Planilha de acompanhamento de gastos: faça a sua

Por Redação Onze

Ter independência financeira é um dos maiores sonhos dos brasileiros. Afinal, a inadimplência custa caro, tanto para as organizações, quanto para o consumidor. Taxas de juros altas, impossibilidade de novos empréstimos e financiamentos, entre outros prejuízos podem comprometer a sua qualidade de vida — além, é claro, do peso na consciência.

Para evitar este tipo de situação é fundamental manter um controle financeiro, capaz, até mesmo, de promover uma sobra financeira que te permita investir futuramente. O controle também perpassa uma série de questões, como disciplina e a ferramenta certa em mãos.

Para isso, tenha uma planilha de acompanhamento de gastos. Vamos mostrar o que é isso e como fazer a sua. Boa leitura e tire suas dúvidas sobre o tema!

Planilha de acompanhamento de gastos: o que é?

Uma planilha de acompanhamento de gastos é uma ferramenta na qual você poderá ter um controle mais seguro das despesas que são realizados em um determinado período, seja ele semanal, mensal ou anual — isso dependerá do tipo de documento que tiver em mãos.

Por meio dele você consegue identificar quais foram os ganhos totais nesse período, os gastos dia a dia ou semana a semana, bem como categorizar quais são as saídas fixas e variáveis.

Por que fazer uma planilha de acompanhamento de gastos?

Se você tem problemas com controle financeiro, ter uma planilha de acompanhamento pode ser a solução ideal para conseguir maior equilíbrio em suas contas. Afinal, o maior erro do cidadão médio, atualmente, é ter gastos maiores do que os valores que recebe e, com isso, endividar-se.

Além disso, se você deseja começar a investir, é preciso criar uma reserva para aplicá-la. Isso só é possível se você consegue reduzir o seu gasto médio, criando uma espécie de fundo para este fim.

Outro ponto é viabilizar possíveis sonhos e planos de longo prazo, que anteriormente não poderiam ocorrer por falta de dinheiro para isso.

Vamos ver alguns exemplos práticos para que possa entender melhor isso.

As contas não batem e no final do mês não há mais dinheiro. Você não consegue enxergar qual é o problema ou como conseguir economizar. Ao registrar as despesas diariamente, é possível acompanhar quando os valores estarão próximos do valor máximo que se disponha a gastar e parar com os gastos supérfluos.

Você quer aplicar 10% do seu ganho mensal em um fundo de investimento? Simples. Coloque o valor como uma espécie de gasto logo que receber seu salário. Assim você não contará com essa quantia e poderá, depois, transferi-la para a carteira desejada.

Deseja viajar no final do ano, mas não consegue manter uma disciplina que te permita poupar valores? Acompanhe na planilha de gastos quais são os itens com os quais você gasta mais do que deveria e identifique como cortá-los.

Por exemplo, tem utilizado muito delivery? Então é hora de passar a cozinhar em casa e reduzir esses gastos.

Além disso, podemos colocar como benefícios de contar com essa ferramenta:

  • redução de custos;
  • maior consciência dos seus hábitos;
  • planejamento financeiro impecável;
  • alcançar metas de curto e longo prazo;
  • evitar a inadimplência, entre outros.

Quais as principais informações da planilha de gastos?

Para que uma planilha de acompanhamento de gastos seja, de fato, eficiente, é fundamental que ela tenha algumas informações principais. Caso contrário, poderá não ter o efeito esperado e diminuir o seu controle financeiro. Alguns pontos que não podem faltar:

  • despesas essenciais, ou seja, aquelas que você não consegue eliminar da sua rotina (apenas diminuir seus valores). Estão entre elas: contas domésticas (água, luz, telefone e internet), contas de supermercado, plano de saúde, remédios, transporte, impostos (IPVA, IPTU, seguro do carro), entre outros;
  • gastos variáveis, ou seja, aqueles que você faz eventualmente e não são uma constante ao longo dos períodos. Estão neste rol: compra de presentes, ida ao cinema, aquisição de uma roupa, entre outros;
  • dívidas pendentes, ou seja, os valores referentes a questões em aberto anteriormente, como cheque especial, fatura de cartão de crédito, empréstimos e financiamentos, entre outros;
  • orçamento mensal, ou seja, qual é o montante disponível para ser trabalhado ao longo do período.

Essas são as informações principais que não podem ficar de fora. Para uma planilha mais completa e, consequentemente, ter maior controle, pode ser necessário incluir mais algumas informações.

Por exemplo, definir cada gasto variável dentro de uma categoria permite você identificar com o que está gastando mais ou de forma supérflua, indicando necessidade de maior economia.

Ter, também, por escrito, a meta mensal é fundamental para manter-se focado no objetivo final, sem desviar pelo caminho!

Quais os melhores modelos de planilha de acompanhamento de gastos?

Muitas pessoas, infelizmente, não têm domínio de Excel para que possam, elas mesmas, criarem seus próprios modelos de planilha de acompanhamento de gastos. Nessas circunstâncias, a melhor opção pode ser baixar modelos já prontos. Confira alguns interessantes a seguir:

  • planilha simples focada para iniciantes: é um modelo com formatações tranquilas e que não exige muito do usuário para seu preenchimento. Esse modelo é criado pela bolsa de valores BM&F Bovespa. Você pode encontrá-la aqui!
  • planilha de gastos diários: para quem queira ter um controle dia a dia, esse modelo é interessante por oferecer uma projeção. O acompanhamento diário é fundamental para quem precisa de maior controle ou que tenha dívidas para pagar. Você pode encontrá-la aqui.
  • planilha familiar: ela considera os gastos e entradas financeiras de diversas pessoas da família, conseguindo maior equilíbrio por parte de todos. Você pode encontrá-la aqui.

Como acompanhar gastos no celular?

A tecnologia é uma aliada fundamental no setor financeiro. Afinal, é bem mais simples realizar o controle pelo seu smartphone, preenchendo os dados de um aplicativo em tempo real, logo após a compra ou o pagamento de conta, não é mesmo?

Há uma série de aplicativos disponíveis no mercado atualmente que, além de auxiliarem no controle, oferecem para você de forma automatizada e prática. Alguns dos principais no mercado são:

Uma planilha de acompanhamento de gastos é fundamental para que você consiga identificar quais são os principais pontos da sua vida financeira que merecem maior atenção. Com uma melhor gestão, é possível economizar mais.

Se você encontra dificuldades para cumprir suas metas financeiras, contar com essa ferramenta pode ser uma ótima forma para minimizar problemas e prejuízos.

Quer mais dicas de gestão financeira que poderão auxiliar sua vida pessoal? Curta nossa página no Facebook e receba nossas dicas diretamente em seu feed!