Juntar dinheiro: dicas para economizar todos os dias

Por Redação Onze



Você tem o hábito de juntar dinheiro? Ou a meta de poupar fica apenas no papel? Essa é uma preocupação importante, seja qual for a sua classe social, condição financeira, hábitos ou costumes.

A verdade é que todos temos objetivos a alcançar que dependem da nossa saúde financeira. O problema é fazer disso uma realidade. Em muitos casos, a preocupação com o amanhã parece ficar em segundo plano, enquanto o imediatismo e o consumo sem critério assumem protagonismo em suas ações.

Quer virar o jogo e aprender a poupar dinheiro? Neste artigo, vamos mostrar a importância de economizar e trazer os passos para ser bem-sucedido nesse projeto, além de dicas sobre o que fazer com o valor acumulado. 

Siga acompanhando!

Por que juntar dinheiro é uma boa ideia?

É um tanto clichê dizer isso, mas nunca se sabe o dia de amanhã. Isso se aplica especialmente aos momentos de economia instável. Diante desse cenário, juntar dinheiro é uma alternativa para estar precavido contra eventuais imprevistos.

Além disso, ter uma boa reserva emergencial também ajuda você a alcançar as suas metas traçadas e a planejar melhor o seu futuro.

Para não restar dúvidas da importância de poupar dinheiro, acompanhe na sequência a lista com os principais benefícios desse comportamento.

Benefícios de juntar dinheiro

  • Melhorar a sua saúde financeira
  • Realizar metas e sonhos
  • Planejar o futuro
  • Estar precavido contra eventualidades
  • Investir em aplicações financeiras e aumentar o seu patrimônio
  • Pagar dívidas
  • Garantir segurança, conforto e tranquilidade.

Por que nem todos conseguem poupar dinheiro?

Apesar de tantos benefícios ao juntar dinheiro, muita gente não consegue fazer isso. Segundo pesquisa nacional do SPC Brasil, 54% dos brasileiros chegam ao final do mês sem um centavo sobrando no bolso.

Os motivos apontados para essa dificuldade em economizar passam pela falta de preocupação com o futuro e com a formação de uma reserva para emergências. Há, ainda, fatores culturais – comparado com outros países, os brasileiros têm o hábito de poupar menos desenvolvido.

Também devem ser consideradas como razões que comprometem o ato de economizar dinheiro:

  • Falta de autoconhecimento financeiro
  • Compras por impulso
  • Padrão de vida superior à sua realidade
  • Comprometimento de renda com despesas acima do recomendado
  • Endividamento
  • Desconhecimento da renda real
  • Dificuldade para cortar despesas e diminuir o consumo.

Seis dicas para economizar dinheiro todo dia

Para não fazer parte da estatística negativa que acabamos de apresentar, separamos seis dicas para você poupar dinheiro todo dia e melhorar a sua saúde financeira. Confira!

Use e abuse das listas

Quando você registra quais são as suas prioridades, a tentação de gastar mais do que o necessário diminui. Isso vale para as listas de supermercados e para as suas despesas de maneira geral.

Prefira programas caseiros

Sempre que possível, dê prioridade a programas caseiros. Um filme na casa de um amigo ou uma reunião para jogar conversa fora na sua residência. As opções de lazer gratuito, como exposições, praças e mostras ao ar livre também são formas de economia inteligente.

Evite fazer refeições fora de casa

A comida em restaurantes pode ser muito saborosa, mas também pesa no bolso, especialmente se for um hábito frequente. Por isso, priorize fazer refeições em casa ou faça uso de marmitas no trabalho. É algo simples, mas que funciona bem para poupar dinheiro.

Compre à vista e com desconto

Se você prestar atenção, sempre vai encontrar lojas com promoções. Caso realmente precise comprar algo, esse é o melhor momento para uma aquisição à vista e com desconto.

Estabeleça o dia zero

Um dia da semana, pelo menos, faça um pacto com você de consumo zero. Não abrir a carteira, nem que seja por 24 horas, já é uma economia e tanto.

Aposte no compartilhamento

Hoje em dia, quase tudo pode ser compartilhado. Bicicletas, ferramentas e ambientes de trabalho são alguns exemplos. Além de representar uma economia real, são uma alternativa de consumo sustentável. Assim, você não só vai juntar dinheiro, como também ajudar o planeta.

O que fazer com o dinheiro poupado?

Ao seguir as dicas para economizar dinheiro, a sua única preocupação vai ser o que fazer com o capital poupado. E boas opções não faltam.

Primeiro, você pode colocar em prática as suas metas financeiras. Comprar a sua casa própria, fazer aquela viagem com a família ou abrir o seu próprio negócio, por exemplo.

Outra saída é aplicar parte do seu capital em investimentos, que podem multiplicar o seu patrimônio, desde que seguidos alguns cuidados básicos e respeitando o seu perfil de investidor.

De todo modo, o dinheiro poupado servirá para garantir um amanhã muito mais seguro para você e sua família.

Por falar em planejar o futuro, você já parou para pensar como será a sua vida após a aposentadoria? Se ainda não, é bom começar não só a pensar, como também a fazer algo a respeito.

Investir em planos de previdência privada, por exemplo, pode ser uma ótima saída. Assim, parte do dinheiro que você juntar tem um destino garantido. Entre as alternativas disponíveis, estão os planos patrocinados oferecidos pela Onze, a primeira PrevTech do Brasil.

Com foco no público corporativo, nosso objetivo é disponibilizar soluções personalizadas, tanto para as empresas quanto para os profissionais. O nosso aplicativo oferece todo o suporte para que o usuário consiga acumular o patrimônio necessário no prazo estipulado. Sempre com ações customizadas e que se adequam ao perfil do cliente. 

Ficou interessado? Então, não perca mais tempo, acesse nosso blog, visite o site da Onze, entre em contato com nossa equipe e comece a planejar o seu amanhã agora mesmo!