Mercado Fracionário: saiba o que é e como fazer seu investimento

Por Redação Onze

mercado fracionário

O que é mercado fracionário?

Como já comentamos, o mercado de ações padrão negocia apenas múltiplos de 100 ações. Assim, o investimento de capital para a compra se torna mais alto e pode dificultar muito para que novos investidores façam aplicações. Para contornar esse problema, muitas pessoas buscam ações de ações fracionárias.

Esse é um mercado, como o nome sugere, em que o investidor adquire frações de pacotes de ações, não tendo que seguir o lote mínimo de 100 para aplicar o capital. É possível, então, fazer investimentos com uma, duas, três, 99 ou qualquer outra quantidade de ações que desejar, aumentando as possibilidades para novos investidores.

A compra de uma ação é feita, normalmente, por meio do código de seu ticker, um conjunto de letras e número que representa a empresa que o vende. O ticker que representa a Ambev, por exemplo, é ABEV3, usado para a compra de uma ação no mercado padrão.

Ao decidir pela compra de uma ação fracionária de uma empresa, basta acrescentar a letra F ao final desse ticker, que indica a compra dentro desse mercado. Assim, ao comprar um conjunto de 10 ações da Ambev, você realiza a busca por meio do ticker ABEV3F.

Fracionário e comercial: como diferenciar os dois mercados?

O primeiro ponto importante é saber que esses dois mercados são independentes entre si. As cotas e liquidez de um, não dependem das regulações no outro, o que torna a oferta e procura de ações mecanismos diferentes em cada mercado.

Em geral, a liquidez do mercado fracionário é mais baixa, o que é causado por ser um mercado que representa um volume menor de ações. Isso torna a venda de ações em situação de urgência uma dificuldade, o que pode prejudicar investidores no curto prazo.

A volatilidade é outro ponto de divergência entre os dois. Como o fracionário é caracterizado por um número menor de negociações, sua volatilidade é mais alta. No mercado convencional é muito comum ver uma variação pequena de valores entre o custo de primeira ordem de compra, venda e negociação. Essa é uma situação que não se mantém no fracionário, que apresenta variações maiores.

Vantagens e desvantagens principais do mercado fracionário

Como todo tipo de investimento, o mercado fracionário exige analisar bem seus objetivos e expectativas para se tornar uma possibilidade de aplicação. Entender as vantagens e desvantagens que ele oferece é essencial para tomar essa decisão. Veja aqui as principais:

Quais as vantagens?

Existem três vantagens principais para investidores em ações fracionárias:

Menor capital inicial exigido

Como já mencionamos, esse mercado não exige a compra de um volume mínimo de ações, o que ajuda muito investidores iniciantes e com menos capital. É uma ótima forma de aplicação para quem deseja aumentar o patrimônio e, quem sabe, investir no mercado comercial no futuro.

Diversificação de carteira com segurança

Por poder comprar poucas ações para investimento, é possível aumentar a carteira de investimentos. Aplicar uma parte menor do seu capital é uma forma de sentir como são os rendimentos de uma ação, antes de fazer investimentos maiores. Assim, pode ser uma forma de ampliar os investimentos com menos riscos.

Benefícios a longo prazo

Para projetos de longo prazo, as ações desse mercado podem ser a aplicação ideal. Com uma liquidez menor, a rentabilidade no longo prazo se torna maior e menos arriscada, oferecendo maiores garantias para o sucesso do seu projeto de investimento.

E as desvantagens do mercado fracionário?

Sim, existem algumas desvantagens em escolher esse tipo de investimento. As duas principais são:

 

Liquidez

 

Como já mencionamos, a liquidez desse mercado é bem menor do que a do mercado comercial. Essa pode ser uma grande vantagem para investidores de longo prazo, mas traz diversos problemas para os de curto prazo. Assim, os rendimentos dessas ações em curtos períodos não são tão bons quanto os de uma ação integral.

Além disso, é necessário considerar os riscos de surgir a necessidade de uma venda de urgência. A venda de ações fracionárias é um grande desafio por sua baixa liquidez, sendo menos atrativas para compradores e demorando mais para serem negociadas.

 

Taxas 

 

Esse é outro grande problema a ser considerado. O mercado fracionário apresenta taxas aplicadas em cima do valor total do capital investido. Com baixa liquidez, isso significa que seu rendimento corre o risco de ser eliminado pelas taxas.

Se você faz o investimento nessas ações por meio de corretoras, só a taxa administrativa pode ser quase igual ao rendimento esperado, tornando essa uma péssima opção de investimento. Além disso, a taxa cobrada na aplicação não são as únicas. No momento da venda ela será cobrada novamente.

Vale a pena operar no mercado fracionário?

As desvantagens apontadas podem desestimular muitos investidores em escolher esse mercado para aplicar seu capital. Antes de eliminar a opção por completo, é importante destacar que cada caso é um caso. Ter prejuízos com as desvantagens apontadas vai depender do seu perfil de investimento e objetivos.

Como qualquer investimento, a aplicação feita no mercado fracionário tem seus pontos positivos e negativos. É possível aproveitar as vantagens desse mercado sem sofrer com suas desvantagens.

O fato de permitir comprar ações fora do limite mínimo de blocos múltiplos de 100 garante um leque de possibilidades. Claro, as taxas continuam sendo um problema, mas não é porque você vai investir em menos de 100 ações que não é possível ter um capital suficiente para garantir um rendimento acima do custo das taxas.

Seu projeto era de curto prazo? Tudo bem, nesse caso não tem jeito, o fracionário pode não ser a opção para que ele seja realizado. Ainda assim, pode ser uma forma de investimento de segurança, um plano b de longo prazo para compensar os riscos do investimento de curto prazo mais adequado para seu objetivo.

Vale a pena investir então? Isso depende. Estude seu caso, os riscos e possibilidades com calma. O que podemos dizer, com toda a certeza, é que existem reais possibilidade nesse mercado para quem se informa e decide com base em dados reais sobre as ações.

Quer saber mais sobre investimentos e fazer a melhor escolha na hora de aplicar seu capital? Descubra tudo o que precisa com os conteúdos da Onze Investimentos sobre o mercado financeiro, mercado fracionário e faça melhor escolha para alcançar seus objetivos.