O que são juros e qual sua importância na economia?

Por Redação Onze

Por serem capazes de impactar a vida financeira, é fundamental saber o que são juros, quais são os seus diferentes tipos, para que eles servem e qual é a sua importância para a economia.

Ao contrário do que alguns podem pensar, essas informações não são relevantes apenas para especialistas em finanças, mas para qualquer pessoa que esteja em busca de fazer as melhores escolhas quando o assunto é o seu dinheiro.

Interessou-se pelo assunto? Então, confira até o final o artigo que preparamos para você e tire todas as suas dúvidas sobre juros.

O que são juros?

De maneira bem didática, juros são uma espécie de compensação financeira, representada na forma de percentual, pelo tempo em que o dinheiro foi investido ou emprestado.

Digamos que você tenha investido R$ 10 mil em uma aplicação e, após um ano, o valor resgatado desse fundo foi de R$ 11 mil. Portanto, podemos concluir que a taxa de juros foi de 10% ao ano.

Nesse caso, a taxa de juros corresponde à diferença entre o valor aplicado e o montante resgatado, ou seja, representa a valorização do seu dinheiro.

Para que servem os juros?

Da mesma forma como os juros podem ser amigos, como no exemplo citado acima, eles também têm o seu lado vilão – se não para as instituições bancárias, administradoras de cartões e financeiras, para o cidadão comum.

Operações, como financiamentos e empréstimos, e serviços, como o cheque especial e o cartão de crédito, têm a incidência de juros que podem multiplicar o valor da dívida.

Aqui, os juros servem como uma segurança para as instituições financeiras, protegendo-as contra um eventual calote e compensando os riscos envolvidos na negociação.

Não por acaso, você também precisa arcar com juros quando atrasa um pagamento. O objetivo é inibir o comportamento e incentivar que os débitos sejam quitados na data acordada previamente.

Quando eles agem como aliados da população, tal qual no caso dos investimentos, funcionam como incentivo para movimentar o dinheiro que está parado na conta-corrente de um banco, por exemplo.

Quais são os tipos de juros?

Apesar de a definição sobre o conceito ser uma só, existem diferentes tipos de juros. Conheça, a seguir, as modalidades mais comuns que são aplicadas no mercado.

Juros simples

É aquele modelo que não se altera ao longo do período. Nos juros simples, a taxa negociada antes da operação será a mesma no início, durante e no fim do contrato.

Juros compostos

Os juros compostos representam um grande temor das pessoas. Aqui, o cálculo ocorre levando em conta a atualização que o capital teve durante o período. Ou seja, a taxa vai incidir não somente em cima do valor inicial, mas também sobre os juros acumulados – daí vem o termo juros sobre juros.

Juros de mora

A modalidade se parece um pouco com as duas anteriores. Inicialmente, há uma incidência de juros simples, pois a porcentagem a ser paga a mais é acordada previamente. 

No entanto, caso haja algum atraso por qualquer motivo e o pacto anterior não seja cumprido dentro do prazo estabelecido, é cobrado um valor extra, por conta da perda da data de vencimento.

Portanto, além dos juros combinados inicialmente, a pessoa precisa arcar com um valor adicional devido ao atraso.

Juros nominais

São todas as taxas apresentadas pelas instituições em empréstimos e aplicações, por exemplo. Nesse caso, o valor informado é cheio, incluindo a inflação.

Juros reais

São os juros nominais, mas já descontado o valor da inflação do período. Por isso o uso do nome real, já que reflete com exatidão o saldo do investimento ou do empréstimo.

Juros rotativos

É a taxa que incide quando há atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito. Essa modalidade costuma pesar mais no bolso das pessoas, pois os valores geralmente são altíssimos. 

Para se ter uma ideia, segundo levantamento recente do Banco Central, os juros rotativos cobrados pelos bancos estão acima dos 300% ao ano em 2020.

Juros sobre capital próprio

É o valor gerado sobre o lucro de determinada empresa. Normalmente, os juros sobre capital próprio são distribuídos entre os acionistas do negócio.

Como as taxas de juros impactam a economia?

Como vimos, os juros estão presentes em nosso dia a dia de diferentes maneiras. Sendo assim, eles impactam a economia de forma direta, pois incidem sobre o capital circulante, seja ao gerar rentabilidade, seja quando implicam em ressarcimento.

Um exemplo claro dessa repercussão é o que acontece com a nossa taxa básica de juros, a Selic. Ela ajuda a controlar a inflação e, por consequência, atua no poder de compra dos consumidores e na oferta de crédito pelas instituições financeiras.

E aí, gostou do nosso artigo? Para ter acesso a outros conteúdos desse tipo, continue a sua visita pelo blog da Onze e tenha mais segurança para lidar com o seu dinheiro.