Ações de employer branding como um dos pilares do endomarketing estratégico

Por Redação Onze

Ações de employer branding

Importância das ações de employer branding na sua empresa

Quando se diz que o cliente é a alma do negócio, fica implícito que deve-se conquistar e manter a clientela. É dessa corrida pelo cliente que surge a competitividade econômica. E a alma da competitividade é o preço, sem dúvida, mas também a criatividade.

E criatividade ainda é uma qualidade tipicamente humana. É esse fio que puxamos para desvendar a importância do employer branding na sua empresa. Organizações que reúnem ambiente de trabalho positivo, bons benefícios empresariais e clareza de objetivos atraem profissionais engajados e criativos.

Assim como experimentamos individualmente a sensação de Flow — o conhecido conceito do psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi que descreve a sensação de estamos totalmente imersos em uma tarefa que dominamos e temos a satisfação de realizar —, também as empresas líderes em employer branding surfam a onda dos negócios de uma maneira mais harmônica, ágil e eficiente.

Papel dos benefícios corporativos no employer branding

O employer branding do Google é um dos mais altos do mercado de tecnologia. Muitos profissionais aceitariam fazer parte da empresa mesmo que a proposta fosse bem inferior à da concorrência para a posição almejada.

Mesmo assim, a cartela de benefícios aos colaboradores é extensa. Trata-se de um dos mais completos pacotes de vantagens do mundo corporativo. As refeições grátis, os animais domésticos acompanhando os donos no trabalho, a ginástica grátis e a permissão de uso de dispositivos e equipamentos que ainda não foram lançados no mercado são apenas alguns dos benefícios oferecidos.

A política de vantagens é uma das grandes armas do endomarketing estratégico da empresa. Representa um papel tão forte no employer branding do Google quanto a cultura organizacional voltada para a criatividade e a inovação.

Vamos tratar de mais cases de sucesso como o Google nesta segunda parte do artigo. É o que veremos a seguir.

Cases de sucesso de ações de endomarketing estratégico

Nos três casos abaixo, vamos trazer exemplos de ações e campanhas de endomarketing estratégico que alcançaram o objetivo de reposicionar o employer branding das empresas.

Netshoes

Um dos melhores ambientes de trabalho do Brasil, segundo pesquisa do LinkedIn, a Netshoes traçou a primeira linha da sua história de sucesso no employer branding quando tomou a iniciativa de ouvir o que os colaboradores pensam da empresa.

A área de recursos humanos conseguiu então fortalecer a cultura interna elaborando um endomarketing estratégico em seis etapas. Um símbolo da importância do projeto para a Netshoes foi a participação do fundador da empresa na iniciativa.

A partir, portanto, do feedback de 1,8 mil funcionários, a Netshoes estipulou as seis diretrizes que fundamentam todas as ações. As seis diretrizes são:

  • Identificação da maneira de ser da empresa;
  • Adequação entre essa visão e a missão definida pelo fundador;
  • Definição clara e explícita dos valores da corporação;
  • Desenvolvimento de iniciativas que correspondam a esses valores;
  • Ações e campanhas para trabalhar cada um dos valores.

Takeda

Com a campanha nas redes sociais #WeLoveTakeda, o grupo farmacêutico Takeda valorizou o seu employer branding por meio dos conteúdos postados pelos colaboradores, o que tornou a ideia autêntica ao mesmo tempo em que proporcionou maior cumplicidade entre as equipes.

Reconhecida tanto pelo excelente ambiente de trabalho, com oportunidades de crescimento e incentivo das competências, quanto pelo perfil conservador, a empresa acertou o tom da campanha na medida em que proporcionou mais espontaneidade nas redes sociais sem deixar de enaltecer os valores organizacionais.

Netflix

A empresa aposta em relevantes benefícios empresariais, como licença parental de um ano para que os pais possam se dedicar integralmente ao filho no período. Além das vantagens, a empresa trabalha seu employer branding focando constantemente no aperfeiçoamento de sua cultura corporativa.

Por causa disso, os colaboradores se mostram sempre engajados e dispostos a ceder seus direitos de imagem para campanhas da empresa. O resultado é um dos melhores ambientes de trabalho do Brasil, segundo sites especializados como o Glassdoor.

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A Onze foca na Saúde Financeira do brasileiro: oferecemos a Previdência Privada Corporativa para que empresas auxiliem seus colaboradores a construir um futuro melhor.

Além da Previdência Privada, nosso aplicativo também oferece serviços de diagnóstico e aconselhamento sobre saúde financeira.

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