Orçamento pessoal: dicas para colocar suas finanças em dia

Por Redação Onze

Não dar a atenção devida ao seu orçamento pessoal pode não apenas comprometer suas finanças com dívidas, mas também afastar você dos seus objetivos e sonhos.

É por isso que se considera fundamental manter uma relação saudável com o seu dinheiro para deixar as suas metas sempre em perspectiva de realização.

Tem interesse pelo tema? Então continue com a gente e entenda a importância de ter as suas economias sob controle.

O que é orçamento pessoal?

Orçamento pessoal é basicamente um plano que ajuda a administrar as suas finanças conforme os seus objetivos.

Ao contrário do que muita gente costuma pensar, o conceito não está relacionado exclusivamente ao controle de gastos. Isso seria restringir demais o seu significado.

A ideia é que o orçamento pessoal dê conta também de outras questões, como dos investimentos a serem feitos para que o seu dinheiro possa render mais e, assim, as metas sejam atingidas com mais facilidade.

Qual é a importância do orçamento pessoal?

O orçamento pessoal oferece o controle das suas finanças. Por meio dele, é possível ter uma noção exata de quais são as suas receitas e as suas despesas e, a partir daí, projetar o seu futuro.

Definir prioridades, cortar gastos desnecessários, criar um fundo de reserva para emergências, escolher as aplicações financeiras que mais combinam com o seu perfil de investidor e, principalmente, estabelecer metas são algumas das principais funções dessa ferramenta.

Em outras palavras, o orçamento pessoal é importante porque ele ajuda você a entender para onde o seu dinheiro está indo, identificando padrões de consumo. Dessa forma, ele colabora para que esses hábitos sejam alterados ou não, conforme as suas necessidades.

O propósito é colocar os seus objetivos em primeiro lugar e traçar um plano para que eles sejam alcançados dentro do prazo desejado.

Vamos supor que o seu grande sonho seja fazer uma viagem para o exterior. No entanto, o seu costume de realizar compras por impulso impede que você economize a quantia mensal necessária para tal.

Ao rearranjar o seu orçamento pessoal com o foco nesse objetivo específico, você vai ver o quanto está desperdiçando dinheiro com aquisições dispensáveis e adiando o seu passeio de volta ao mundo.

O que vai acontecer? Da próxima vez que você sentir vontade de fazer compras por impulso, vai pensar duas vezes antes do ato, lembrando da sua prioridade, e será demovido da ideia.

Como fazer um orçamento pessoal em 6 passos?

Não há dúvidas de que o orçamento pessoal tende a trazer benefícios para quem o executa com sabedoria. Mas será que você sabe como fazer o seu? Montamos um breve passo a passo que vai ajudá-lo com essa missão. Confira!

1. Conheça suas receitas e despesas

Antes de qualquer coisa, você precisa saber em detalhes qual é a sua renda líquida e seus principais gastos mensais – sejam eles fixos, sejam eventuais.

Para facilitar a sua organização, a dica é separar esses valores em categorias, como: fatura do cartão de crédito, saúde, contas da casa (luz, internet, TV por assinatura etc.), moradia (condomínio), seguros e assim por diante.

2. Descubra para onde o seu dinheiro está indo

A partir desse diagnóstico, fica mais fácil entender onde você está comprometendo a sua renda e, então, fazer os ajustes que achar necessários.

Se o problema está na fatura do cartão, por exemplo, talvez seja o momento de privilegiar as compras à vista e com desconto em detrimento das aquisições a prazo.

3. Defina uma meta

Agora que você já conhece o seu orçamento, é a oportunidade ideal para determinar a sua meta. Realizar a sua viagem dos sonhos vai ficar mais fácil com esse quadro financeiro mais claro.

Além de escolher o seu objetivo, também defina o prazo em que deseja realizá-lo, até para já ir pesquisando os preços das passagens. Aqui, é fundamental estipular um tempo hábil e que corresponda à realidade.

4. Estipule um teto mensal de gastos

Com o seu sonho em perspectiva, você consegue ter uma ideia de quanto é preciso economizar mensalmente para realizá-lo dentro do prazo.

Definido o seu teto de gastos, separe todo o dinheiro restante para a realização do seu sonho. Quanto mais você conseguir poupar (sem comprometer o seu padrão de vida), mais rapidamente vai atingir a sua meta.

5. Faça o seu dinheiro render

Outra maneira de acelerar o cumprimento do seu objetivo é investindo o capital poupado em uma aplicação financeira de boa rentabilidade. Para escolher a melhor modalidade, leve em conta o prazo de resgate e o seu perfil de investidor.

6. Crie o hábito de controlar as suas finanças

Não é porque a sua meta foi alcançada que você, agora, vai abrir mão da organização do seu orçamento pessoal. É hora de definir outras prioridades e fazer do controle das suas finanças um hábito para a vida toda.

E aí, gostou do artigo? Para ter acesso a mais conteúdos deste tipo, adicione o blog da Onze aos seus favoritos e mude a maneira de se relacionar com o seu dinheiro para melhor.