Índice da bolsa de valores: conheça o Ibovespa

Por Redação Onze

imposto e bolsa de valores

Você provavelmente já ouviu falar do Ibovespa, o principal índice da bolsa de valores brasileira. Também conhecido como IBOV, ele é o termômetro do mercado de ações e indica o comportamento dos papéis das principais empresas de capital aberto.

O índice da bolsa de valores é composto por cerca de 75 companhias e é renovado a cada quatro meses pela B3, que gerencia a bolsa no Brasil. Essas empresas apresentam o maior volume de negociação, e a sua performance se reflete no Ibovespa. 

Assim, se o apresentador do telejornal disser que o Ibovespa subiu, você pode relacionar com otimismo ou melhora no mercado. Já se ouvir o contrário, saiba que o dia na bolsa não foi o melhor.

Então você se pergunta: é possível investir no índice da bolsa de valores para diversificar seus recursos em renda variável com uma única aplicação? Sim, por meio dos chamados ETFs, os Exchange Traded Funds, os quais desvendaremos nas próximas linhas.

O que é um índice de bolsa de valores

Um índice de bolsa de valores mede o desempenho dos papéis que o compõem e tem igual valor de mercado que o conjunto das ações pelo qual é formado. 

Todas as bolsas possuem índice, e cada setor da economia, como indústria e energia, tem seus índices referenciais. No caso da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa é o principal, mas não é o único. A título de curiosidade, podemos citar mais alguns, como ITAG, IEEX, INDX e IBrX.

O papel de um índice da bolsa de valores é servir de referência para investidores, traders e economistas. É como se fosse um radar náutico, indicando para onde navegar e se tem iceberg à vista. Então, como você pode imaginar, é muito importante estar atento aos índices para operar na bolsa.

Qual é o índice da bolsa de valores brasileira

Como vimos, o principal índice da bolsa de valores brasileira é o Ibovespa. Ele foi criado em 1968 e serve como um termômetro, indicando se o mercado está otimista ou não. 

As empresas que formam o Ibovespa devem seguir alguns requisitos de liquidez e volume. Para você ter uma ideia do tamanho dessas companhias, suas ações são responsáveis por cerca de 80% do volume financeiro e das negociações na bolsa.

Ao indicar o desempenho médio das principais empresas da bolsa de valores, o Ibovespa guia os investidores nas suas decisões. Afinal, para aproveitar oportunidades ou para proteger o patrimônio, é preciso saber a temperatura do mercado.

A composição da carteira do Ibovespa conta com empresas de turismo e aéreas, de energia, telecomunicação, financeiras, estatais e de outros setores. Lembre que o índice é renovado a cada quatro meses, então novas empresas podem entrar e outras podem sair.

Como investir no índice da bolsa de valores

É possível investir no índice da bolsa de valores de diferentes maneiras. Para quem almejar o longo prazo, a mais adequada são os ETFs, que replicam a carteira teórica.

BOVV11

O BOVV11 foi criado em 2016 e está atrelado ao desempenho do Ibovespa. Isso quer dizer que sua rentabilidade seguirá o comportamento dos ativos que compõem o índice da bolsa de valores. 

Aqui é bom estar ciente de que muitas dessas empresas são de commodities e, com isso, podem ter períodos de alta e de baixa, impactando na valorização ou desvalorização dos ativos do fundo.

Como se trata de um fundo de investimento, gerido pela Itaú Asset Management, o BOVV11 cobra taxa de administração. A boa notícia é que elas são de apenas 0,3% ao ano, bem menores do que as de fundos ativos.

Ao entrar em um ETF como o BOVV11, você diversifica facilmente sua carteira de ações, já que o fundo investe nos ativos que formam o Ibovespa. 

Um aspecto possivelmente negativo é que não há a figura do gestor para fazer um filtro nos melhores fundamentos e nas empresas de maior potencial. Então, se o que você busca é uma gestão ativa para selecionar empresas para o longo prazo, talvez tenha que recorrer a um fundo de ações tradicional.

BOVA11

O BOVA11 segue a mesma linha, tendo o Ibovespa como espelho para desempenho e rentabilidade. A gestora, a BlackRock, cobra a mesma taxa de 0,3% (que antes era de 0,54%, mas foi reduzida).

Com o BOVA11, você também conta com diversificação, facilidade de investir em diferentes papéis e acessibilidade em termos de valor.

Uma possível vantagem do BOVA11 é a liquidez superior aos demais ETFs. Esse fundo de índice foi criado em 2008 e é o maior da sua categoria.

Agora você já sabe o que é índice da bolsa de valores, conhece o Ibovespa e os ETFs como forma de investir na renda variável.

Gostou das dicas deste artigo?

Está preparado para dar os primeiros passos na bolsa?

Compartilhe este artigo com seus colegas e siga acompanhando o blog para obter as melhores dicas de investimento.