Mindset financeiro: como focar o seu pensamento para conseguir ter uma vida mais próspera

Por Redação Onze

Mindset financeiro

O conceito de mindset está ligado à forma como enxergamos o mundo, à nossa mentalidade diante da vida e de seus desafios e à forma como costumamos pensar, ou seja, como nosso cérebro está configurado para raciocinar.

Especialistas de diversas áreas têm destacado que é essencial mudar o mindset para lidar melhor com uma série de desafios.

Na área das finanças não é diferente, sendo que a ideia de mudar o mindset financeiro está relacionada a lidar melhor com as finanças e a tirar um melhor proveito do que elas podem proporcionar.

O que é mindset financeiro

O mindset financeiro é a nossa mentalidade em relação às questões financeiras que enfrentamos em nossas vidas, a forma como lidamos com os desafios relacionados a ter uma melhor condição financeira ou a manter um nível financeiro satisfatório. 

Para compreendermos melhor, vamos dar um passo atrás. Em um dos livros mais influentes sobre o assunto, a psicóloga Carol S. Dweck afirma que existem dois tipos fundamentais de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento.

Para a autora, o mindset fixo, seja ele relacionado a qualquer assunto de nossas vidas, nos condiciona a responder a circunstâncias adversas e a fracassos de maneira fatalista, como se tais fatos apenas provassem que somos inaptos e que não há muito espaço para melhorar.

O mindset de crescimento, por outro lado, está relacionado a ver o fracasso e as dificuldades como oportunidades de crescimento, de lidar com algo que ainda não dominamos, mas que podemos nos esforçar para aprender.

Como o mindset acaba afetando nossas vidas

Um achado fundamental de Dweck, que traçou as bases para o conceito de mindset, é que a opinião que as pessoas adotam sobre si mesmas afeta, de forma profunda, como elas acabam levando suas vidas. Para ela, essa opinião pode “decidir se você se tornará a pessoa que deseja ser e se realizará aquilo que é importante para você”. 

O psicólogo norte-americano Robert Sternberg, tido por Dweck como “o guru da inteligência”, escreveu que o principal modo de aquisição de conhecimento especializado “não é alguma capacidade prévia e fixa, e sim a dedicação com objetivo”.

O conceito de mindset, portanto, tem uma ligação profunda com o atingimento de metas a partir da mentalização constante e positiva daquilo que se busca obter.

Isso significa que, para conseguir chegar a determinado objetivo, você não pode esperar que isso ocorra de forma passiva e que determinada meta seja alcançada por meio de ações esporádicas e sem um direcionamento adequado.

Existe a necessidade de criar uma estratégia que passa pelo condicionamento da sua forma de pensar e a sua conformação a um novo paradigma, que permitirá que você se dedique de forma mais eficaz e completa aos seus objetivos.

O que molda o mindset financeiro

Esse conceito tem exercido uma grande influência entre terapeutas, coaches e palestrantes motivacionais, que reconhecem a importância de lidar com o mindset como uma ferramenta fundamental na busca de melhores resultados financeiros.

É o caso da coach financeira e doutora em Finanças Comportamentais pela FEA-USP Rosi Donadio, que faz uma definição mais objetiva de mindset financeiro.

“Mindset financeiro é basicamente o que a pessoa pensa sobre o dinheiro, como ela julga as questões relacionadas ao dinheiro. Isso vai definir como ela lida com ele, porque o pensamento leva a um determinado tipo de sentimento, o sentimento leva à ação e a ação leva a resultados”, afirma. 

Para ela, os pensamentos das pessoas são moldados por três pilares básicos:

  • Crenças
  • Personalidade
  • Vieses comportamentais

Crenças

As crenças são aquilo que a gente aprendeu desde a primeira infância e que acaba influenciando até hoje a forma como a gente lida com o dinheiro. Essas crenças, que a gente chama de hereditárias, costumam ser as mais arraigadas”, afirma Donadio.

Um exemplo disso é a máxima “dinheiro não nasce em árvore”, que pode levar à ideia de que apenas com um esforço muito grande é possível conseguir dinheiro.

