Modelagem financeira: saiba como esse método pode beneficiar seu investimento

Por Redação Onze

A modelagem financeira é um conjunto de técnicas empregadas capaz de criar um modelo matemático para prever o desempenho de um ativo financeiro por um determinado período de tempo e em diferentes cenários.

Essa abordagem é fundamental para atrair capital e demonstrar todo o potencial que a sua empresa tem para os investidores. Isso porque, diante de uma boa projeção, eles provavelmente ficarão mais interessados no seu negócio.

Mas a modelagem financeira pode ser aplicada em diferentes áreas do mundo dos negócios e das finanças pessoais. Veja a seguir. 

O que é modelagem financeira?

De forma simples, a modelagem financeira é uma análise capaz de fazer projeções sobre um determinado tipo de investimento diante de diferentes cenários. Para isso, é feita a construção de um modelo que seja capaz de representar a situação atual e um ou mais cenários hipotéticos. Depois disso, é feita a comparação entre eles.

Ela pode ser aplicada não apenas em empresas, mas também em qualquer tipo de investimento, como uma carteira de investimentos, ações, aplicações financeiras, diversas áreas de uma empresa e até mesmo em finanças pessoais. 

Falando assim, fica fácil entender porque a modelagem financeira é uma poderosa ferramenta que os investidores e empresários possuem à disposição. Afinal de contas, ela é fundamental durante o processo de tomada de decisões para a melhor aplicação do seu capital.

Como a modelagem financeira é feita?

O processo é bastante simples. A modelagem financeira pode ser feita por meio de softwares especializados, bem como planilhas de Excel. A vantagem das planilhas é que elas podem ser personalizadas, deixando a sua modelagem padronizada como quiser. Por outro lado, os softwares podem ser capazes de fazer análises mais complexas e que tenham um maior número de variáveis. 

Para ficar mais fácil de entender como a modelagem é feita, vamos dar dois exemplos práticos.

No nosso primeiro exemplo, vamos falar de finanças pessoais. Imagine que você esteja considerando a possibilidade de vender o seu carro e utilizar serviços de aplicativos para se locomover entre um compromisso e outro do dia a dia. 

Para saber se realmente vale a pena fazer a troca, será necessário efetuar alguns cálculos de dois cenários distintos: a vida com o carro e a sua vida sem o carro.

No primeiro cenário, você deverá considerar todos os gastos que você tem com o seu carro, tais como: estacionamento, combustível, seguro, IPVA, seguro obrigatório, estacionamento, possíveis manutenções e tempo de deslocamento. 

Já no segundo cenário, você deverá calcular quanto você gastaria com os aplicativos para fazer todos os deslocamentos necessários. Agora que você já fez a análise desses dois cenários, é hora de fazer a comparação entre eles e ver qual será mais vantajoso para o seu bolso e estilo de vida. Pronto, essa é uma modelagem financeira que pode ser aplicada à sua vida pessoal. 

Com as empresas, essa análise funciona de modo muito semelhante. Imagine que você quer atrair um investidor para o seu negócio. Você deverá, então, criar dois cenários: no primeiro, sem o investimento e, no outro, com o investimento. 

Assim, quando for conversar com o investidor, poderá mostrar o que irá acontecer com a sua empresa com o dinheiro extra, onde ele será investido e quais serão as projeções de crescimento e lucro que a empresa terá a partir do aporte financeiro.

Para que serve?

A modelagem financeira pode ser utilizada em diversas áreas do mundo das finanças. Entretanto, o seu uso pode ir além disso. A seguir, vamos dar alguns exemplos de outras áreas em que ela pode ser aplicada:

  • Arrecadação de capital e outros recursos para a empresa;
  • Comparação de ativos, como ações em bolsa de valores para saber qual poderá ser mais lucrativo;
  • Aquisição de negócios ou participação em sociedades;
  • Expandir a área de atuação da empresa, seja por uma nova filial, loja ou mesmo atuação no mercado internacional;
  • Previsão orçamentária para o ano, semestre ou trimestre;
  • Comparação entre empresas de um mesmo setor para saber em qual vale a pena investir o seu dinheiro;
  • Analisar o desempenho das ações em detrimento de eventos futuros.

O que ela influencia na prática?

A modelagem financeira é uma análise que irá auxiliar os empresários e investidores na tomada de decisão. Ela pode ser encarada como uma espécie de bússola que indica o caminho. Entre esses processos, é possível destacar:

  • Mostrar valor da empresa: com uma modelagem bem feita e mostrando que a perspectiva para o futuro é que a empresa cresça e dê lucro, fica bem mais fácil de conseguir convencer o investidor a aplicar o dinheiro no seu negócio;
  • Avaliar estrutura e dinâmica da empresa: é possível fazer a modelagem com diferentes modificações na empresa e comparar com o cenário atual, para ver qual deles é mais vantajoso;
  • Fazer gerenciamento de riscos: permite avaliar a abertura ou fechamento de uma nova unidade, se vale a pena investir em novos equipamentos, adquirir novos bens, entre outros;
  • Avaliar a sustentabilidade das mudanças: algumas mudanças podem ser vantajosas em um primeiro momento, mas trazer prejuízos em longo prazo. Com a modelagem financeira, é possível fazer a projeção por longos períodos e saber se realmente vale a pena fazer o investimento ou não;
  • Alocação de capital: onde é melhor manter o seu capital, se em projetos mais custosos, com maior previsão de crescimento etc.

Um exemplo prático em que a modelagem financeira pode ser utilizada é quando uma empresa pretende abrir o seu capital na bolsa de valores. Esse processo é chamado de IPO (lançamento de ações no mercado primário).

Dessa forma, antes de realmente oferecer as ações na bolsa de valores, o banco de investimento responsável pelo processo de IPO poderá fazer ou solicitar uma modelagem financeira. Nesse caso, a modelagem será focada em diferentes cenários de interesse dos investidores em adquirir as ações e de quanto eles estariam dispostos a pagar por elas.

Vale ressaltar ainda que, apesar de ser uma ferramenta muito útil para o empresário e investidor, ela é apenas capaz de fazer uma projeção. Ou seja, ela traz elementos concretos para que a tomada de decisão seja mais acertada. A modelagem financeira não é nenhuma bola de cristal e nem capaz de prever o futuro, mas auxilia muito na gestão de uma empresa.

Fique de olho no blog da Onze Investimentos para ter mais dicas de gestão financeira de empresa, previdência complementar, finanças pessoais e de como investir melhor o seu dinheiro.