NTN-B: o que é e como funciona esse título do Tesouro Direto?

Por Redação Onze

ntn-f

O Tesouro Direto permite que pessoas físicas adquiram títulos da dívida pública e “emprestem” para o governo. Em troca, há o pagamento de rentabilidade. Entre as diversas opções, há a NTN-B.

Essa versão costuma causar dúvidas, mas, na verdade, traz boas oportunidades para o investidor certo. Para saber se essa é a escolha certa para o seu bolso, confira tudo sobre o tema!

O que é a NTN-B?

Sigla para Nota do Tesouro Nacional tipo B, a NTN-B é um tipo de título público do Tesouro Direto. Trata-se de uma opção de renda fixa, com retorno pós-fixado e atrelado à taxa de juros semestrais. Além do resgate ao final do contrato, tem retorno semestral.

Qual a diferença entre NTN-B e NTN-B Principal?

Apesar de apresentarem a nomenclatura semelhante, NTN-B e NTN-B Principal são distintas. O primeiro tipo é o Tesouro IPCA com juros semestrais, ou seja, com resgate que acontece a cada semestre. Já a NTN-B Principal é o Tesouro IPCA+, que é do tipo pós-fixado e rende de acordo com a inflação.

Quais as principais vantagens desse investimento?

A NTN-B é uma alternativa interessante para boa parte dos investidores e, por isso, tem se popularizado. Venha descobrir os motivos desse destaque!

Data de vencimento

Para garantir ganhos adequados ao longo do tempo, a NTN-B é emitida em médio e longo prazo. Com isso, você tem uma boa opção para investir com segurança no futuro em 20 ou 30 anos.

Rentabilidade

Como acompanha diretamente a inflação, esse título não perde valor de compra e conquista boa rentabilidade. Por causa do longo prazo, inclusive, é possível acumular ganhos realmente interessantes.

Cupons de rendimento

Por ter juros semestrais, a NTN-B tem como vantagem a obtenção de cupons de rendimento. Isso evita que você tenha que esperar o vencimento para resgatar e melhora o fluxo de aplicação.

Baixo investimento inicial

Além disso, é uma alternativa que não exige mais que R$ 30,00 para começar. Como consequência, é especialmente acessível, sem mobilizar tanto capital de uma vez.

Segurança

Em relação à segurança, trata-se de um investimento de renda fixa, e o risco de o governo não pagar é baixo. Portanto, é ideal para aliar retorno e proteção.

E os riscos?

Mesmo assim, existem alguns riscos atrelados à NTN-B, e é preciso ficar ciente deles antes de aplicar. Pensando nisso, confira quais são os pontos de destaque.

Volatilidade da inflação

No Brasil, a inflação tem uma variação considerável de um ano para o outro e, às vezes, entre cada mês. Isso diminui a previsibilidade sobre o investimento e potencialmente impacta seus resultados.

Risco de mercado

Por ser de longo prazo, as oscilações de valores são maiores. Com isso, o risco de mercado é maior — embora seja amenizado por garantir rendimento equiparado à inflação.

Qual a rentabilidade do Tesouro Direto?

O Tesouro Direto, no geral, tem rentabilidade prefixada ou pós-fixada. No caso da NTN-B, a possibilidade de ganhos depende apenas da movimentação do IPCA. Com a inflação mais alta, os ganhos também são maiores.

Como funcionam as aplicações em NTN-B?

Nesse tipo de aplicação, o Tesouro Nacional emite títulos da dívida pública com prazos longos, como o vencimento em 2 ou 3 décadas. Os investidores oferecem os recursos, que passam a render de acordo com o IPCA mensal.

Ao longo dos semestres, surge o pagamento de juros referentes ao período. No final do contrato, ocorre o último resgate.

Existem taxas e impostos sobre esse investimento?

A rentabilidade também é afetada por possíveis tributos e taxas associadas. Por isso, veja quais são os valores que deverão ser pagos!

IOF

O Imposto sobre Operação Financeira (IOF) só é cobrado quando o título é resgatado em 29 dias ou menos. Como a opção é de longo prazo, é comum que não haja a sua incidência.

Taxa de Custódia

A taxa de custódia incide sobre todos os títulos do Tesouro Nacional e representa uma pequena porcentagem do valor. Ela é paga para garantir a manutenção dos títulos na Bolsa de Valores (B3).

IR

O Imposto de Renda da NTN-B é cobrado segundo a tabela regressiva. Veja quais são as alíquotas, em relação ao tempo de investimento:

  •     Até 180 dias: 22,50%;
  •     de 181 a 360 dias: 20%;
  •     de 361 a 720 dias: 17,50%; e
  •     acima de 720 dias: 15%.

Quando a NTN-B é um bom investimento?

A NTN-B é uma excelente escolha para quem busca segurança, e é um rendimento mais interessante que o da poupança, por exemplo. É especialmente recomendada para quem tem foco no médio ou longo prazo, como quem deseja se planejar melhor para a aposentadoria.

Passo a passo para investir em NTN-B

Investir no Tesouro IPCA com juros semestrais é possível com apenas algumas etapas. Na sequência, descubra o que fazer!

1º passo

Selecione uma corretora ou um banco que tenha esse investimento disponível.

2º passo

Compare as condições oferecidas, como facilidade de aplicação e se tem a cobrança de taxa de administração.

3º passo

Defina o quanto deseja investir e transfira o valor para a sua conta na instituição, de modo a aplicá-lo nos títulos.

4º passo

Faça o cadastro no Portal do Investidor e acompanhe o desempenho da sua aplicação ao longo do tempo.

A NTN-B é uma opção com rentabilidade pós-fixada, com pagamentos semestrais e que oferece segurança no longo prazo. Com o investimento adequado, é possível aproveitar a oportunidade.

Para não ter mais dúvidas, aproveite e descubra como investir no Tesouro Direto!