Nômade digital: o que é e como ser um (guia)

Por Redação Onze

nomade digital

Viajar é um desejo em comum entre várias pessoas. Algumas levam esse hobby tão a sério que transformaram as viagens em profissão. E não estamos falando dos guias de turismo. O assunto de hoje é sobre um novo profissional, o chamado nômade digital.

Pessoas que cansaram dos espaços tradicionais de trabalho ou ainda estão na faculdade já estão de olho nesse estilo de vida, em que conhecer novos lugares e ser o próprio chefe é uma prioridade.

Se você se identifica com essa situação, preparamos um guia para te contar tudo o que você precisa saber sobre nomadismo digital. Acompanhe!

O que é ser um nômade digital?

O nômade digital é o profissional que utiliza a tecnologia para trabalhar de forma remota, no famoso estilo home-office. Ou seja, essas pessoas não precisam cumprir a carga horária em um local fixo de trabalho: os recursos tecnológicos permitem que as tarefas sejam realizadas em qualquer lugar do mundo, desde que haja internet.

Engana-se quem pensa que basta fazer as malas e sair pelo mundo afora sem rumo, aproveitando as belas paisagens e refletindo sobre a vida. Chamamos isso de ano sabático, bem diferente do nomadismo digital.

É preciso ter a consciência de que esses profissionais trabalham muito, pois a remuneração está de acordo com a produtividade. 

Como tudo nessa vida, há seus ônus e bônus. Muitas vezes, você vai se deparar com períodos em que deve se esforçar mais do que o seu colega que tem aquele emprego convencional. No entanto, isso pode estar acontecendo em Paris ou Nova Iorque.

Vale a pena ser um nômade digital?

Ser um nômade digital não é para qualquer um. É preciso organização, planejamento e força de vontade. Conheça algumas histórias e avalie se vale a pena para você:

  • Laís Schulz

Criadora de conteúdo, fotógrafa e redatora, ganha a vida por meio da fotografia, dicas de viagem e palestrando sobre desenvolvimento pessoal;

  • Jodi

Abandonou a carreira de advogada para escrever guias detalhados sobre a alimentação ao redor do mundo;

  • Matt

Transformou sua experiência de viajar gastando pouco em um best seller produzido por um dos jornais mais famosos do mundo, o New York Times;

  • Marcus Lucas

Um empreendedor digital que viaja o mundo enquanto acompanha seus investimentos;

  • Patrícia Figueira e Vinícius Teles

Considerados um dos primeiros casais influencers do Brasil a usarem a internet e divulgação em blogs para ganhar dinheiro. Atualmente, viajam palestrando sobre a experiência de viverem como nômades digitais;

  • Chris Dodd

Trabalha como freelancer na produção de conteúdos educativos, e faz isso viajando pelo mundo.

  • Bruno Picinini

Divulga seus métodos para ajudar profissionais, empreendedores e microempresários a ganhar dinheiro pela internet. Com isso, é autor de um best seller publicado pela Revista Veja.

Como ser um nômade digital?

Ficou inspirado para seguir a carreira como nômade digital? Veja como se preparar para abraçar esse estilo de vida.

1. Trabalhe como freelancer nas horas vagas

Antes de jogar tudo para o alto e se tornar um nômade digital, comece a prestar alguns serviços como freelancer em seu tempo livre.

Utilize o dinheiro recebido nesses trabalhos para fazer uns investimentos que possam render algum lucro. Assim, você tem como bancar a primeira viagem e se sustentar no início dessa jornada. Além disso, adquire experiência e pode fechar valiosos contratos.

2. Elimine suas dívidas

A fatura do cartão ainda está alta, você está pagando as parcelas da sua moto ou alguma dívida que ficou para trás? Trate de reduzir esses gastos ou eliminá-los de vez.

O dinheiro recebido deve ser o suficiente para que você possa viver com um certo conforto, continuar as suas viagens e fazer alguns investimentos. Se você se jogar no mundo com algumas pendências, o risco de se enrolar em contas e ter que voltar antes da hora é grande.

3. Decida o primeiro destino com cautela

Não vá com muita sede ao pote, escolhendo um destino com um custo de vida elevadíssimo ou com uma língua que você não conhece. As primeiras viagens são para que você comece a adquirir experiência e estabelecer uma boa rede de contatos.

Elabore um planejamento estratégico considerando locais de fácil acesso, com uma boa oferta em empresas ou demanda dos serviços prestados por você e baixo custo de vida. Com o passar do tempo, o seu roteiro pode ficar mais ousado, porém, a princípio, aja com cautela.

4. Faça um seguro de viagem

Em algumas cidades do Brasil, o SUS funciona muito bem, mas não é assim no país inteiro e muito menos em outros lugares do mundo.

Contrate um bom seguro de viagem, com cobertura completa e previna-se de possíveis problemas, facilitando o atendimento emergencial. Afinal, a gente nunca sabe quando pode ficar doente.

Agora que você já sabe tudo sobre como ser um nômade digital, comece a estudar. Quanto mais tempo você passar pesquisando e organizando a sua vida antes de partir, melhor.

Para isso, aproveite para conferir as dicas da Onze sobre as estratégias para juntar dinheiro.