Ações de employer branding como um dos pilares do endomarketing estratégico

Por Redação Onze

Ações de employer branding

Não se começa a casa pelo telhado. O provérbio também vale para as empresas. Pilares do edifício corporativo, os colaboradores sustentam a reputação empresarial tanto externamente quanto internamente. São eles que levantam a marca na estima do cliente. Do mesmo modo, são eles que constroem a employer branding da sua empresa entre os profissionais do mercado.

O reconhecimento dos colaboradores em relação ao bom ambiente corporativo é uma das vantagens competitivas que fundamentam o endomarketing estratégico. Neste artigo, veremos como ações de employer branding e campanhas voltadas ao público interno, e também benefícios empresariais, influenciam a proposta de valor ao colaborador (EVP). É a employee value proposition que atrai e retém talentos.

Importância das ações de employer branding na sua empresa

Quando se diz que o cliente é a alma do negócio, fica implícito que deve-se conquistar e manter a clientela. É dessa corrida pelo cliente que surge a competitividade econômica. E a alma da competitividade é o preço, sem dúvida, mas também a criatividade.

E criatividade ainda é uma qualidade tipicamente humana. É esse fio que puxamos para desvendar a importância do employer branding na sua empresa. Organizações que reúnem ambiente de trabalho positivo, bons benefícios empresariais e clareza de objetivos atraem profissionais engajados e criativos.

Assim como experimentamos individualmente a sensação de Flow — o conhecido conceito do psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi que descreve a sensação de estamos totalmente imersos em uma tarefa que dominamos e temos a satisfação de realizar —, também as empresas líderes em employer branding surfam a onda dos negócios de uma maneira mais harmônica, ágil e eficiente.

Papel dos benefícios corporativos no employer branding

O employer branding do Google é um dos mais altos do mercado de tecnologia. Muitos profissionais aceitariam fazer parte da empresa mesmo que a proposta fosse bem inferior à da concorrência para a posição almejada.

Mesmo assim, a cartela de benefícios aos colaboradores é extensa. Trata-se de um dos mais completos pacotes de vantagens do mundo corporativo. As refeições grátis, os animais domésticos acompanhando os donos no trabalho, a ginástica grátis e a permissão de uso de dispositivos e equipamentos que ainda não foram lançados no mercado são apenas alguns dos benefícios oferecidos.

A política de vantagens é uma das grandes armas do endomarketing estratégico da empresa. Representa um papel tão forte no employer branding do Google quanto a cultura organizacional voltada para a criatividade e a inovação.

Vamos tratar de mais cases de sucesso como o Google nesta segunda parte do artigo. É o que veremos a seguir.

Cases de sucesso de ações de endomarketing estratégico

Nos três casos abaixo, vamos trazer exemplos de ações e campanhas de endomarketing estratégico que alcançaram o objetivo de reposicionar o employer branding das empresas.

Netshoes

Um dos melhores ambientes de trabalho do Brasil, segundo pesquisa do LinkedIn, a Netshoes traçou a primeira linha da sua história de sucesso no employer branding quando tomou a iniciativa de ouvir o que os colaboradores pensam da empresa.

A área de recursos humanos conseguiu então fortalecer a cultura interna elaborando um endomarketing estratégico em seis etapas. Um símbolo da importância do projeto para a Netshoes foi a participação do fundador da empresa na iniciativa.

A partir, portanto, do feedback de 1,8 mil funcionários, a Netshoes estipulou as seis diretrizes que fundamentam todas as ações. As seis diretrizes são:

  • Identificação da maneira de ser da empresa;
  • Adequação entre essa visão e a missão definida pelo fundador;
  • Definição clara e explícita dos valores da corporação;
  • Desenvolvimento de iniciativas que correspondam a esses valores;
  • Ações e campanhas para trabalhar cada um dos valores.

Takeda

Com a campanha nas redes sociais #WeLoveTakeda, o grupo farmacêutico Takeda valorizou o seu employer branding por meio dos conteúdos postados pelos colaboradores, o que tornou a ideia autêntica ao mesmo tempo em que proporcionou maior cumplicidade entre as equipes.

Reconhecida tanto pelo excelente ambiente de trabalho, com oportunidades de crescimento e incentivo das competências, quanto pelo perfil conservador, a empresa acertou o tom da campanha na medida em que proporcionou mais espontaneidade nas redes sociais sem deixar de enaltecer os valores organizacionais.

Netflix

A empresa aposta em relevantes benefícios empresariais, como licença parental de um ano para que os pais possam se dedicar integralmente ao filho no período. Além das vantagens, a empresa trabalha seu employer branding focando constantemente no aperfeiçoamento de sua cultura corporativa.

Por causa disso, os colaboradores se mostram sempre engajados e dispostos a ceder seus direitos de imagem para campanhas da empresa. O resultado é um dos melhores ambientes de trabalho do Brasil, segundo sites especializados como o Glassdoor.

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