Você sabe o que é Ebit e a importância dele para seus negócios?

Por Redação Onze

No mercado financeiro o que não falta são termos específicos do setor. À primeira vista eles podem parecer indecifráveis, certo? Mas esses termos devem ser perfeitamente compreendidos por que estão presentes em relatórios gerenciais que demonstram resultados importantes de uma empresa. Um desses termos indispensáveis é o ebit.

Esse é uma métrica importante que assume diferentes finalidades. É o caso por exemplo, de ser considerado como referência para um investidor que está pensando em comprar uma companhia. também o ebit ajuda a descobrir os resultados líquidos da empresa.

Quer mais detalhes sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça o que é o ebit, como ele pode ser obtido e qual a diferença dele e ebitda. Também perceba como como analisar e comparar o ebit, além de descobrir sua relevância para os negócios. Confira!

Afinal, o que é o ebit?

ebit vem da sigla em inglês “Earnings Before Interest and Taxes”. Em tradução livre quer dizer “lucro antes dos juros e tributos”. Por comodidade, o termo em inglês é mais utilizado do que um provável termo em português (LAJIR).

Em resumo, o ebit diz respeito apenas ao lucro operacional da empresa. Isso quer dizer que despesas ou receitas financeiras não são inclusas nesse tipo de cálculo. Para entendermos melhor, vamos conhecer um exemplo.

Suponhamos que uma empresa produza aparelhos eletrônicos, como notebooks, celulares e aparelhos de som. Dos recursos utilizados pela empresa podem constar na lista o lucro vindo da venda dos produtos, as aplicações financeiras em bancos ou agências e juros sobre o próprio capital.

Além disso, podem entrar na lista outros rendimentos que não tem relação direta com a atividade da empresa propriamente dita. É aí que está o ponto principal para entender o cálculo do ebit. Este calcula apenas a geração de recursos que advém de atividades operacionais. Saiba mais a seguir.

Como é obtido o cálculo do ebit?

O primeiro passo para calcular esse índice é chegar ao valor do lucro operacional líquido da empresa. Isso quer dizer que é preciso calcular a receita líquida. Ou seja, a diferença entre o custo das mercadorias comercializadas e as despesas operacionais.

Também deve-se subtrair as despesas financeiras líquidas. O resultado disso é o lucro operacional líquido. Encontrando esse valor, tem-se condições de calcular o ebit. A fórmula é simples.

Ele consiste na soma do lucro operacional líquido mais os tributos sobre o lucro e as despesas financeiras líquidas das receitas financeiras.

Mas você pode estar se perguntando onde encontrar os dados para o cálculo do ebit. Uma dica é consultar as informações disponíveis no DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício). Lá encontra-se tudo que você precisa para ser usado nessa fórmula.

Qual a diferença de ebit e ebitda?

O ebitda é uma sigla também em inglês “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”. Em uma tradução possível para o português podemos dizer que seria uma um indicador que reúne “lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização”.

Assim como acontece com o ebit, o ebitda tem a intenção de demonstrar apenas o lucro operacional da empresa. No entanto, no cálculo do ebitda não vão ser considerados a depreciação de ativos tangíveis, tais como aqueles relacionados a máquinas e imóveis, e amortização de ativos intangíveis, por exemplo dívida de longo prazo.

Também não se consideram os impostos e os efeitos financeiros. De forma resumida, a diferença entre o ebit e o ebitda é que o primeiro leva em consideração em seu cálculo os efeitos das depreciações e amortizações. Já o segundo o índice não considera esses dados.

De qualquer maneira, ambos indicadores são excelentes para serem utilizados para avaliar os resultados de uma empresa de forma bastante direta e objetiva. Sendo assim é importante que a empresa tenha em mãos os principais indicadores de negócio e realize o planejamento e acompanhamento sistemático dos resultados.

Como analisar e comparar o ebit?

O ebit pode servir de base para muitas análises, uma vez que ele demonstra o lucro relacionados as atividades operacionais da empresa. Por exemplo, com o ebit é possível avaliar a eficiência e a capacidade produtiva da empresa.

Isso sem considerar outros parâmetros que podem influenciar esses resultados. Essa é uma vantagem importante para realizar a análise da gestão orçamentária.

Outra maneira analisar o ebit é comparar o lucro e eficiência de uma empresa do Brasil com outras de outros países. Isso porque no cálculo do ebit não entram os as despesas com impostos, com isso não se observa a distinção entre as cargas tributárias de diferentes países.

O ebit ajuda analisar e comparar as organizações de diferentes segmentos. Isso porque ele não leva em conta o impacto de financiamentos que podem chegar a valores elevados em determinados setores. De modo geral a análise e a comparação de ebit pode dimensionar a evolução ao longo dos anos da capacidade produtiva e eficiência da empresa.

Qual a relevância desse índice para meus negócios?

O ebit pode ser uma métrica importante para algumas finalidades. Por exemplo, pode ser considerado para um investidor que está em momento de consideração para comprar uma companhia. Também o ebit pode ajudar a descobrir os resultados líquidos da empresa.

Independente do objetivo para utilizar o ebit é importante saber interpretá-lo. Muitas vezes a empresa vai necessitar de uma ajuda externa a ela para que essa interpretação seja feita de forma isenta e eficiente.

Nesse sentido é interessante contratar os serviços de uma empresa especializada. Com grande experiência no mercado e alta tecnologia aplicada, essa empresa pode oferecer de maneira mais rápida o cálculo do ebit e interpretações decorrentes.

Essas foram algumas informações sobre o ebit. É importante manter o controle sobre os gastos da empresa, considerando vários indicadores. Dessa maneira é possível, por exemplo, melhorar a gestão patrimonial. Embora esse processo possa parecer burocrático, ele ajuda a manter o controle de custos e acompanhar a qualidade e a quantidade do patrimônio do negócio, o que auxilia no planejamento do investimento e das necessidades reais da organização.

Por acaso a sua empresa costuma ou precisa captar recursos com terceiros para financiar o crescimento? Leia agora mesmo este texto e saiba como a dívida estruturada pode influenciar nessa operação.