O que é DRE e para que serve esse relatório contábil

Por Redação Onze

DRE

O que é DRE

O DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) nada mais é do que um relatório para apontar todas as operações realizadas pela instituição. Nele se encontram as receitas, despesas, custos, investimentos, provisões e qualquer informação que evidencie o resultado líquido da empresa, dentro de um determinado período. O DRE deve ser realizado uma vez ao ano, obrigatoriamente. No entanto, é facultativo às empresas fazer o DRE mensal para fins administrativos ou dos gastos fiscais.

Para que serve o DRE

A estrutura do DRE permite que os gestores tenham uma visão geral dos resultados do exercício da empresa. A partir disso, é possível extrair dados relevantes, como:

  • o total de despesas da instituição,
  • todos os custos envolvidos na compra de produtos ou serviços,
  • o lucro total que a empresa teve com suas operações,
  • o nível de endividamento em que se encontra,
  • a incidência dos impostos sobre cada produto.

Assim, também é possível deliberar sobre estratégias a serem adotadas.

Como deve ser montado o DRE

De acordo com o artigo 187, mais especificamente na Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404, de 1976), há regras sobre a forma como o DRE deve ser estruturado pelas empresas. De acordo com os termos, o DRE deve apresentar:

  • As despesas financeiras, despesas com vendas, as despesas gerais e administrativas, deduzidas das receitas, e quaisquer despesas operacionais;
  • A receita bruta das vendas e serviços, os abatimentos, as deduções das vendas e os impostos;
  • O resultado do exercício antes do Imposto sobre a renda;
  • O lucro total ou prejuízos, outras despesas e outras receitas;
  • O lucro ou o prejuízo líquido do exercício, e o montante por ação do capital social;
  • As participações de empregados, administradores, debêntures e partes beneficiadas, ainda que em forma de instrumentos financeiros, de fundos de assistência ou de instituições, ou ainda, previdência de empregados (que não necessariamente se caracteriza como despesa).

Como ler o DRE e por que é importante saber analisar um DRE nos investimentos

No DRE, o correto é sempre verificar se os resultados têm se mostrado positivos (lucro) ou negativos (prejuízo), e se os números estão de acordo com o esperado. O uso do DRE é de muita importância, já que vender não necessariamente significa que a empresa está alcançando bons resultados. Ou seja, o DRE é uma forma de avaliar a viabilidade do negócio.

Utilizar uma análise vertical permite detectar quais os maiores custos, bem como se o que está sendo feito resulta em prejuízo. Dessa forma, é possível descobrir quais variáveis estão sendo determinantes para o desempenho, positivo ou negativo     .

Outra maneira de ler o DRE é em comparação com outros relatórios, de períodos anteriores. Dessa forma, o gestor acompanha a evolução dos lucros ao longo dos meses (ou até anos). Também é possível verificar a variação de despesas e da receita, o que ajuda a ter clareza sobre a real situação da empresa.

O que é DRE: Acompanhe tudo sobre investimentos com a Onze

Com a Onze, além de compreender o que é DRE, você tem acesso aos mais diversos conteúdos sobre investimentos, além de ter a possibilidade de utilizar ferramentas para acompanhar o desempenho das suas aplicações. Navegue pelo site para conhecer os serviços da Onze e ter acesso aos conteúdos sobre investimentos.