Vai viajar? Veja a diferença entre Dólar Comercial e Paralelo

Por Redação Onze

Dolar-Comercial-Turismo-e-paralelo-diferença

Você já deve ter visto quando foi pesquisar viagens, algumas cotações de dólar com nomes e valores diferentes. Em sites de economia, é possível encontrar as taxas de dólar comercial e turismo. E você também já pode ter ouvido falar do dólar paralelo.

Podemos até estar acostumados a encontrar esses valores nas buscas, mas será que você sabe, quais são as diferenças entre eles? Tire todas as suas dúvidas sobre os tipos de cotação do dólar neste artigo.

Unificação do câmbio comercial

O Dólar, termo que define a moeda estadunidense, é um só. Então, por que vemos essa diferença de nomenclatura? Na verdade, os termos “turismo” e “comercial” são usados apenas para definir as formas como a moeda pode ser utilizada.

Antes de 2005, era comum encontrar no mercado financeiro as denominações “câmbio livre”, referindo-se ao dólar comercial, e “flutuante” para o dólar turismo. E em 2005,  o Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio de uma resolução, unificou o dólaro comercial e o tornou legal no câmbio no país.

Mas por que ainda encontramos os termos “dólar comercial” e “dólar turismo” nos sites de câmbio? É que a unificação foi feita pelo CMN com o objetivo de simplificar a legislação nas operações de exportação e reduzir custos de operações cambiais. Mas nada mudou em relação às cotações ou à conversão da moeda. Ou seja, os termos continuam sendo utilizados, inclusive pelo Banco Central, para diferenciar os valores das taxas praticadas no mercado, bem como a natureza de sua operação. Para não errar na conta, conheça melhor cada um dos tipos:

Dólar Comercial

O dólar comercial é aquele utilizado pelas grandes empresas em transações financeiras de importação e exportação. É a cotação usada como referência para as movimentações financeiras do governo no exterior, bem como para empréstimos de brasileiros residentes fora do País.

Portanto, a transação do dólar comercial não envolve, necessariamente, o uso do dinheiro físico. A taxa normalmente é mais baixa pois é negociada entre bancos e empresas. O Banco Central faz a regulamentação dessas negociações e pode intervir comprando ou vendendo a moeda, com o objetivo de manter o valor da moeda estável.

É comum vermos essa taxa variar bastante durante o dia, mas assim que o mercado fecha, a cotação oficial considerada é a Ptax – uma cotação fixa, divulgada pelo Banco Central, que faz uma média das operações do dia.

Dólar Turismo

Este é o dólar que utilizamos para fazer viagens ao exterior e transações já em solo estrangeiro como compra de passagens aéreas, lojas fora do país e depósitos em dólar.

A taxa do dólar turismo é normalmente mais alta que a do dólar comercial e pode subir ainda mais, se a compra for feita em moeda física. Essa diferença entre valores aparece porque no dólar comercial, há acréscimos de impostos e outros custos, como:

  • a importação do papel-moeda;
  • custos logísticos e administrativos;
  • lucros das casas de câmbio.

O valor do câmbio também varia entre as pessoas física e jurídica.

Então fique atento: o câmbio que costumamos ver nos sites e casas de câmbio se refere ao dólar turismo, portanto entenda essa cotação na hora de planejar sua viagem. E tome cuidado também para não se confundir com os valores de compra e venda: o preço de venda é o que será pago pelo consumidor.

O preço de compra deve ser considerado somente quando você “devolver” a moeda estrangeira ao banco ou casa de câmbio. Quando irá trocá-la pela moeda nacional, normalmente é com os valores que sobram na volta da sua viagem.

Bônus: Dólar Paralelo

Se encontrar valores muito baixos das cotações oficiais, desconfie, pode ser dólar paralelo.

O uso do dólar paralelo era comum nos anos 90, quando os brasileiros tentavam se proteger das medidas econômicas do governo, como confisco da poupança. Mas hoje, apesar das taxas normalmente mais atrativas, este tipo de transação não passa pela supervisão do Banco Central, sendo, portanto, ilegal.

Agora que você conhece os diferentes tipos de câmbio do dólar, pode planejar suas compras e viagens mais tranquilo. Conheça aqui alguns links para verificar as cotações do dólar comercial e turismo, diariamente:

Esse artigo foi útil para você? Então esse artigo pode te interessar, também: Planilha de acompanhamento de gastos: faça a sua.