Fundo de investimento: o que é, tipos e por que investir

Por Redação Onze

O fundo de investimento é a modalidade ideal para quem busca uma carteira diversificada, com custos reduzidos e gestão profissional. Pode ser, inclusive, uma alternativa para iniciantes. 

Mas antes de fazer aplicações, é primordial entender como funciona esse tipo de investimento e suas vantagens.

Basicamente, o que você precisa é de um mapeamento inicial para tomar a melhor decisão na hora de investir. Vamos ajudar nesse desafio a partir deste guia com as características do fundo de investimento, modalidades e passo a passo para fazer aplicações.

O que é um fundo de investimento

Fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira que reúne dinheiro de diversos investidores cotistas. Os recursos do grupo são aplicados no mercado financeiro e de capitais de forma conjunta. 

Aí, os investidores recebem os rendimentos conforme a proporção de suas cotas. Assim, quanto maior é o valor que um investidor aplica, maior é a fatia de rendimentos que vai receber. Ainda parece abstrato? Então, cabe fazer uma analogia.

Imagine que o fundo de investimento é um condomínio. Cada morador representa um investidor, e as cotas são os apartamentos. Dependendo do valor aplicado, o investidor pode ter várias cotas. Já a gestão é feita pelo síndico que, nesse caso, é o gestor profissional.

Vantagens de um fundo de investimento

Nos tópicos a seguir, descubra as principais vantagens de fazer aplicações em um fundo de investimento:

Gestão profissional

No fundo de investimento, quem realiza a alocação de recursos e a estratégia é um gestor especializado. Ele fica responsável por comprar e vender títulos com o objetivo de gerar retorno para os investidores. Mas, para isso, deve seguir diretrizes pré-definidas na lâmina do fundo, garantindo que a estratégia seja adequada aos parâmetros acordados pelo grupo.

Diversificação de portfólio

A diversificação do portfólio também é uma vantagem. Isso é possível porque a carteira dos fundos geralmente é composta por diferentes ativos financeiros. Por isso, com uma única cota, você pode ter aplicações diferentes, o que permite maior flexibilidade na estratégia.

Benefícios tributários 

Alguns fundos podem incluir benefícios tributários. É o caso dos fundos de previdência privada.

Ao optar pelo regime de tributação regressivo, as alíquotas de Imposto de Renda diminuem conforme o tempo da aplicação, chegando em 10% a partir de 10 anos  — a menor alíquota para investimentos tributados no Brasil. Além disso, no PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), é possível restituir até 12% da renda bruta tributável na declaração de IR.

Custo baixo 

Outra vantagem é que, ao investir em fundos, você paga as taxas cobradas, como a de corretagem, uma única vez. É diferente de investir em ativos separadamente, como a compra de venda de ações, por exemplo, em que é necessário pagar taxas a cada operação. Sobretudo no longo prazo, a economia faz uma diferença significativa na rentabilidade.

Tipos de fundo de investimento

Depois de entender o que é um fundo de investimento, conheça os principais tipos disponíveis no mercado:

Ações

Os fundos de ações são compostos por aplicações em ações e outros ativos que são negociados na Bolsa de Valores. Trata-se de uma modalidade de investimento em renda variável. Justamente por isso, a rentabilidade tende a ser maior, assim como os riscos. 

Multimercado

Os fundos multimercado combinam aplicações em diversos tipos de ativos financeiros em uma única carteira, desde ações a títulos de renda fixa. A vantagem é a versatilidade e diversificação da estratégia, além da capacidade de reunir investidores de diferentes perfis.

Cambial

Os fundos cambiais são aplicações em moedas estrangeiras mais valorizadas do que o real. É o caso do dólar e do euro, por exemplo. Na modalidade, 80% do valor investido é aplicado em moeda estrangeira, e os 20% restantes em títulos mais conservadores. Trata-se de uma alternativa para quem busca proteção contra a desvalorização da moeda brasileira. 

Previdência privada

Os fundos de previdência privada são aplicações de longo prazo que visam a complementar a aposentadoria do INSS. As principais vantagens são o trabalho dos juros compostos, que multiplicam os rendimentos do investidor e, conforme já mencionamos, o benefício tributário no PGBL e regime regressivo.

Como investir em um fundo

Descubra o passo a passo para investir em um fundo com êxito:

1. Estabeleça o seu objetivo financeiro

Primeiro você precisa definir o seu objetivo financeiro ao investir. É ter rendimentos mais altos, mesmo correndo riscos? Ou apostar em uma estratégia conservadora? Deseja resgatar o dinheiro em que período de tempo? Essas definições iniciais são imprescindíveis para escolher o fundo de investimento adequado para o seu perfil.

2. Mapeie fundos de investimento

O segundo passo é mapear diferentes fundos de investimento para tomar uma decisão segura e assertiva. Compare as características de cada um: 

  • Políticas descritas na lâmina
  • Histórico de desempenho
  • Credibilidade do gestor
  • Rentabilidade
  • Composição da carteira
  • Riscos
  • Condições de resgate.

3. Compare custos

Outra etapa primordial é avaliar os custos referentes ao investimento. Fique atento a taxas de administração, de corretagem e de performance, além do valor mínimo que deve ser aplicado. Avalie as cobranças nos fundos de diferentes instituições.

4. Abra conta em uma corretora

Por fim, abra uma conta na corretora escolhida, selecione o fundo de investimento desejado e transfira o dinheiro para iniciar as aplicações. Viu como é fácil? As demais tarefas ficam por conta do gestor do fundo.

E então, gostou das dicas deste artigo? Compartilhe com seus familiares e amigos que também querem ingressar no universo dos investimentos.