Melhores fundos multimercado: como encontrar e investir certo?

Por Redação Onze

Se você chegou até este artigo, é porque procura dicas para encontrar os melhores fundos multimercado para investir o seu capital.

Essa modalidade de investimento pode ser bastante interessante, principalmente para quem busca uma gestão ativa e estratégica para suas aplicações. Para saber mais sobre o tema e conferir dicas sobre os melhores fundos, continue lendo a seguir.

Melhores fundos multimercado: o que eles têm?

Na hora de escolher um fundo multimercado, o investidor deve analisar a sua situação financeira para entender qual é o papel que o seu patrimônio representa em seu orçamento.

Busque compreender se o que você tem poupado hoje atua apenas como uma reserva de emergência ou se já aplica seu patrimônio para gerar renda.

O ponto forte dos fundos multimercado aparece em momentos em que os juros baixos diminuem a rentabilidade de aplicações em renda fixa. Assim, torna-se mais interessante diversificar seus investimentos para a renda variável como forma de alavancar os ganhos.

Esse movimento, no entanto, deve ser muito bem calculado, já que junto da possibilidade de mais rendimento vêm também maiores riscos para a aplicação. Então, de maneira geral, é preciso analisar no caso a caso e decidir pelo melhor fundo de investimento a partir das suas necessidades financeiras.

Como funcionam os fundos multimercado?

Especialistas costumam dizer que os fundos de investimentos funcionam como condomínios, e essa explicação não está muito longe da realidade.

O investimento nessa modalidade é coletivo e reúne o patrimônio de diversas pessoas para aplicar em ativos de acordo com regras pré-definidas pelo grupo. A decisão de compra e venda fica, porém, por conta de um gestor profissional.

Sempre que o fundo tem uma rentabilidade positiva, os ganhos são divididos de maneira proporcional ao investimento de cada um.

Da mesma forma, desvalorizações nos ativos geram perdas que são proporcionalmente repassadas aos investidores.

Quatro dicas para escolher os melhores fundos multimercado

Ao chegar até aqui, você já entendeu o que são e como funcionam os fundos multimercado, certo? Essa é uma alternativa de aplicação que pode trazer ganhos relevantes para o investidor por meio de uma diversificação dos recursos.

Abaixo, reunimos quatro dicas preciosas para que você possa escolher o melhor fundo multimercado de acordo com seus objetivos.

1. Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para investir de maneira consciente e estratégica é passar por um planejamento ostensivo das suas decisões.

Antes de se comprometer com uma aplicação, busque entender como anda sua situação financeira e se este é o momento certo para se movimentar nesse sentido.

Aqui, faz sentido analisar se você precisa de um retorno rápido ou se, de repente, procura apenas uma aplicação para proteger sua reserva financeira da desvalorização.

Lembre-se: os fundos multimercado são investimentos mais arrojados para quem busca diversificar a carteira e aumentar os ganhos.

2. Analise o prospecto

Depois de se planejar bem e decidir que o investimento em fundos multimercado é o que você procura, é chegada a hora de analisar as opções disponíveis no mercado.

Para ter acesso a esse material, você deve ter uma conta aberta em uma corretora. Cada fundo de investimento vem com um informativo, chamado de prospecto, em que estarão descritas todas as regras do grupo.

Nesse momento, você deve avaliar o objetivo do fundo, sua política de investimento, as regras para o resgate, entre outros dados relevantes para sua decisão.

3. Avalie a rentabilidade

Além das informações técnicas e burocráticas, quem busca um fundo multimercado para aplicar seu capital também precisa analisar a rentabilidade.

Conferir o histórico de ganhos do grupo nos últimos seis ou doze meses é a única maneira de entender como ele tem se comportado no mercado.

Aqui, vale lembrar que, quando se trata de ativos de renda variável – que compõem grande parte da carteira dos fundos multimercado -, ganhos passados não são garantia de lucro no futuro.

Ainda assim, o histórico nos dá uma boa noção de como o fundo, por meio da sua gestão, tem se comportado e reagido às oscilações da economia.

4. Considere taxas e tributos

Por último, mas definitivamente não menos importante, quem está escolhendo entre fundos multimercado deve considerar as taxas e os tributos envolvidos na transação.

Podemos começar citando a taxa de administração, que é o valor cobrado pelo gestor de maneira proporcional ao investimento que foi feito.

Comum no multimercado, a taxa de performance aparece como uma compensação para o gestor sempre que os resultados excedem a expectativa – o valor varia de grupo para grupo.

Quando o assunto é tributação, os fundos têm incidência do IOF (para aplicações em até 30 dias) e do Imposto de Renda, de acordo com a tabela regressiva.

Como investir nos melhores fundos multimercado?

Quem procura os melhores fundos multimercado precisa se preparar e estudar bem o assunto para não cometer equívocos. Afinal, a definição da alternativa mais interessante depende muito dos seus objetivos para o investimento.

Antes de tomar uma decisão, certifique-se de escolher uma corretora de confiança e não deixe de ler as informações do prospecto com bastante atenção.

Assim, você garante que estará protegendo seu patrimônio da desvalorização, ao mesmo tempo em que assegura um bom rendimento.

Para ler mais sobre o mundo dos investimentos, fique ligado nas novidades do blog da Onze.