Investimento em fatores: conheça a estratégia para gerenciar riscos

Por Redação Onze

fatores

O Investimento em fatores, ou Fact Investing, é uma estratégia ainda pouco conhecida no país. O seu principal objetivo é proporcionar uma boa diversificação nos seus investimentos, com bom retorno financeiro, mas sem correr grandes riscos.

Para tirar todas as suas dúvidas e lhe ajudar a investir melhor, preparamos este artigo explicando o que é o Investimento em Fatores e a diversificação que ele proporciona. Vamos lá?

O que é Investimento em fatores

Todos os investimentos estão sujeitos a diversos fatores que influenciam o seu desempenho. Esses fatores são:

  • Crescimento econômico do país;
  • Inflação;
  • Liquidez do ativo;
  • Valor das ações;
  • Ações com tendência de alta;
  • Tamanho da empresa;
  • Taxas reais;
  • Crédito (risco de inadimplência);
  • Mercados emergentes;
  • Maiores ganhos para títulos mais arriscados;
  • Saúde financeira da empresa;
  • Volatilidade mínima.

Os avanços tecnológicos permitiram a realização de diversas análises de mercado, avaliando a influência de todos esses fatores em diferentes tipos de ativos. Além disso, também foi possível fazer essas análises incluindo longos períodos de tempo. Com isso, percebeu-se que alguns desses fatores, ou a combinação deles, podem trazer um bom retorno para os investidores.

Com um melhor conhecimento e compreensão de como esses fatores atuam em um portfólio, foi possível escolher uma carteira de investimentos diversificada, que tivesse um desempenho melhor diante de determinados fatores. E, com base nessas escolhas, deu-se o nome de Investimento em Fatores.

Origem do Investimento em fatores

Diante destas informações, você provavelmente está se perguntando como fazer para escolher um portfólio de investimento que seja mais rentável. Pensando nisso, a MorningStar, empresa independente que realiza análises de investimentos, apresentou o style box.

Style Box

O principal objetivo do style box é fazer com que o investidor possa escolher diferentes ativos, permitindo a comparação de similares e, com isso, diversificar a carteira de investimentos.

Para fazer a classificação dos fundos, é utilizado um quadro 3 x 3, ou seja, com 9 quadros e cada um deles representa uma classificação diferente de risco.

Cada uma das linhas representa o valor que determinada empresa tem no mercado (pequeno, médio ou grande). Quanto menor for o valor, mais voláteis serão as suas ações, e, consequentemente, maior o risco de se investir em seus ativos.

Já nas colunas, estará representado o perfil que o investimento tem, sendo classificados em valor, misto e crescimentos. O investimento em valor ocorre quando ele é feito em empresas que possuem o menor preço sobre o lucro. Já os investimentos em crescimentos são aqueles realizados em empresas com preço sobre lucros altos, refletindo o otimismo do mercado. E, por fim, os fundos mistos, que investem em ações de crescimento e ações de valor.

Portanto, o Investimento em Fatores nada mais é do que um grande style box. Entretanto, nesse caso, uma dezena de fatores são analisados e correlacionados ao mesmo tempo.

Tipos de Fatores

Os fatores que influenciam o Factor Invest podem ser classificados em dois tipos: fatores macroeconômicos e fatores de estilo. A seguir explicaremos detalhadamente cada um deles.

Fatores macroeconômicos

Os fatores macroeconômicos são: crescimento econômico, taxas reais, mercado emergente, liquidez, crédito e inflação.

Eles representam as forças responsáveis pela variação do mercado como um todo e, portanto, irão influenciar um segmento inteiro da economia e não apenas um determinado ativo. Eles também são conhecidos como fatores extrínsecos e irão ditar o ritmo dos retornos financeiros.

Ao escolher um ativo para investir, o ideal é fazer uma combinação dos fatores macroeconômicos. Entretanto, isso vai depender do grau de exposição que o investidor estará disposto a ficar a um determinado fator.

Se, por exemplo, ele tiver ressalva contra recessões, pode ser uma opção destinar uma parte maior dos ativos em fatores defensivos, como inflação e taxas reais porque os riscos são menores.

Fatores de Estilo

Já os fatores de estilo são aqueles que têm a capacidade de influenciar diretamente algum ativo. São eles:

  • Dividendos: algumas empresas dividem os lucros com os acionistas, são os chamados dividendos;
  • Valor: que busca sempre comprar ações por preços menores do que aqueles do seu valor intrínseco;
  • Qualidade: quanto menor a dívida da empresa, maior o crescimento e a geração de caixa e boa liderança corporativa. Consequentemente, melhor será a qualidade do ativo;
  • Tamanho: empresas menores possuem uma margem de crescimento maior, e geralmente oferecem retorno maior aos investidores;
  • Volatilidade: geralmente, é possível obter retornos melhores com ações que apresentam uma baixa volatilidade;
  • Momento: ativos que tiverem um bom desempenho no passado podem repetir esse bom desempenho novamente.

Investimento em Fatores e a diversificação de investimentos

Diante de tudo isso, pode-se perceber que o investimento em fatores é uma excelente ferramenta que o investidor possui para traçar estratégias de investimento que tenham um bom retorno financeiro com baixo risco.

Isso é possível graças a capacidade de combinação de ativos que sejam influenciados por fatores diferentes. Assim, a escolha de ativos passa a ser feita de forma sistematizada, e não apenas pela intuitiva. E o resultado é que o retorno acaba sendo melhor, e o risco menor.

Diversificação

Por mais que a diversificação não seja garantia de que você não terá perdas financeiras, ela é fundamental para que elas sejam minimizadas. Aliás, a diversificação é uma parte fundamental em uma carteira de investimento e a recomendação de todos os especialistas. Com uma carteira diversificada, somente diante de uma falência total do mercado os seus ativos seriam desvalorizados.

Por isso que, com o Investimento em Fatores, essa diversificação é mais que garantida. Isso porque ela permite que parte do seu patrimônio esteja investido em fatores de estilo e parte em fatores macroeconômicos.

Como consequência, você terá um equilíbrio maior nos tipos de ativos e um retorno financeiro de diferentes fontes e em diferentes cenários econômicos. A principal dica é fazer uma mescla de diferentes fatores, como por exemplo, valor e crescimento ou empresas com baixo e com grande valor de mercado.

Se você quiser mais dicas para saber onde investir o seu dinheiro, continue acompanhando o blog da Onze Investimentos.