Employer branding e employer experience: qual a importância para a sua empresa

Por Redação Onze

employer branding e employer experience

Employer branding e employer experience são parte fundamental da comunicação interna das empresas. Conscientes dos impactos que seus negócios provocam em diferentes níveis econômicos, sociais e pessoais, as empresas têm aberto amplas frentes de batalha para aprimorar o mundo corporativo de dentro para fora.

Dessa missão faz parte a ideia de construir um ambiente de trabalho digno, engajado e criativo É a razão de ser do endomarketing, do qual deriva o conceito de employer branding, ou seja, marca empregadora.

Ao focar no colaborador, garantindo uma boa employee value proposition (EVP), a empresa não só melhora sua imagem entre profissionais do mercado, mas também ganha em produtividade, eficiência, criatividade e relevância.

Employer experience, a jornada do colaborador

Todo o percurso do colaborador na empresa, da contratação à sua eventual saída, é definida como employer experience. Trata-se, por definição, de todas as percepções do colaborador durante a sua jornada dentro da companhia, sobretudo em momentos-chave.

Além dos já citados, podemos incluir outros momentos-chave, como as trocas de função e as promoções a cargos mais altos na hierarquia corporativa.

Tudo isso influi na marca da empresa como empregadora, ou seja, a employer experience é determinada para se alcançar o reconhecimento de employer branding almejado, que é uma das missões da área de recursos humanos.

Benefícios da employer experience para a empresa

Colaboradores satisfeitos e engajados na missão corporativa trazem benefícios empresariais como os descritos a seguir:

Redução de turnover

Segundo estimativa da Gartner, companhias com boas estratégias de employer experience podem reduzir em cerca de 70% suas taxas anuais de turnover. Isso porque colaboradores engajados tendem a querer continuar na empresa, enquanto os não engajados cogitam com frequência buscar outras oportunidades.

Maior produtividade

Outra pesquisa aponta que colaboradores felizes são 12% mais produtivos. Engajamento e motivação são dois dos maiores fatores a influenciar o aumento na produtividade da equipe.

Pólo de talentos

Existe atualmente uma escassez de talentos em diversas profissões. Para reter esses colaboradores excepcionais, salário não é a única maneira. É preciso algo mais. E esse algo mais se traduz em uma employer experience de qualidade.

Experiência do cliente

Colaboradores satisfeitos fazem clientes satisfeitos, uma vez que desempenham suas tarefas com maior empenho e são mais solícitos e proativos.

Lucratividade

Segundo um estudo da IBM, as empresas que mais investem em employer experience relatam o dobro do retorno de vendas em comparação com aquelas que nada investem.

Empresas que são exemplos de employer experience

Veremos a seguir três histórias sobre empresas e suas estratégias de employer experience.

Airbnb

Considerada em 2016 a melhor empresa para se trabalhar, segundo ranking da Glassdoor, o Airbnb havia nomeado no ano anterior, como diretor global de employer experience, o executivo Mark Levy.

Para criar um excelente ambiente de trabalho na empresa, Levy e sua equipe fizeram um planejamento levando em conta questões físicas e ergonômicas, emocionais e motivacionais, intelectuais e aspiracionais.

Com isso, o Airbnb fez valer a sua missão de proporcionar momentos memoráveis e experiências únicas não só para os clientes, mas também para seus colaboradores.

Entre as ações adotadas destacam-se:

  • Alimentação saudável e culturalmente rica
  • Todo o alimento fornecido pelo Airbnb a seus colaboradores passou a ser, além de saudável, uma experiência culturalmente rica. O cardápio nos refeitórios e restaurantes da empresa foi baseado em culinárias de diversas partes do mundo.

Flexibilidade no espaço de trabalho

Lugares descontraídos foram criados com base nos diferentes cômodos de uma casa. Assim, em vez de um lugar fixo de trabalho, os colaboradores puderam escolher qual desses ambientes era mais adequado para o seu estado de espírito no momento.

Créditos para viagens

Colaboradores passaram a receber créditos para estadias e experiências da plataforma. Com isso, os colaboradores puderam avaliar na prática os serviços oferecidos pelo Airbnb.

Chili’s

Prestes a completar 50 anos de história, a rede americana de restaurantes enfrentou o mesmo problema de muitas empresas que cresceram rapidamente: eles queriam sentir-se pequenos novamente, criando uma conexão maior dentro das equipes e com as comunidades locais.

Isso levou a Chili’s a respeitar o fato de que o colaborador carrega para o trabalho quem ele é. Em outras palavras, as pessoas agora querem trabalhar em um lugar que represente seu estilo de vida.

Isso levou a empresa, por exemplo, a acabar com sua política de não contratar colaboradores com tatuagens visíveis. Isso fez parte da estratégia de trazer a voz do seu time para a sua marca.

O que, por sua vez, tornou a empresa mais autêntica e mais aberta às avaliações do cliente. Com isso, comentários positivos e críticas dos clientes passaram a ser mais valorizados internamente.

Também foram criados mais canais internos de comunicação. A presidente da empresa, por exemplo, passou a fazer vídeos ao vivo no Facebook com os colaboradores.

Grupo Veolia

Com quase 180 mil colaboradores pelo mundo, a multinacional de gestão de água, resíduos e energia viu na comunicação um ponto-chave para aprimorar sua employee experience durante a pandemia.

Um dos desafios foi empregar uma comunicação efetiva para diferentes grupos de profissionais, como motoristas de caminhão, engenheiros, advogados e especialistas em sustentabilidade.

Por meio da tecnologia, a empresa implementou um programa de escuta no qual a área de EX pudesse ouvir e interagir com os colaboradores tantas vezes por dia quanto fosse necessário, por SMS e e-mail.

Esses canais aumentaram consideravelmente o engajamento dos colaboradores. Uma das maiores demandas foi ouvir seus líderes na empresa. O que foi realizado por meio de webinars ao vivo com gerentes seniores.

Líderes também compartilharam, por meio de mensagens de vídeos, histórias pessoais sobre como estavam lidando com a pandemia fora do trabalho.

Todas as medidas se provaram úteis para aumentar o engajamento. Também geraram novos comportamentos e compromissos no dia-a-dia da empresa, como mensagens regulares de vídeo do CEO a todo o grupo.

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