Livros sobre a bolsa de valores: nove obras para investir melhor

Por Redação Onze

Em busca de um livro sobre a bolsa de valores? Boa notícia: há vários clássicos e best-sellers que ampliam o conhecimento do investidor em renda variável. E com tantas opções, fica até difícil saber por onde começar.

Para ajudar na escolha, elaboramos este guia com nove dicas de livros da bolsa de valores. Você vai encontrar leituras para iniciantes no mercado de ações e para investidores que já têm certa bagagem na área. Curioso? Confira as dicas do artigo e aproveite.

Importância de livros sobre bolsa de valores

Livros sobre a bolsa de valores são grandes aliados na hora de investir. O mercado de ações é complexo e demanda embasamento para a negociação de ativos. 

Considere a leitura como uma forma de adquirir conhecimento, aprender com investidores mais experientes e conhecer dicas práticas.

A lógica aqui é a seguinte: quanto mais preparado você estiver, maior será a sua capacidade de minimizar riscos e aproveitar boas oportunidades.

Cinco livros da bolsa de valores para quem está começando

Se você ainda é iniciante na bolsa de valores, alguns livros contêm as orientações básicas para começar. Descubra nossas sugestões:

1. Ações comuns, lucros extraordinários – Philip Fisher

Um dos livros mais conhecidos na área de investimentos é o Ações comuns, lucros extraordinários (Saraiva Educação, 2017). Nele, Philip Fisher compila e explica o seu método para escolher e investir em ações na bolsa. Conceitos básicos do mercado acionário também estão incluídos na obra.

2. Bem-vindo à Bolsa de Valores – Marcelo Piazza

Em Bem-vindo à Bolsa de Valores (Novos Mercados, 2019), Marcelo Piazza explica os mecanismos por trás dos investimentos em renda variável e dá dicas úteis sobre vários tópicos, desde a escolha do home broker ideal para o perfil do investidor à participação da abertura de capital de novas empresas.

3. A fórmula mágica de Joel Greenblatt para bater o mercado de ações – Joel Greenblatt

Outro livro da bolsa de valores recomendado é A fórmula mágica de Joel Greenblatt para bater o mercado de ações (Benvirá, 2020). Aqui o investidor encontra dicas de investimentos na bolsa com foco no longo prazo e orientações para encontrar bons negócios a preços atrativos. É uma boa opção porque tem uma linguagem simples: ideal para quem está se familiarizando com os conceitos do mercado de ações.

4. Como enriquecer na Bolsa com Warren Buffett –  Mary Buffett e David Clark 

No livro Como enriquecer na Bolsa com Warren Buffet (Actual, 2018), os autores explicam as estratégias de um dos maiores investidores do mundo. O livro é dividido em duas partes: uma delas traz alguns segredos de Buffet para identificar as melhores empresas, e a outra tem foco em técnicas de investimentos mais robustas.

5. O jeito Peter Lynch de investir – Peter Lynch e John Rothchild 

Em seu livro escrito em colaboração com John Rothchild, Peter Lynch ensina técnicas para descobrir se uma empresa será bem-sucedida no futuro e traz insights para que investidores tenham uma carteira de investimentos com performance acima da média. O jeito Peter Lynch de investir (Benvirá, 2019) é um best-seller de finanças.