Como comprar e vender ações no mercado de balcão

Por Redação Onze

mercado de balcão

O mercado de balcão ou OTC, sigla em inglês para Over The Counter, é um ambiente onde a negociação de títulos e valores mobiliários se desenvolve de forma mais descentralizada se comparado ao que acontece na bolsa de valores.

Na verdade, as transações que acontecem no mercado de balcão são com produtos que não são negociados na bolsa de valores. Essa é uma característica de transição para empresas de menor porte, em comparativo com as grandes, que estão na B3.

No OTC, esses grupos menores têm um processo menos burocrático e custoso e estarão em uma espécie de vitrine para uma eventual próxima etapa.

Apesar de descentralizado, o mercado de balcão possui, sim, regras. Conheça quais são essas regulamentações e saiba como operar neste ambiente.

Quais os tipos de mercado de balcão

Como já dito anteriormente, existem algumas regras e modalidades que determinam o ambiente do OTC ou mercado de balcão. Por isso, é fundamental conhecer cada uma delas para saber das possibilidades de operação .

Mercado de balcão desorganizado

Atualmente é um mercado representado especificamente pelos agentes que fazem o papel intermediário nessa relação. Agentes, financeiras, bancos e sociedades que atuam na venda e revenda de valores compõem esse cenário.

Mercado organizado (SOMA)

No Brasil, o ambiente do mercado de balcão organizado tem a gestão auto-reguladora de uma instituição chamada Sociedade Operadora do Mercado de Ativos S/A (SOMA).

Estão presentes nesse ambiente as corretoras, bancos de investimentos, distribuidoras de valores mobiliários, entre outros agentes que formam esse mercado.

A SOMA é uma instituição produzida com base no mercado de balcão dos Estados Unidos, a Nasdaq, e que foi criada no Brasil em 1996, sendo comprada em 2002 pela B3. A marca hoje é conhecida como SOMA FIX.

Como operar no mercado de balcão

No caso do mercado organizado pela SOMA, a operação se dá, exclusivamente, pelo sistema chamado SOMAtrader, uma plataforma eletrônica que substitui a existência do pregão viva-voz.

Os clientes também possuem acesso a esse ambiente, por meio de uma plataforma chamada SOMAbroker, responsável pelo gerenciamento das ações de compra e venda desses ativos que fazem parte do mercado SOMA.

Existe, ainda, a possibilidade de negociação por meio de calls.

Além da opção do mercado organizado, é possível operar no mercado de balcão por meio dos agentes intermediários.

Solicite informações em suas corretoras e bancos para saber como funcionam as operações de compra e venda nos mais diversos ambientes. Uma dica importante é a de sempre optar por instituições confiáveis e sólidas, para ter segurança em todos os procedimentos.

Quais ativos negociados no mercado de balcão

Mas, afinal, o que pode ser comprado e vendido no mercado de balcão ou OTC? Existem algumas possibilidades e vamos tratar das principais a seguir.

Há, por exemplo, a possibilidade de negociar ações, debêntures e títulos de emissão de companhia aberta. Cotas de certificados de investimento audiovisual; de fundos de investimento fechado; títulos da dívida agrária emitidos pelo Tesouro Nacional, entre outros.

Quais as vantagens e desvantagens de operar no mercado de balcão

Como vantagens de operar no mercado de balcão, temos o fato de ser um ambiente mais livre do que, por exemplo, o da Bolsa de Valores.

Nesse sentido, a negociação acontece com base na lei da oferta e da demanda. Sendo que as corretoras e distribuidoras conectam pessoas que desejam comprar e vender seus ativos.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, principalmente nos dias de hoje, é que o ambiente OTC também é o mais indicado para o preço, velocidade e a  segurança na negociação de criptomoedas como o Bitcoin.

Como praticamente todas as possibilidades no mercado financeiro possuem dois lados, no âmbito das desvantagens, é sempre importante lembrar que o ambiente do mercado de balcão não possui a mesma rigidez da B3.

Apesar de organizações como a SOMA proporcionarem um ambiente mais controlado para as operações, é importante lembrar que na Bolsa de Valores, as empresas são obrigadas a cumprir normas, como instituir áreas de relacionamento com o investidor, adotar práticas de governança corporativa e demonstrar as finanças auditadas.

Isso não significa que o ambiente do mercado de balcão é uma terra sem lei – tanto que algumas empresas utilizam esse ambiente como uma transição para chegar até a B3.

No entanto, são informações que devem estar no conhecimento do investidor antes que ele faça a opção de qual caminho irá seguir. Quer saber mais sobre como negociar no Mercado de Balcão? Confira outros artigos sobre o assunto no site da Onze!