Liquidez diária: o que é e como aproveitar

Por Redação Onze

Liquidez diária

O que é liquidez diária

Liquidez diária é a possibilidade de transformar um ativo financeiro em dinheiro no mesmo dia em que o investidor solicita o resgate. Portanto, uma aplicação pode ser vendida no momento desejado, o que permite maior flexibilidade a quem investe.

Aplicações com liquidez diária são indicadas para objetivos financeiros de curto prazo e se configuram como a melhor opção para criar uma reserva de emergência  – capital aplicado para usar em situações imprevistas. Dessa forma, dá para resgatar a aplicação imediatamente.

No conceito de liquidez, também é importante ressaltar o impacto do resgate na rentabilidade. A venda de ações pode resultar em dinheiro em apenas três dias úteis, mas a oscilação diária dos preços no mercado inviabiliza a bolsa de valores como uma aplicação de reserva de emergência.

Importância da liquidez diária

Conforme vimos, investimentos com liquidez diária são recomendados para a reserva financeira. E é justamente aí que reside a importância da liquidez: a possibilidade de resgatar o dinheiro a qualquer momento.

Quando falamos em investimentos, a reserva de emergência é um item indispensável. A recomendação é que ela seja equivalente a pelo menos seis meses do custo de vida e permaneça aplicada em ativos com altíssima liquidez. Por que isso acontece?

É que, ao ter um colchão financeiro, você elimina o risco de ter que resgatar aplicações sem liquidez, o que prejudicaria a rentabilidade e poderia levar o investidor à perda de dinheiro. Com a reserva, então, o investidor mantém aplicações de longo prazo intactas e aproveita a liquidez diária das demais aplicações para pagar as urgências.

Investimentos com liquidez diária

Depois de entender a importância da liquidez diária, é hora de descobrir as principais aplicações que oferecem essa vantagem. É o que você vai ver nos tópicos a seguir.

CDB com liquidez diária

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) com liquidez diária figura entre os títulos de renda fixa preferidos entre investidores. Trata-se de papéis emitidos por bancos com o fim de arrecadar fundos que serão usados em operações como empréstimos e financiamentos.

Em outras palavras, significa que você empresta dinheiro para o banco e recebe o valor acrescido de juros posteriormente. Os CDBs com liquidez diária permitem o resgate a qualquer momento, independentemente do prazo de vencimento dos títulos.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é formado por títulos públicos com rentabilidade indexada à taxa Selic, que mede a taxa básica de juros da economia. A liquidez dos papéis também é diária.

Em caso de venda antecipada, portanto, esses títulos são os que oferecem maior segurança entre aqueles que são negociados pelo governo no Tesouro Direto.

Fundos de Tesouro Selic

Outra opção são os fundos de Tesouro Selic. Com eles, é possível alocar recursos em diferentes ativos ao mesmo tempo, em uma única aplicação. E, a partir da liquidez diária, o investidor pode solicitar o resgate e ter acesso ao dinheiro no mesmo dia.

Outra vantagem dos fundos é que não existe diferença entre o preço de compra e o de venda  – o spread. Assim, na prática, desde o primeiro dia de aplicação o saldo é positivo.

Cuidado com o IOF em aplicações de liquidez diária

Mesmo com a liquidez diária, não é recomendado resgatar no primeiro mês as aplicações que acabamos de mencionar. O CDB com liquidez diária, o Tesouro Selic e os fundos de Tesouro Selic têm incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para resgates em menos de 30 dias.

Nesse caso, a alíquota de IOF segue a tabela regressiva, diminuindo conforme o tempo. Mas ela começa em percentuais agressivos: 96% para resgates em um dia. Na prática, a cobrança afeta demais a rentabilidade.

Mesmo assim, considerando o IOF elevado, as aplicações com liquidez diária valem mais a pena do que a poupança, que só remunera a cada 30 dias. Portanto, o caminho é não deixar o dinheiro parado na caderneta, e sim aplicado para render ao longo do período.

E então, compreendeu o que é liquidez diária e a importância de investir em aplicações com essa característica? Acesse o site da Onze e confira outros conteúdos exclusivos!