks sobre as conquistas e melhorias do funcionário.

4. Dinâmica do campo minado

Para a dinâmica do campo minado, reserve uma sala e disponha obstáculos nela, como cadeiras, caixas, mesas e barbantes, por exemplo. Depois, peça para que os colaboradores formem duplas. Um dos integrantes será vendado e precisará cruzar a sala, passando pelos obstáculos, e outro deverá guiar o colega pela voz.

A cada vez que o colaborador vendado tocar em uma “mina”, deve voltar três passos. Você deve cronometrar o tempo que cada dupla leva para completar a atividade. 

Aquela que fizer o trajeto mais rápido vence a brincadeira. A proposta da dinâmica é incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os participantes.

E aí, gostou das dicas de dinâmica de motivação? Coloque essas atividades em prática para motivar seus colaboradores ainda mais. Se este conteúdo foi útil, compartilhe com seus amigos e colegas.