Desenvolvimento pessoal: novas habilidades para concretizar suas metas

Por Redação Onze

Quem não quer trabalhar o seu desenvolvimento pessoal e se tornar alguém ainda melhor? A verdade é que estamos sempre em busca de crescimento, pois sabemos que ele nos move adiante. 

Na prática, no entanto, nem sempre é tão simples. Há uma série de obstáculos ou mesmo maus hábitos que atrasam a nossa evolução. Em consequência, nos afastam de ter uma boa saúde financeira e mental.

Para ajudar você nessa missão, preparamos um artigo recheado de dicas de desenvolvimento pessoal. Siga a leitura e descubra os atalhos para aprimorar habilidades e competências importantes para que seus sonhos se concretizem.

O que é desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal pode ser definido como um processo que nos leva a adquirir ou a potencializar habilidades e competências. Ele pressupõe sair do estágio em que você está hoje e atingir aquele que sempre sonhou. 

Para isso, no entanto, é preciso definir metas. São elas que vão permitir que você saiba exatamente para onde está indo e que possa reconhecer o sucesso quando, de fato, chegar lá.

Há quem busque melhorar a sua comunicação ou ainda quem queira superar medos antigos e irracionais para poder encarar novos desafios. As possibilidades são inúmeras: basta explorar cada uma delas diariamente. 

Por que se desenvolver pessoalmente?

Independentemente do caso, o importante é compreender o papel do desenvolvimento pessoal. Ele nos permite reconhecer que não somos perfeitos e que sempre podemos aprender algo novo.

Quando você entende, por exemplo, que tem dificuldades em lidar com os seus sentimentos, pode enxergar a importância de desenvolver a inteligência emocional. 

Além de se comunicar melhor com os seus colegas e familiares, isso também vai refletir na sua postura e decisões tomadas, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho. 

Como investir no desenvolvimento pessoal

Alcançar o desenvolvimento pessoal pode ter significados diferentes para cada pessoa. Ainda assim, existem alguns passos importantes, que podem ajudar qualquer um a chegar lá. Vamos saber quais são eles?

Invista em si mesmo

Às vezes, falta tempo para dar conta de tudo. Mas, mesmo diante da correria da rotina, é fundamental separar um momento para investir em você e naquilo que realmente pode fazer a diferença na sua vida

Pode ser para fazer um curso que sempre quis, aprender um novo idioma, ler um livro ou simplesmente meditar. O importante é identificar atividades que proporcionem bem-estar e a sensação de crescimento pessoal. 

Fortaleça os seus pontos fortes

Desenvolver novas habilidades é importante, mas isso não significa que deve deixar de lado aquelas competências que fazem parte de quem você é. Nada melhor do que ser reconhecido e se sentir prestigiado pelas qualidades que o identificam e que moldam a sua personalidade. 

Mantenha a mente aberta

Não limite as suas possibilidades por medo de errar ou por acreditar que nunca daria certo. Desenvolvimento também é se abrir ao novo e às possibilidades que ele pode oferecer.

Uma forma simples de fazer isso é abandonar as respostas automáticas e se questionar antes de responder que não gosta de uma comida ou que não frequenta um lugar específico. Sair da zona de conforto pode ser doloroso, mas também enriquecedor. 

Reflita sobre os seus erros

No lugar de apenas se culpar por um erro e remoer o que aconteceu, passe a analisar como poderia ter chegado a um resultado diferente

Além de evitar que o problema se repita, você também vai acumular aprendizados valiosos. Não é autoajuda ou dica motivacional, mas sim sabedoria em aproveitar o melhor das situações que fazem parte do passado e, portanto, já não podem ser alteradas. 

Identifique situações que causam tristeza e ansiedade

Há quem esteja sempre tão envolvido com os problemas alheios que mal consegue gerenciar as próprias angústias. Outras pessoas desenvolvem uma relação negativa com o dinheiro e acabam perdendo o controle financeiro.

Os dois casos, assim como tantos outros, revelam situações que causam tristeza e ansiedade, mas que, muitas vezes, são repetidas à exaustão. Aprender a identificar comportamentos que em nada agregam e que impedem você de crescer é essencial para virar a chave. 

Desenvolvimento pessoal x metas futuras

Falar em desenvolvimento pessoal é também projetar o futuro. Afinal, o crescimento alcançado dia após dia não só faz de você uma pessoa melhor, mas também mais preparada para atingir as metas traçadas. 

Então, a dica final é: não deixe de definir quais são os seus sonhos e de imaginar como ou em que lugar deseja estar daqui 1, 5, 10 ou 20 anos. 

Se o seu objetivo é ter segurança financeira para aproveitar a vida com mais leveza, por exemplo, é preciso pensar desde já na sua relação com o dinheiro. Uma forma eficiente de fazer isso é separar pequenas quantias mensais para investir em modalidades como a previdência privada.

A Onze, primeira PrevTech do Brasil, oferece planos de previdência para o público corporativo com o mínimo de burocracia. Nos planos patrocinados, tanto a empresa quanto os colaboradores podem contribuir mensalmente com valores pré-definidos, em uma prática conhecida como match. 

É mais vantagem para a empresa, que diminui os índices de turnover e atrai talentos, e também para o colaborador, que consegue se preparar para uma aposentadoria mais tranquila.

Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!