“Além das crenças herdadas da infância, existem as crenças sociais, que é aquilo que determinado grupo social com o qual você convive pensa sobre o dinheiro”, explica. 

Por fim, temos as próprias crenças pessoais, que podem decorrer de uma situação específica que você vivenciou e isso pode ter feito com que você olhasse para o dinheiro de determinada forma.

Personalidade

Esse segundo pilar trata, basicamente, da forma como a gente vê o mundo.

“A personalidade é moldada de diversas formas e pode atenuar ou amplificar algumas crenças que a gente tem”, afirma Donadio. “De forma geral, se uma pessoa tem uma personalidade que tende mais para o pessimismo, ela pode levar muito a sério a máxima ‘dinheiro não nasce em árvore’ e ficar presa em uma mentalidade de que só é possível ganhar dinheiro com muito sacrifício”.

Esse tipo de pessoa tende a trabalhar muito além do necessário porque não se acha digno de ganhar dinheiro caso trabalhe menos. Uma pessoa mais otimista, por outro lado, não daria tanta importância para essa crença recebida na infância.

Vieses Comportamentais

Os vieses comportamentais são características comuns à maioria das pessoas que têm que ser administradas na hora de tomar decisões, sobretudo financeiras.

Segundo a especialista, quando a gente tem qualquer decisão para tomar, temos um monte de informações ao nosso redor. Nosso cérebro, diante de tanta informação, não consegue analisar todos esses dados para chegar a uma decisão, então ele usa atalhos de pensamento

“A gente pega esses atalhos, simplifica a nossa forma de pensar, e acaba chegando a decisões nem sempre acertadas, cometendo erros. E esses erros acabam se repetindo quando ocorre uma outra situação parecida”. 

Um viés muito comum é a procrastinação, quando deixamos tudo para amanhã. Amanhã eu vou poupar dinheiro, amanhã eu vou gastar menos, amanhã eu vou pagar o que devo e assim por diante.

Também somos guiados pela busca do prazer imediato e adiamento da dor. O cartão de crédito, por exemplo, é o que mais satisfaz o ser humano, porque te dá o prazer de consumir hoje e a dor de pagar depois, diz a coach financeira.

Outro viés é o da escolha intertemporal, que nos leva a escolher o que é melhor para a gente no presente, deixando de considerar as consequências no futuro. Um exemplo desse viés é a clara dificuldade que muitas pessoas têm de poupar hoje em prol de uma aposentadoria mais tranquila.

Quando é preciso mudar o mindset financeiro

Se a sua vida financeira está estagnada ou você sente que não consegue controlar seu orçamento de forma adequada, esses são sinais claros de que é preciso mudar o seu mindset financeiro. A coach financeira aponta alguns questionamentos que devemos nos fazer com alguma frequência: 

  • Você está feliz com seus resultados financeiros?
  • Você está atingindo os seus objetivos?
  • Você está confortável com sua vida financeira no presente e com suas perspectivas para o futuro? Isso te dá uma sensação de conforto ou te causa preocupação? 
  • Você está endividado? 
  • Não está ganhando tanto quanto gostaria? 
  • Você está trabalhando só para pagar contas? 
  • Você não consegue poupar ou investir? 
  • Você está sempre adiando a realização dos seus sonhos porque nunca tem dinheiro suficiente? 

Caso você perceba que esses são questionamentos comuns no seu cotidiano, é preciso fazer um exame amplo e profundo de como o seu pensamento está condicionado e se auto analisar para entender como você mesmo acaba limitando o seu potencial ao criar uma opinião de si mesmo que impede que você alcance seus objetivos.

Como mudar o seu mindset financeiro

Na busca pela mudança do mindset financeiro, você precisa avaliar os pensamentos que você carrega consigo. Para Donadio, não existe fórmula mágica para realizar essa mudança.

“O que eu uso para conseguir obter melhores resultados é o chamado método de sete etapas. Primeiro, temos a questão do mindset financeiro, que é onde tudo começa e deve ser mudado. Em seguida, existem outras etapas que você precisa colocar em prática”, diz. 

