LTN: o que é, como aplicar e tudo que você precisa saber

Por Redação Onze

Letra Financeira do Tesouro

Quando o assunto é investir no Tesouro Direto, pode-se recorrer a diversas opções de títulos. Entre os principais disponíveis, está a LTN, que também é conhecida como Tesouro Prefixado.

Para aproveitar o que essa alternativa tem a oferecer, é essencial conhecer suas características e como fazer para aplicar. Considerando isso, venha conferir as dicas essenciais!

Quais são os títulos do Tesouro Direto?

Na hora de investir em títulos públicos, você terá acesso a várias opções, e cada uma é mais indicada para uma situação. A seguir, veja quais são as principais alternativas!

LTN (Tesouro Prefixado)

A Letra do Tesouro Nacional, ou LTN, também é conhecida como Tesouro Prefixado. Esse título estabelece um valor fixo de juros, mais uma taxa referencial para o período de aplicação.

LFT (Tesouro Selic)

A Letra Financeira do Tesouro, ou LFT, é chamada de Tesouro Selic. É do tipo pós-fixada e rende de acordo com a Selic, a taxa básica de juros da economia.

NTNB (Tesouro IPCA+)

A Nota do Tesouro Nacional, ou NTNB, é o Tesouro IPCA+. Também é pós-fixada e está atrelada ao IPCA, que é a taxa de inflação. O pagamento de juros ocorre de forma trimestral, e é de longo prazo.

NTNB Principal (Tesouro IPCA+)

O NTNB Principal é pós-fixado, atrelado ao IPCA e de longo prazo. A diferença é que o resgate acontece de uma só vez, ao final do período de aplicação.

O que é LTN (Letras do Tesouro Nacional)?

Como visto, a LTN é um tipo de aplicação do Tesouro Direto, conhecida por ter uma rentabilidade prefixada. Nessa modalidade, você saberá o quanto receberá ao final do contrato, de maneira antecipada.

Essa é uma alternativa interessante para investidores conservadores e que buscam segurança, ao mesmo tempo em que oferece potencial sobre bons resultados.

Quais os impostos incidentes sobre este investimento?

A LTN não está livre de impostos e, como isso interfere na rentabilidade, é preciso considerar os valores. O principal é o Imposto de Renda, que é cobrado segundo a tabela regressiva. Então, por quanto mais tempo você a mantiver, menores serão os custos. Veja os prazos:

  •     Até 180 dias: 22,5%;
  •     de 181 a 360 dias: 20%;
  •     de 361 a 720 dias: 17,5% e
  •     acima de 720 dias: 15%.

Também há cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) se o investimento for retirado antes de 360 dias.

Em relação às taxas, existe a taxa de custódia da Bolsa de Valores (B3) e a taxa de administração, que é fiscalizada pela instituição financeira.

Quais as vantagens de investir na LTN?

Escolher as Letras do Tesouro Nacional envolve alguns benefícios importantes e que justificam a decisão. A seguir, veja quais são todos os aspectos positivos associados a essa escolha!

Conhecimento da rentabilidade

Na hora em que assinar o contrato, você saberá exatamente o quanto vai receber ao final. Assim, não surgirão dúvidas sobre quais são os ganhos associados, como também não há risco de perdas.

Fluxo de investimento

Especialmente para quem começa a investir agora, essa é uma alternativa bem simples. Você investe o dinheiro e, no momento apropriado, faz o resgate de forma única. Isso simplifica o fluxo de investimento e potencializa os ganhos — ao contrário do que acontece com um rendimento semestral, por exemplo.

Favoráveis com economia estável

Quando a economia não passa por grandes flutuações, as taxas também não se alteram para cima ou para baixo. Com isso, a LTN oferece uma opção intermediária e com grande potencial de resultados.

Segurança no investimento

A LTN, principalmente, é uma alternativa bastante segura. Você terá previsibilidade, além da certeza de receber o que investiu mais o retorno, o que é ideal para investidores conservadores, moderados e para os arrojados que buscam diversificação.

E quais as desvantagens?

Assim como acontece em qualquer aplicação financeira, a modalidade apresenta alguns pontos desvantajosos, que devem ser considerados. Confira!

Compra com Selic e IPCA em alta

Se a taxa de juros e/ou a inflação estiverem em alta ou com potencial de crescimento, a LTN não é tão interessante. Se o objetivo for potencializar os ganhos, é melhor recorrer às alternativas pós-fixadas.

Resgate no vencimento

Para obter o ganho previsto em contrato, é imperativo esperar o momento do resgate. Se você decidir retirar o valor antes do vencimento, terá o título vendido ao preço de mercado, que poderá ser menor que a taxa.

Liquidez antecipada

Apesar de haver liquidez, como visto, ela pode gerar perdas em relação ao ganho inicial previsto. Dependendo do tempo, também pode fazer com que a cobrança de impostos seja maior.

É possível calcular a rentabilidade da LTN?

Como estamos falando do Tesouro Prefixado, a LTN permite calcular a rentabilidade antecipadamente. Você terá total visibilidade sobre qual será o valor obtido no momento do resgate.

Quais são os títulos de LTN disponíveis para compra?

Além da LTN “principal”, em que o resgate total acontece no final do período de contrato, há a chamada NTN-F. A Nota do Tesouro Nacional tipo F também é prefixada, só que permite fazer o resgate semestral de juros.

Quanto à LTN, existem diversas condições acordadas, tanto em relação ao prazo como sobre as taxas de rendimento.

Passo a passo para investir em LTN

Agora que você já conhece as principais características da LTN, é o momento de entender como aproveitar essa oportunidade. Veja o passo a passo:

1º passo

Encontre uma instituição financeira (banco ou corretora autorizada) para que seja possível fazer o seu cadastro e investir.

2º passo

Confira quais são os títulos disponíveis e suas condições, como prazo de vencimento e rentabilidade oferecida.

3º passo

Após escolher o título certo, transfira o valor que deseja aplicar nesse investimento para a instituição autorizada.

4º passo

Complete seu cadastro no portal do Tesouro Direto e acompanhe os investimentos.

Investir na LTN é uma alternativa que traz boas oportunidades para quem deseja ter segurança e retorno. Com essas dicas, você terá a chance de aproveitar tudo da melhor maneira.

Para ter sucesso com esse tipo de investimento, venha saber tudo sobre a aplicação em Tesouro Direto! Para acompanhar mais conteúdos como este, confira nosso blog!