Gestão de recursos: como investir com especialistas

Por Redação Onze

Gestão de recursos

Conhecida também como asset management, a gestão de recursos é a área responsável por administrar o patrimônio dos investidores para obter os maiores retornos possíveis.

Organizado por empresas gestoras, esse trabalho é essencial para garantir uma boa rentabilidade nas operações.  Para saber mais sobre o assunto e aprender como escolher a melhor alternativa, continue lendo este conteúdo.

Gestão de recursos em investimentos: o que é?

Quando falamos em gestoras de recursos, estamos nos referindo às empresas que se responsabilizam pelo trabalho de administração, organização e aplicação do capital de investidores para obter os melhores resultados.

Esse tipo de serviço é indicado especialmente para aquelas pessoas que querem investir de maneira mais ostensiva, mas não têm o tempo ou a expertise para gerir seus recursos.

Assim, elas procuram empresas especializadas que, por sua vez, montam uma carteira teórica que será disponibilizada para um grupo ou fazem um trabalho mais personalizado.

Seja qual for a escolha, no fim, o investidor pode ficar mais tranquilo, pois sabe que as suas aplicações estão sendo acompanhadas de perto por especialistas.

Para que serve a gestão de recursos ao investir?

Na hora de investir, várias pessoas acabam hesitando por medo de cometer um erro crasso e perder dinheiro. Seja por falta de experiência, seja de tempo, a atuação da gestão de recursos existe justamente para sanar esse problema.

Muito além de indicar ativos para o cliente aplicar, as gestoras se propõem a realizar um trabalho contínuo de monitoramento da performance.

Esse tipo de empresa conta com um time especializado em diversos investimentos, pronto para realocar o dinheiro conforme for necessário. Assim, fica mais fácil identificar possibilidades de desvalorização e atuar preventivamente para evitar grandes prejuízos.

O que faz uma gestora de recursos?

De maneira geral, podemos dizer que o propósito principal de uma gestora de recursos é administrar o capital dos seus clientes de forma a garantir as melhores taxas de rentabilidade do mercado.

Para chegar até esse objetivo, a maioria das empresas adota dois caminhos: fundos de investimento ou carteiras teóricas personalizadas.

Na primeira opção, a gestora cria um fundo dentro das regras propostas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e passa a vender suas cotas em corretoras e plataformas de investimento.

A modalidade de ativo – renda fixa, ações, câmbio etc. – que predomina aqui depende do tipo de investidor que se busca alcançar.

Pode ser também que a gestora escolha trabalhar sob medida. Nesse caso, ela vai montar carteiras de investimento personalizadas de acordo com as demandas de cada cliente – esse serviço geralmente é oferecido aos high net individuals (investidores com grande patrimônio).

Como escolher a empresa de gestão de recursos?

Mesmo sabendo toda a teoria sobre o que é e o que faz uma gestora de recursos, alguns investidores têm dificuldade na hora de escolher a melhor alternativa. Com isso em mente, reunimos abaixo dicas importantes para você tomar sua decisão sem erros.

Entenda seus objetivos

Antes de mais nada, a escolha de uma boa gestora depende bastante de uma análise dos seus objetivos para o futuro.

Isso porque o trabalho de gestão de recursos muitas vezes é segmentado pelo perfil do investidor e o valor que ele tem disponível para aplicar.

Então, avalie bem as suas metas antes de começar a sua busca para conseguir entender qual é a alternativa que melhor representa você no momento.

Pesquise suas opções

Depois de compreender quais são seus objetivos e planos, você pode começar a olhar para o mercado.

Esse é o momento em que você precisará cruzar as suas metas com os propósitos da gestora para entender se existe compatibilidade.

Além disso, é importante buscar empresas que apresentem um bom histórico de mercado e tenham um time consistente e capacitado para a tarefa.

Analise os benchmarks

Uma boa gestão de recursos deve contar com três pilares: ter especialistas de diversas áreas, conseguir se antecipar às tendências e identificar oportunidades de mercado.

Mas qual é o padrão que utilizamos para definir se o desempenho está bom? No mundo dos investimentos, é comum trabalhar com benchmarks, que nada mais são do que índices de referência para avaliar a performance das aplicações.

A partir deles, você é capaz de entender se um resultado ruim está mais relacionado a uma oscilação do mercado ou à má gestão.

Avalie valores e especialidades

Um bom jeito de medir a confiança do mercado em relação à gestora de recursos é analisar os valores que ela tem sob sua tutela.

Afinal, o tamanho do patrimônio gerido por ela é proporcional à confiança que os investidores têm na capacidade da empresa de apresentar um bom retorno.

Além disso, muitas gestoras trabalham de maneira especializada, focando suas aplicações em renda fixa, fundos cambiais, entre outros.

Portanto, busque entender qual é a especialidade da companhia para escolher uma parceria que seja compatível com o seu perfil de investidor.

Gostou do conteúdo? Então, continue lendo o blog da Onze para aprender ainda mais sobre o mundo dos investimentos.