Dinheiro e felicidade: é possível ter os dois na sua vida?

Por Redação Onze

A relação entre dinheiro e felicidade já é discutida há bastante tempo. Para algumas pessoas, existe um vínculo obrigatório entre os dois. Para outras, se trata de uma ligação complementar. Ainda, há aqueles que não enxergam qualquer conexão entre os conceitos.

No entanto, o ponto nem é esse. A grande questão aqui não é ser definitivo sobre o quanto ter uma boa condição econômica pode ou não gerar satisfação e bem-estar, mas sim entender que saúde financeira é um dos princípios básicos da qualidade de vida.

Talvez, a definição sobre o que é felicidade para você também seja algo importante de ser levado em conta nessa discussão toda – e é o que vamos procurar abordar neste artigo. 

Então, boa leitura!

A relação entre dinheiro e felicidade

Não são poucos os estudos que, ao longo dos anos, têm tentado estabelecer uma relação entre dinheiro e felicidade. Quase todos chegam a um consenso: uma boa condição econômica pode até não gerar satisfação e bem-estar diretamente, mas ajuda bastante.

É o caso, por exemplo, de uma pesquisa divulgada pela Revista Nature Human Behavior. O levantamento encontrou um teto de renda anual para a felicidade: de 60 a 75 mil dólares – algo próximo de R$ 350 mil.

Segundo o estudo, esse seria o valor necessário para que o bem-estar emocional e os sentimentos positivos do dia a dia fossem garantidos.

Para as pessoas que responderam ao questionário, o dinheiro traz sensações importantes, como segurança, tranquilidade e conforto, apontado por eles como elementos fundamentais para o bem-estar.

Ou seja, conforme dito anteriormente, a relação entre dinheiro e felicidade também precisa ser analisada sob a sua própria definição. Afinal, o que é felicidade para você?

Dinheiro compra felicidade ou não?

Todos nós, em algum momento da vida, já ouvimos a frase “dinheiro compra felicidade”. Mas, essa não é uma ligação que deve ser estabelecida. Se fosse assim, os donos das maiores fortunas também seriam as pessoas mais felizes do mundo

No entanto, sabemos que não é dessa forma que funciona, necessariamente. A condição financeira, na verdade, deve ser vista como um complemento do bem-estar e não como uma relação de obrigatoriedade ou oposição. 

Metas de vida x finanças

Fica mais fácil estabelecer uma relação mais clara entre dinheiro e felicidade quando passamos a estabelecer metas. Nossos objetivos a curto, médio e longo prazo, na grande maioria das vezes, demandam planejamento e saúde financeira.

E não estamos falando, exclusivamente, de sonhos caros, que exigem uma economia maior, como uma grande viagem, a compra da casa própria ou do carro do ano, por exemplo.

Suas metas podem ser aquelas que interferem diretamente na sua qualidade de vida no dia a dia. Vamos voltar à provocação: o que te deixa feliz? É algo que depende de dinheiro?

Como ser feliz e ter tranquilidade financeira

Como vimos até aqui, a relação mais certa de se fazer não é dinheiro e felicidade, mas saúde financeira com bem-estar. Pensando nisso, enumeramos algumas dicas que vão permitir a você levar esses dois conceitos complementares lado a lado.

Use o seu dinheiro com consciência

Não importa qual seja o seu salário – ele precisa ser administrado com consciência. Seu orçamento precisa ser respeitado, o que significa terminar o mês sempre no azul.

Uma compra por impulso até pode trazer uma felicidade momentânea, mas quanto uma ação impensada pode comprometer as suas finanças? 

Além disso, sempre prefira pagar à vista e honre seus compromissos dentro do prazo de validade dos vencimentos. Agindo dessa forma, você terá uma margem maior para investir nos seus sonhos.

Esteja protegido contra eventualidades

Ninguém quer estragar um momento de felicidade com algo que poderia ser evitado. Imagine que você acabou de adquirir um imóvel, trocou de carro recentemente ou está com passagens compradas para daqui uma semana.

No entanto, algum sinistro acontece e você não tem seguro residencial, automotivo ou de viagem, respectivamente, para acionar.

Não coloque em risco seus momentos de alegria. Estar com a saúde financeira em dia permite que você se previna contra eventualidades e garanta o seu bem-estar e o de sua família.

Invista também em lazer

Para os workaholics, a felicidade pode estar ligada ao trabalho e à realização em suas carreiras. Porém, mesmo para os viciados em fazer horas extras, é preciso equilibrar carreira com o lazer.

Quem consegue manter a saúde financeira em dia, conserva a harmonia entre as metas pessoais e profissionais e consegue aproveitar a vida com mais alegria.

Procure se conhecer

Ninguém consegue ser feliz e ter tranquilidade financeira sem conhecer a si mesmo. Por isso, quem está em busca de bem-estar deve investir em autoconhecimento.

Essa competência comportamental é indispensável para a definição de metas e ajuda a planejar o futuro de acordo com os seus anseios e prioridades.

Planeje o seu futuro

E por falar em pensar no futuro, planejar a sua aposentadoria é outra dica que alia felicidade com saúde financeira. Afinal, você pode começar a investir em um plano de previdência privada agora mesmo e garantir segurança, conforto e comodidade para o resto da sua vida. 

E isso pode ser mais fácil do que imagina. Na Onze, é possível encontrar planos personalizados, tanto para as empresas quanto para os profissionais. Em nosso aplicativo, você tem acesso a todo o suporte necessário para que consiga acumular o patrimônio desejado no prazo estipulado. 

Não perca mais tempo, acesse nosso blog, entre em contato com nossa equipe e faça da previdência privada um atalho para um futuro onde dinheiro e felicidade estarão lado a lado.