Ginástica laboral: o que é, para que serve e qual sua importância

Por Redação Onze

Ginástica-laboral

Pensar no bem-estar dos colaboradores é muito importante dentro das organizações. Muitas vezes, o funcionário passa horas trabalhando sem uma pausa, gerando diversas consequências físicas a si mesmo e influenciando no desempenho da equipe.

A ginástica laboral é uma das ações realizadas pelas empresas para manter um bom ambiente de trabalho e reduzir o número de afastamento por problemas de saúde.  Abaixo, você tem um resumo de tudo o que precisa saber sobre essa importante prática nas empresas.

O que é ginástica laboral?

A ginástica laboral é uma das medidas adotadas pelas empresas para auxiliar no combate à má postura corporal e ao cansaço, que tem como principal causa os esforços excessivos ou repetitivos na rotina de trabalho. O conceito surgiu a partir da necessidade observada por equipes de medicina do trabalho, que constataram que funcionários que passavam longos períodos de tempo em uma mesma posição tinham maior tendência a desenvolver problemas de saúde.

Depois disso, os funcionários foram incentivados a descansar alguns minutos durante a jornada de trabalho para aliviar a tensão no corpo. Atualmente, essa prática se transformou na ginástica laboral que existe hoje nas empresas. Funcionando com uma série de exercícios praticados no local de trabalho, com o objetivo de promover boas condições físicas e mentais à equipe, esses exercícios são definidos por um educador físico, com o objetivo de aumentar a sensação de bem-estar e qualidade de vida dos funcionários da empresa.

Tipos de Ginástica Laboral

Preparatória: realizada antes ou nas primeiras horas do trabalho, inclui alongamentos, aumentando a circulação sanguínea, a viscosidade e lubrificação das articulações e tendões.

Compensatória: é uma pausa das atividades do trabalho praticada para diminuir a fadiga e prevenir doenças ocupacionais crônicas.

Ginástica de relaxamento: Realizada no fim do expediente para relaxar o funcionário.

Além disso, os dois grandes enfoques de exercícios na ginástica laboral são: prevenção de lesões ou correção. Sendo a ginástica preventiva, ela é feita com o objetivo de melhorar a resistência cardiovascular e respiratória. Já a ginástica corretiva busca otimizar a ergonomia do trabalho, compensando os efeitos negativos de determinadas atividades.

Para que serve a ginástica laboral

Oferecer a ginástica laboral para os seus funcionários, além de aumentar a motivação e produtividade dos profissionais, também tem grande impacto na diminuição de índices de afastamentos médicos causados por LER (lesão do esforço repetitivo) e a DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho).

Além disso, aumenta a qualidade de vida e faz com que os funcionários se sintam bem no ambiente do trabalho. Outros benefícios são: redução do sedentarismo; melhoria do condicionamento físico; redução da fadiga; diminuição de dores nas costas, na região lombar, nos pulsos e nos braços e alívio do estresse.

Como implantar ginástica laboral na sua empresa

Alguns procedimentos são necessários para implantar a ginástica laboral em sua empresa. Reunimos abaixo um passo a passo para ajudar nessa tarefa:

1° Passo:  contratar um profissional habilitado para realizar as aulas;

2° Passo: faça um mapeamento ergonômico, ou seja, com o auxílio de uma equipe especializada, identifique os maiores problemas ergonômicos apresentados por funcionários de uma empresa;

3° Passo: avaliar cada funcionário e fazer um diagnóstico individual, ex.:  analisar a postura corporal do funcionário, além de medir o peso e definir o seu perfil;

4° Passo: por fim, será necessário escolher um bom local para a realização dos exercícios.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros conteúdos sobre o assunto.