HRM (Human Resource Management): dicas para fazer a Gestão de RH

Por Redação Onze

HRM

Como anda o HRM da sua empresa? Quando utilizado assim, o termo pode até soar estranho, mas a pergunta é central para entender as estratégias de Gestão de Recursos Humanos adotadas no seu negócio. 

Se você acredita que pode evoluir em suas ações de RH, fique com a gente. Ao longo deste artigo, veremos melhor o significado da sigla HRM e a sua importância no universo corporativo

O que é HRM (Human Resource Management)?

A sigla HRM é uma das formas de se referir à Gestão de Recursos Humanos. Sua origem é a expressão em inglês “Human Resource Management”. 

Ou seja, nada mais é do que uma série de conceitos, técnicas e ferramentas que auxiliam os gestores na administração do capital humano de uma empresa. 

E o que é HRMS?

Ao pesquisar por HRM, é possível que você também já tenha ouvido falar em Human Resource Management System, ou simplesmente HRMS. 

O termo descreve um conjunto de softwares utilizados nas empresas para gerenciar todas aquelas funções internas relacionadas à área de RH: dados dos colaboradores, folha de pagamento, treinamentos, recrutamentos e registro de ponto. 

Cada um deles com sua função, ajudam a automatizar processos e a simplificar questões burocráticas. 

Para que serve o HRM?

A Gestão de Recursos Humanos cumpre um papel central em qualquer empresa, independentemente da área de atuação: garantir que os profissionais tenham o suporte necessário para desenvolver as suas atividades com comprometimento e bons resultados. 

O HRM, por sua vez, nada mais é do que o termo em inglês para descrever essa função. Para que essa missão seja cumprida, a área cuida de todos os processos que envolvem desde a seleção de um candidato até a sua promoção para um novo cargo ou mesmo desligamento. 

É também a responsável por criar estratégias que incentivem a permanência de talentos na empresa e o desenvolvimento da carreira

Benefícios do HRM para empresas

Quando o HRM é desenvolvido de maneira estratégica e eficiente, os benefícios aparecem. Veja alguns deles:

  • Contratações mais acertadas
  • Redução do índice de turnover
  • Aumento da satisfação dos colaboradores
  • Incremento na produtividade
  • Desenvolvimento de uma cultura organizacional sólida
  • Atração de novos talentos
  • Melhora da comunicação entre empresa e funcionários
  • Atingimento de metas.

Melhores práticas de HRM

Depois de entender porque é preciso investir em HRM, resta a dúvida: como fazer da Gestão de Recursos Humanos eficiente uma realidade? Um RH estratégico é aquele que participa e colabora com as decisões cruciais para a empresa. 

Ele é realizado por uma equipe que conhece o mercado e sabe que precisa atuar como um parceiro dos clientes internos, que gera valor a partir da oferta de soluções personalizadas. 

Participação, dinamismo e conhecimento são palavras-chave para que isso seja possível, mas não bastam. Por isso, separamos quatro práticas que não podem ser ignoradas para construir um HRM de sucesso. Confira!

1. Aposte na prática de feedbacks

Dar um retorno aos funcionários sobre o trabalho desempenhado e receber impressões sobre a própria empresa é um tipo de prática que fortalece a comunicação e incentiva o desenvolvimento de estratégias mais eficientes

Então, mesmo na correria, não deixe de separar um tempo para que a equipe de RH possa estar envolvida com feedbacks. 

2. Use a tecnologia a seu favor

No início do artigo, falamos sobre como o HRMS pode facilitar processos, certo? Pois saiba que a tecnologia e a sua capacidade de oferecer dados precisos é uma das principais apostas para o desenvolvimento da área de Recursos Humanos. 

Afinal, não existe motivo para deixar a estratégia de lado e gastar tempo desnecessário com a realização de atividades operacionais se elas podem ser automatizadas. Já pensou a respeito?

3. Estabeleça indicadores de desempenho 

Sem ter metas claras, fica difícil mensurar os avanços alcançados. Por isso, não deixe de definir indicadores que ajudem a medir o desempenho e a entender como o setor está evoluindo em relação aos objetivos. 

Por exemplo, uma forma de avaliar os processos de recrutamento e seleção é a partir da taxa de turnover, que mostra a taxa média de saída de colaboradores em relação ao número de funcionários da empresa em um período específico.

4. Entenda as necessidades do colaborador

Um gestor de RH de sucesso sabe que a experiência vivida pelo funcionário diariamente é decisiva para o trabalho que ele vai entregar. Portanto, se preocupa em mostrar que a empresa pensa no bem-estar dos seus profissionais e mostra isso a partir de ações. 

Pode ser algo tão simples quanto a entrega de um mimo no dia do aniversário ou mesmo a oferta de um benefício que garanta mais tranquilidade para o futuro, como é o caso dos planos de previdência privada corporativa

Funciona assim: uma porcentagem do salário é deduzida da folha de pagamento e aplicada em um fundo em nome do funcionário. Para cada R$ 1,00 descontado, a empresa pode optar por depositar mais R$ 1,00 – o chamado “match”. 

A principal vantagem para a empresa é que o benefício pode custar 40% menos do que o mesmo valor quando pago em forma de salário. 

Quer saber mais sobre a modalidade? Entre em contato com a Onze, a primeira PrevTech do Brasil e especialista no assunto!