Cotação do petróleo: como acompanhar e por que importa

Por Redação Onze

A cotação do petróleo costuma provocar grande impacto sobre o mercado financeiro e o humor dos investidores.

Principal commodity do mundo, o petróleo é matéria-prima para uma série de produtos que afetam toda a economia global, sem exceção, como gasolina, gás natural, querosene, óleos lubrificantes, diesel e combustível de aviação.

Por isso, grandes oscilações na cotação do petróleo tendem a impactar fortemente o mercado financeiro, seja na valorização ou desvalorização dos ativos. 

Neste artigo, você vai entender a importância da cotação do petróleo, quais cotações acompanhar e como fazer isso no dia a dia.

Importância da cotação do petróleo

O petróleo é a commodity mais negociada do mundo, muito à frente de qualquer concorrente. Apenas no ano de 2015, por exemplo, as negociações de petróleo movimentaram US$ 1,7 trilhão em nível global.

Esse número é três vezes maior do que o de todos os metais somados, incluindo aí o ouro, o alumínio, o ferro etc. 

Mas por que o petróleo é tão relevante? 

A resposta é simples: porque é a principal fonte energética mundial.

Entre os produtos derivados do petróleo, podemos citar:

  • Gasolina
  • Diesel
  • Gás natural
  • GLP
  • Produtos asfálticos
  • Querosene
  • Solventes
  • Óleos lubrificantes
  • Diesel
  • Combustível de aviação

Se você parar para analisar, vai perceber que esses produtos afetam, de alguma maneira, toda a economia global.

O impacto sobre o preço dos combustíveis, por exemplo, é brutal: o petróleo tende a estar diretamente relacionado ao custo da gasolina, do diesel e do combustível de aviação, nos países que baseiam o preço pelo valor negociado no mercado internacional.

E existe algum setor que não dependa dos custos dos combustíveis? Em maior ou menor grau, todos dependem deles e são afetados por eles.

Por isso, qualquer tipo de oscilação agressiva na cotação do petróleo, seja ela para cima ou para baixo, vai ter impactos na economia. Os investidores do mercado financeiro antecipam esses impactos, o que afeta diretamente o preço dos ativos.

Com a queda vertiginosa do preço do petróleo durante a crise provocada pelo novo coronavírus, em março de 2020, por exemplo, a Petrobras foi uma das empresas da Bolsa de Valores brasileira que mais sofreram, justamente porque a queda no preço do barril afeta de forma decisiva as receitas da companhia. As ações da empresa chegaram a cair quase 30% em um único dia.

Cotações do petróleo para ficar de olho

Existem basicamente duas cotações do petróleo que o investidor pode acompanhar: Brent e WTI. Eles costumam variar de preço de maneira uniforme ao longo do tempo. A seguir, detalhamos as diferenças:

Brent

O petróleo do tipo Brent teve origem em um tipo de petróleo extraído de um bloco da Shell, cujo nome era Brent. É um petróleo do tipo leve, cuja cotação é negociada na Bolsa de Londres. Ele é utilizado pela OPEP e por mercados europeus e asiáticos, além da Petrobras. Em geral, é um pouco mais caro do que o WTI, porque os custos de extração são maiores.

WTI

Já o petróleo do tipo WTI significa West Texas Intermediate. Ele tem como referência um petróleo produzido em campos terrestres do Texas. Mais denso, esse tipo de petróleo é utilizado basicamente apenas pelos Estados Unidos e tem sua cotação negociada na Bolsa de Nova York. Em geral, costuma ser mais barato do que o tipo Brent, devido ao custo mais baixo de extração.

Como acompanhar a cotação do petróleo

Existem diversas maneiras de acompanhar a cotação do petróleo no dia a dia. Entre os aplicativos mais utilizados para isso, estão o Trademap e o Investing

Além deles, há diversos sites que mostram a cotação do petróleo, como o próprio Investing, o IFC Markets e o Investir-Petróleo.

Todas as cotações têm alguns minutos de atraso para os preços reais. Se você quiser realmente se aprofundar, pode acessar serviços de corretoras ou o próprio Bloomberg, considerado a plataforma mais completa para investidores.

Vale lembrar, no entanto, que acompanhar a cotação do petróleo diariamente – ou várias vezes ao dia – vai trazer pouco impacto para os seus investimentos se você não for um trader que opera ativamente no dia a dia.

Para quem investe com foco no longo prazo, essas atualizações constantes podem trazer mais dor de cabeça do que alívio: é impossível prever a oscilação do mercado no curto prazo, e tentar fazer isso pode causar ansiedade.

Exatamente o que você não deseja quando aplica o próprio dinheiro, concorda? Por isso, a dica é diversificar os seus investimentos para não ficar dependente da oscilação de um ou outro ativo, em um carteira de investimentos completa e equilibrada.

Se você tem foco no longo prazo, vale a pena conhecer os planos de previdência corporativos oferecidos pela Onze. Acesse e descubra as vantagens para a empresa e os funcionários.