Fundo imobiliário: o que é, vantagens e como investir

Por Redação Onze

Fundo-imobiliario

Quer entender melhor como funciona um fundo imobiliário? Então você chegou ao lugar certo.

Se você pensa em investir em imóveis e não quer se envolver com compra, venda, aluguel e reforma, esse tipo de aplicação pode ser o melhor caminho.

Conhecido como FII, o fundo imobiliário é um fundo de investimentos que aplica recursos dos cotistas em diferentes tipos de empreendimentos, como galpões logísticos, shoppings, hotéis, edifícios comerciais, residenciais, entre outros.

Com essa diversificação, você reduz riscos, conta com grande liquidez e se expõe ao mercado sem precisar colocar a mão na massa. Ficou interessado? Neste artigo, mostraremos o que é um fundo imobiliário, quais são as suas vantagens e como investir.

O que é fundo imobiliário

Um fundo imobiliário é um fundo de investimento de renda variável. Por meio dele, você pode ser “dono” de diversos empreendimentos, de shoppings a hospitais e galpões logísticos.

Periodicamente (em alguns casos, todo mês), você recebe dividendos referentes ao aluguel desses espaços. Esses proventos são isentos de Imposto de Renda para pessoa física. Além dessa renda, você ainda conta com a valorização dos imóveis e das cotas dos fundos, que podem gerar um retorno ainda maior no longo prazo.

Em alguns fundos imobiliários, o capital é usado para construir e, em outros, para comprar imóveis. Esses empreendimentos podem então ser locados, arrendados ou vendidos, e o investidor recebe parte desses ganhos, de acordo com a quantidade de cotas que possui.

Eles são negociados na bolsa, e isso quer dizer que você pode operar pelo seu home broker. O ticker do fundo imobiliário é formado por quatro letras seguidas do número 11.

Você também pode se deparar com um fundo que possui a letra B após o numeral. Isso quer dizer que ele é negociado no mercado de balcão da B3 (companhia que gerencia a bolsa brasileira).

Os fundos imobiliários são geridos por profissionais que ficam encarregados das estratégias, funcionamento, manutenção e diversificação da carteira de ativos, de olho na rentabilidade e na redução de riscos. Com isso, existem custos como taxas de administração e, em alguns casos, de performance.

Tipos de fundos imobiliários

Ao ingressar nesse mercado de fundo imobiliário, você vai ouvir falar bastante em fundo de tijolo e fundo de papel. Mas o que isso quer dizer? Confira:

Fundos de tijolo

São formados por empreendimentos físicos. Investem em aluguel, construção e venda. Fazem parte dessa modalidade fundos educacionais, de shopping, galpões industriais, de armazenamento e distribuição, prédios comerciais, hospitais, hotéis, bancos e outros.

Fundos de papel

Investem em títulos financeiros de renda fixa no mercado imobiliário. Nesse caso, o rendimento vem do pagamento desses papéis, que seguem, no geral, indexadores como IPCA ou CDI. Os fundos dessa modalidade mais conhecidos são Letra de Crédito Imobiliário (LCIs) e Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Fundos híbridos

Como o nome sugere, são compostos pelos dois fundos anteriores. Ou seja, podem investir tanto em papéis de títulos imobiliários quanto em ativos e empreendimentos físicos.

Vantagens dos fundos imobiliários

Confira alguns dos principais benefícios de se aplicar em fundos imobiliários:

Isenção de Imposto de Renda para o aluguel

Como vimos, as pessoas físicas contam com isenção de IR no recebimento dos proventos periódicos referentes aos aluguéis dos imóveis. O imposto só será pago na venda das cotas, com alíquota de 20%.

Investimento em grandes empreendimentos

Você já pensou em comprar parte de um shopping ou de um prédio de escritórios? Com um fundo imobiliário você pode fazer exatamente isso. Você aplica seu dinheiro em imóveis de alto padrão e que normalmente estariam acessíveis somente a grandes investidores.

Baixo valor inicial

Com R$ 100 ou até com menos você já compra uma cota do fundo imobiliário, e essa cota já vai propiciar um retorno periódico referente aos aluguéis, que pode ser reinvestido. Para quem começa com pouco e busca retornos no longo prazo, essa característica costuma ser bastante interessante.

Dicas para investir em fundo imobiliário

A seguir, veja sugestões para começar a investir em fundo imobiliário com menos riscos e maior potencial de retorno:

Conheça bem os ativos

O primeiro passo para investir em fundo imobiliário é conhecer bem os ativos que compõem a carteira. Nessa análise inicial, vale a pena se informar sobre vacância, metragem, valor por metro quadrado, tempo de contrato com inquilinos, inadimplência e quantidade de empreendimentos que formam o fundo.

Diversifique

Prefira fundos com carteira diversificada, com boa quantidade de imóveis ou inquilinos. Um fundo monoativo (que é composto apenas de um imóvel) pode implicar em mais riscos.

Por exemplo, se você aplica em um fundo com apenas um ativo e algo acontece, seus rendimentos sofrerão. Já se você está em um fundo com vários empreendimentos e um deles quebrar, seus rendimentos continuarão existindo. E o mais importante: você pode diversificar com apenas uma cota.

Fundos de fundos

Você pode investir em fundos de fundos. São fundos imobiliários que investem em cotas de diversos outros fundos. É uma forma de diversificar. Assim você não compra cotas apenas de shoppings, hotéis, hospitais ou galpões logísticos, mas de todos eles.

Gostou das dicas para investir em fundo imobiliário? Compartilhe com seus colegas nas redes sociais.