Pensamento estratégico: olhe para seus objetivos no futuro

Por admin

Ter um pensamento estratégico é tão importante que, se ele ainda não faz parte da sua rotina, é hora de rever hábitos – e isso não vale apenas para o lado profissional.

Independentemente do contexto em que é aplicado, ele permite olhar para o futuro, bem como para todas as incertezas que ele traz. Mais do que isso, dá a você a chance de identificar oportunidades e de projetar cenários em que elas se transformem em realidade. 

Pronto para mergulhar nesse universo? Ao longo do artigo, separamos algumas dicas fundamentais para ajudar você a trilhar esse caminho. 

O que é pensamento estratégico?

O pensamento estratégico é definido como uma abordagem em que se olha para o presente pensando no futuro. Ou seja, é o desenvolvimento de uma visão criativa – e orientada por objetivos – em que se pretende antecipar o efeito de determinadas ações. 

É a partir dele que surge o planejamento estratégico, tão essencial para estruturar um plano de ação e alcançar as metas traçadas. 

Os primeiros registros relacionados ao pensamento estratégico são encontrados nas organizações militares. Não por acaso, o termo “estratégia” deriva do grego, mais especificamente da junção de duas palavras: stratos (exército) e ago (liderança).

O significado dessa palavra remete ao tempo em que os generais deixaram de estar ao lado dos comandados para observar o campo de batalha de uma posição… isso mesmo, estratégica! Assim, ele ampliava a visão sobre o todo, podendo tomar melhores decisões.

Hoje, como você já deve ter notado, a aplicação não se restringe ao contexto das batalhas. Na vida pessoal ou empresarial, buscar uma visão mais ampla a respeito de determinado assunto já é rotina de grandes lideranças.

Pensamento estratégico no indivíduo

Pensar estrategicamente nos âmbitos pessoal e profissional é ser capaz de tomar decisões mais inteligentes, que possam ter reflexos positivos no futuro.

É entender, por exemplo, que uma aposentadoria mais tranquila e segura pode ser construída desde agora. Para isso, é preciso projetar como você deseja viver essa fase e o que isso implica em termos financeiros.

A carreira que você está construindo agora e a maneira como ela é conduzida fazem toda a diferença nesse aspecto. A sua capacidade de manter a saúde financeira em dia e economizar pequenas quantias mês a mês, também. 

Pensar estrategicamente é, então, não deixar as decisões importantes a cargo do acaso, esperando que uma solução mágica resolva os problemas. Como em uma partida de xadrez, trata-se de antecipar as jogadas

Pensamento estratégico nas empresas

Nas empresas, o pensamento estratégico é uma habilidade cada vez mais valorizada. Afinal, garantir que os resultados pretendidos sejam alcançados depende de pensar cenários, suas implicações, fatores internos e externos, e como a combinação de tudo isso pode gerar imprevistos.

Além de facilitar o cumprimento das metas definidas, esse modo de agir também permite identificar oportunidades que nem sempre são óbvias, justamente pela capacidade de analisar o contexto macro, antevendo o que ele mostra e adaptando-o à realidade local. 

Características do pensamento estratégico

Pensar de maneira estratégica implica agregar habilidades que são intrínsecas a ele. Uma delas é a capacidade de descartar modelos automáticos. Isso significa manter a mente aberta e não se apegar a pressupostos ou definições específicas. 

Outro ponto essencial é a capacidade de fazer perguntas. Elas podem ser, inclusive, muito mais importantes que as próprias respostas e não devem ser limitadas pelo medo do erro.

A capacidade de identificar o essencial também é ponto-chave e permite criar filtros que ajudam a focar naquilo que realmente importa e a deixar de lado aspectos aleatórios e que não vão contribuir para o resultado final. 

Também é característica do pensamento estratégico saber em que ponto você está agora e aonde deseja chegar. A partir daí, é possível traçar um caminho visível entre o ponto de partida e o de chegada.

Como desenvolver o pensamento estratégico?

É claro que não existe uma receita precisa para desenvolver o pensamento estratégico, mas isso não significa que você não possa adotar alguns hábitos que vão ajudar nessa missão. Vamos a eles!

Aprender a identificar tendências

Estar de olho em tudo o que acontece ao seu redor é o primeiro passo para pensar estrategicamente. Pense nisso como o combustível para a sua criatividade. 

Que tal, por exemplo, dar uma chance para aquela série que está todo mundo comentando ou participar daquele evento que reúne os principais nomes da sua área? Aprender a identificar tendências é também antecipar o futuro

Não tenha medo do novo

O novo pode ser assustador, mas também é instigante e ajuda a entender para onde caminhamos como sociedade. Por isso, desafie a si mesmo constantemente e busque viver experiências diferentes, capazes de agregar pontos de vista.

Instigue o seu senso analítico

Você não precisa ter um grande desafio no trabalho para instigar seu senso analítico. Pode pensar até mesmo em uma situação que envolva a sua vida pessoal. 

O importante é aprender a avaliar como diferentes escolhas podem afetar um objetivo final ou mesmo o caminho necessário para chegar até ele. Finja que você está, por exemplo, nos bastidores de um cenário político e, durante o exercício, analise cada efeito gerado por uma decisão sua. 

Pense no futuro e naquilo que ele exige de você agora

Lembra quando trouxemos o exemplo da aposentadoria? É exatamente sobre isso que estamos falando. Não importa que esteja muito distante, desde que você adote um pensamento estratégico logo e seja capaz de vislumbrar o amanhã que deseja.

Na Onze, a missão é justamente entregar à sua empresa e aos seus colaboradores um futuro repleto de boas possibilidades. Oferecemos, por exemplo, planos patrocinados de previdência privada com foco no público corporativo.

Funciona assim: para cada R$ 1 descontado da folha de pagamento do funcionário e depositado em seu nome, a empresa pode optar por contribuir com mais R$ 1. Quer saber mais sobre esse benefício e por que cada vez mais empresas optam por ele? Entre em contato com o nosso time de especialistas agora mesmo!