Em primeiro lugar, é preciso realizar um exercício de autoconhecimento verificando suas crenças e os pontos da sua personalidade que não são muito interessantes quando o assunto é dinheiro. Você deve pensar também em quais vieses, quais erros comuns você vive cometendo nesse mesmo aspecto.

“Não é um botão de liga ou desliga, mas o primeiro passo é você se autoconhecer”, diz Donadio. “Você precisa ter coragem de se olhar no espelho, a fundo, e gastar um tempo com isso porque é algo importante que vai determinar o seu futuro.”

Para mudar o seu mindset e desmistificar o seu pensamento, é necessário colocar em prática as lições e ensinamentos até que o seu cérebro identifique os novos comportamentos como atividades que geram um bem estar futuro e acabe por incorporá-los como novos hábitos.

Segundo Donadio, isso envolve o processo de autoanálise e a descoberta das reações típicas diante de um processo de tomada de decisão.

“Uma vez identificado o que está errado, é preciso se policiar para não cair nos mesmos erros. Nem sempre as pessoas conseguem fazer isso sozinhas porque estão muito condicionadas a ver as coisas de determinada maneira, aí acabam precisando de ajuda profissional”, afirma ela.

  •  Clareza

Após se conhecer melhor, é preciso ter clareza, é preciso saber onde se quer chegar estabelecendo metas bem claras e definidas. Isso fará com que você tenha motivação, inclusive para vencer as tentações que você tem hoje, diz a especialista.

Em face de uma meta mais importante para o futuro, a tendência é que a gente passe a olhar com menos urgência para essas necessidades materiais mais urgentes e supérfluas.

  • Planejamento e estratégia

Outro ponto fundamental é o de planejamento e estratégia.

“Você precisa ter a estratégia correta para lidar com o seu dinheiro, e isso é uma coisa muito pessoal. Eu trabalho com o que chamo de raio-x financeiro em que a pessoa olha em todos os segmentos da vida financeira presente para daí ver como ela vai ficar no futuro”, diz Donadio.

  •  Ação

“Eu ensino uma ferramenta chamada de mapa financeiro, que é como você vai colocar em prática os seus planos, traçar o caminho para chegar aonde quer. Mas antes de traçar o seu objetivo é preciso saber onde estamos”, afirma a coach financeira.

  • Foco no futuro

A quinta etapa é o foco no futuro, ou seja, como você vai focar na sua tranquilidade financeira, como você vai investir aquele dinheiro a mais que conseguiu ao colocar em prática as etapas anteriores.

  • Comprometimento e Recompensa

A sexta e a sétima etapas, segundo Donadio, vão permear todo o caminho na busca pela mudança do mindset financeiro. Elas se chamam comprometimento e recompensa.

“Comprometimento é o quanto você está investindo naquele objetivo de fato, sendo que para obter resultados relevantes você precisa ter uma constância, aquilo tem que se tornar um hábito na sua vida. Para ter atenção ao que você pensa, como você age, ter as ferramentas para colocar seus planos em ação, manter o seu mapa financeiro é preciso ter um comprometimento”, diz ela. 

Como é preciso estar realmente envolvido com a mudança do seu mindset financeiro desde o início, o comprometimento é algo que precisa te acompanhar durante toda a sua trajetória de mudança.

A recompensa, por sua vez, está ligada ao fato de você não poder cortar os benefícios que conquista com a boa gestão do seu orçamento. Isso não significa que você tem que gastar muito com recompensas para si mesmo, mas criar formas de obter alguma recompensa ao longo do caminho.

“Se o caminho não tiver nenhuma recompensa, você pode desistir antes de chegar lá”, afirma Donadio.

Programar aquela viagem que você sempre quis fazer, levar um parceiro (a) para um jantar sofisticado e dedicar parte de seus rendimentos a um hobbie são exemplos de recompensas que pessoas em busca de uma melhor saúde financeira podem (e devem) se permitir.

A mudança do mindset financeiro, portanto, envolve tanto um planejamento e a criação de metas e objetivos para o futuro como o despertar imediato para ação, para a conquista de recompensas para você sentir que está no caminho certo e para, ao fim do processo, colocar a sua vida financeira nos eixos.