Como investir em letra financeira?

Por Redação Onze

letra

Os meios de guardar dinheiro estão cada vez mais diversificados. Alguns são mais populares que outros, talvez por isso ainda não seja tão divulgado o investimento em letra financeira, um tipo de aplicação de renda fixa.

Isso quer dizer que no ato da compra, o investidor é informado do quanto receberá quando fizer o resgate. Muitos investimentos são assim, o que ajuda o investidor a se programar para usar o dinheiro sem as surpresas da oscilação sobre os ganhos.

Neste post, você vai saber como funciona o investimento em Letra Financeira e para qual perfil de investidor é mais indicado. Além disso vamos trazer também as vantagens e desvantagens da modalidade, e qual o rendimento efetivo dela!

Como a Letra Financeira funciona e para quem é indicada?

Como dissemos, trata-se de um investimento em renda fixa, com rentabilidade de longo prazo, de no mínimo dois anos. O valor de investimento inicial – R$ 150 mil – é mais alto e requer um planejamento bem-estruturado do investidor.

Com um investimento em Letra Financeira, o investidor não pode solicitar o resgate antes do prazo, o que pode ser um problema em casos de emergência. É o tipo de aplicação indicada para quem tem planos para o futuro e deseja poupar, sem pressa para usar o dinheiro.

Qual o seu rendimento?

A letra Financeira tem um investimento bem rentável, sendo um dos maiores do mercado para a modalidade de renda fixa. Sua base de cálculo é o CDI – Certificado de Depósito Interbancário, mas pode também ser vinculado ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

A valorização se dá pela pós-fixação, conforme a performance do CDI, mas pode ser também de acordo com o IPCA ,com pagamento de juros somados à variação da inflação, ou até prefixada, com a definição dos juros anuais na contratação.

Vantagens

  • rentabilidade maior que a média dos investimentos em renda fixa;
  • investidor já sabe qual será o retorno sobre investimento na hora da compra;
  • aplicação fácil;
  • é possível diversificar os investimentos;
  • menor alíquota do Imposto de Renda (15%), que incide apenas sobre os rendimentos.

Desvantagens

  • alto investimento mínimo no valor de R$ 150 mil;
  • não é possível resgatar antes da data de vencimento;
  • sem proteção do Fundo Garantidor de Crédito;
  • tem incidência do Imposto de Renda;
  • prazo para o resgate é longo – mínimo de dois anos.

Como investir em Letra Financeira?

Não é difícil fazer um investimento em Letra Financeira, mas é recomendável verificar todas as características das instituição financeira antes de investir nesse título. Como o valor mínimo é alto e não há garantias do Fundo Garantidor de Crédito, é importante ter um banco confiável.

O investidor deve informar sobre os objetivos de investimento, identificar o perfil investidor, verificar as condições e regras e sanar todas as dúvidas, para só então dar continuidade ao processo. Lembrando sempre que o investimento em Letra Financeira tem um dos prazos mais longos.

Gostou do post? Continue em nosso blog e conheça também outra categoria de investimento: a Letra Financeira do Tesouro. Saiba para quem é mais indicado e quais são as vantagens e desvantagens de investir o seu dinheiro!