Gestão de riscos: como aplicar ao investir dinheiro?

Por Redação Onze

gestao-de-riscos

Mesmo as aplicações mais seguras exigem uma gestão de riscos. Afinal, essa é uma maneira eficiente de estar sempre de olho no retorno, mas sem deixar de lado os perigos envolvidos no investimento.

Você costuma se preocupar com essa questão na hora de decidir como o seu dinheiro vai ser investido? Neste artigo, falamos sobre o que é e a importância de gerenciar riscos, além de como garantir resultados mais animadores. Acompanhe!



O que é gestão de riscos em investimentos?

A gestão de riscos funciona como uma proteção para o seu patrimônio ao realizar investimentos. O princípio básico é o de que qualquer aplicação, por mais segura que seja, envolve aspectos imprevisíveis.

Enquanto a caderneta de poupança é uma opção escolhida por milhões de brasileiros por conta da sua segurança, o investimento em ações costuma envolver oscilações e complexidades que afastam quem não entende muito do assunto.

Com a aplicação de um gerenciamento de riscos, a decisão de investir passa a ser tomada com base em questões específicas do mercado financeiro e apoiada no seu perfil e nos seus objetivos.

Por que fazer a gestão de riscos ao investir?

O que acabamos de resumir como o conceito de gestão de riscos mostra que existem inúmeras estratégias que ajudam o investidor a avaliar os perigos que ele corre ao escolher entre uma ou outra aplicação.

Ou seja, parte-se do princípio que qualquer modalidade estará sujeita a mudanças imprevisíveis. A diferença está em encontrar formas de minimizar as chances de que isso represente um prejuízo grave para seu planejamento financeiro.

O papel desse gerenciamento vai ser então, o de ajudar na decisão de onde e como investir, permitindo que sejam escolhidos os melhores ativos dentro de uma mesma faixa de risco. Outra vantagem é, de antemão, projetar as situações possíveis e ter mais informações sobre qual seria o cenário ideal e o menos rentável.

Quais riscos o investidor deve gerenciar?

Mas quais riscos você deve considerar na hora de pensar em um gerenciamento das suas aplicações? A seguir, listamos os principais deles:

Risco de mercado

Representa a chance de perda diante de variações inerentes ao próprio mercado financeiro, a exemplo da flutuação da taxa básica de juros.

Risco de liquidez

A liquidez em investimentos indica a facilidade de um ativo se converter em dinheiro.

Caso tenha adquirido um imóvel e, em seguida, precise do dinheiro investido, você pode acabar se frustrando, porque o valor só estará disponível quando ocorrer a venda. Lógica semelhante acontece com qualquer outro investimento, o que significa que é necessário ficar de olho nos prazos de resgate.

Risco de crédito

Em qualquer aplicação, você empresta dinheiro a uma empresa e, como recompensa, recebe uma taxa de rentabilidade. No entanto, caso ela quebre, você pode perder parte ou todo o seu dinheiro, especialmente se não existir um fundo garantidor por trás.

Risco do ativo

Todo investimento tem um risco próprio, que depende das suas características. Quem compra ações da Petrobras, por exemplo, pode ver sua rentabilidade aumentar ou diminuir de acordo com variações relacionadas ao petróleo.

Como fazer a gestão de riscos em investimentos?

Para finalizar, reunimos uma série de dicas que podem ajudar a colocar em prática a gestão de riscos em investimentos. Confira!

Conheça o seu perfil

A medida do risco a ser corrido varia de uma pessoa para outra. Se você ainda é jovem e tem um estilo de vida simples, pode investir na bolsa de valores com o foco em maximizar os seus resultados. Então, é viável arriscar um pouco mais.

No entanto, se acabou de ter um filho, é provável que deseje um pouco mais de segurança em relação ao seu capital. Isso implica em optar por ativos que ofereçam maior garantia de retorno. Em resumo, é sobre entender qual é o seu perfil como investidor e quais são os seus objetivos financeiros.

Diversifique a sua carteira

A técnica de diversificar a carteira de investimentos consiste em não aplicar todo o seu dinheiro na mesma modalidade de ativo, o que tende a minimizar os riscos caso alguma não ofereça a rentabilidade esperada.

Para isso, no entanto, é preciso conhecer bem o mercado e estar sempre de olho nas melhores alternativas. Além disso, os aplicativos de alguns bancos e financeiras permitem simular opções de carteira com base em informações do seu perfil e objetivos.

Compreenda a relação entre retorno e risco

Em geral, a regra é simples: quanto maior o risco envolvido, mais alta também é a rentabilidade de um investimento. A questão aqui é pesar as duas medidas e entender o quanto você está disposto a perder, caso o cenário projetado não se confirme.

Acompanhe o mercado

Um bom investidor precisa entender minimamente de economia e estar sempre de olho em todas as notícias que possam influenciar no desempenho alcançado por uma aplicação.

Caso você não se sinta totalmente confortável para tomar essas decisões por conta própria, pode ser uma boa ideia recorrer a um especialista no assunto, como um consultor ou mesmo o seu gerente do banco, por exemplo.

E aí, quer mais dicas de como gerenciar o seu dinheiro com eficiência? Acompanhe sempre as atualizações do blog da Onze e saia na frente!