Naturgy: o que é, história e principais atividades

Por Redação Onze

Quer conhecer a história da Naturgy e os serviços que ela oferece atualmente? Então você chegou ao lugar certo. 

Antes de investir na empresa na bolsa de valores, é preciso entender mais detalhes sobre ela. Entre os serviços que a companhia oferece estão distribuição de gás natural, assistência técnica para equipamentos a gás, instalação de equipamentos e pacotes de serviços variados. 

Siga com a leitura para saber mais sobre a Naturgy.

O que é a Naturgy

Naturgy é uma empresa espanhola de serviços de gás natural e energia elétrica fundada em 1843 e que tem sede administrativa em Barcelona. O processo de internacionalização teve início em 1992, quando a companhia adquiriu ativos em Buenos Aires, na Argentina. 

Cinco anos mais tarde, ocorreu uma expansão para outros países da América do Sul, incluindo o Brasil. Atualmente, a Naturgy se configura como a maior distribuidora de gás do país. A empresa atende a 71 estações de regulagem em postos de gás natural veicular (GNV). Além disso, hoje a multinacional atua em mais de 30 países ao redor do mundo.

História da Naturgy

No Brasil, a Naturgy foi implementada inicialmente em março de 1854 no Rio de Janeiro. À época, a empresa tinha o nome de Companhia de Iluminação a Gás, a Ceg. Em 1997, a companhia foi privatizada, tendo como operador técnico o Grupo Gás Natural. 

Mais tarde, em 2009, o grupo se fundou com a Unión Fenosa, quando ampliou a área de atendimento. A fusão deu origem ao Grupo Gás Natural Fenosa. Por fim, em 2018, a companhia passou a se chamar de Naturgy.

Já a atuação da companhia em São Paulo teve início em 2000. Nesse ano, a empresa ganhou licitação da Comissão de Serviços Públicos de Energia (CSPE) do Estado de São Paulo a fim de implementar os serviços de distribuição de gás. Na região, já foram investidos quase R$ 1 bilhão em infraestrutura, de acordo com dados da empresa.

Atividades da Naturgy

Depois de conhecer a história da Naturgy, é hora de conhecer as atividades da companhia. Descubra nos tópicos a seguir:

Distribuição de gás

A principal atribuição da Naturgy é a distribuição de gás natural. No Brasil, a companhia controla três distribuidoras: duas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo. A partir delas, atende mais de 1 milhão de clientes. A distribuição e a comercialização são feitas a partir da aquisição de gás natural da Petrobras.

Hoje a Naturgy atua em cinco diferentes segmentos: residências, comércios, indústrias, geração térmica e postos de gás natural veicular (GNV).

Serviços

A Naturgy também presta serviços variados. No Rio de Janeiro, são disponibilizadas atividades como verificação de leitura, reativação de ponto para novo morador, religação por pagamento e retirada de medidor para suspensão de fornecimento de gás.

Já em São Paulo, os serviços incluem assistência técnica de aquecedores e fogões, reparo em vazamentos de água, emergência e garantia de equipamentos. No site, é possível conferir os números de telefone para solicitar os respectivos serviços.

Venda de produtos

No Rio de Janeiro, a Naturgy também oferece soluções variadas. Uma delas é o Kit GNV: a instalação de gás no veículo, evitando danos ao motor e reduzindo os custos com combustível. Serviços técnicos de gás também são disponibilizados:

  • Instalação de equipamentos
  • Conversão de equipamentos
  • Construção de instalações internas
  • Verificação preventiva e corretiva
  • Aplicação de resina.

Oferta de pacotes domiciliares

Também é possível adquirir pacotes domiciliares com a Naturgy. Há três opções disponíveis por meio das quais o cliente tem acesso a serviços como assistência e consertos em casa, dependendo da modalidade escolhida. São elas:

NatGas

O pacote NatGas dá acesso à verificação preventiva e corretiva de equipamentos e instalações internas a gás natural. A mão de obra é feita por uma equipe técnica especializada, e você tem acesso a benefícios como melhor desempenho dos aparelhos a gás e detecção de possíveis escapamentos.

NatLar

O NatLar cobre mão de obra para manutenção e consertos de diversos itens de casa. O cliente tem acesso a serviços como chaveiro, eletricista emergencial e encanador, por exemplo. As vantagens incluem garantia de três meses pelos serviços e facilidade de pagamento direto na conta de gás.

NatCombo

Por fim, o NatCombo é o pacote completo, que reúne as funcionalidades dos dois planos citados acima.

E aí, gostou de conhecer a Naturgy e os serviços oferecidos? Agora você já tem um embasamento maior se quiser investir na empresa com segurança. 

Se você gostou das dicas do artigo, compartilhe. Aproveite para ler outros conteúdos exclusivos do blog e aprender mais sobre o universo de investimentos.