Plano de academia: Saiba como implantar na sua empresa
Oferecer benefícios aos funcionários é uma ótima forma de fortalecer a política de retenção de talentos de uma empresa.
Quando bem escolhidos pela organização, os benefícios são vistos pelos colaboradores como um modo de valorização dos profissionais.
Entre os benefícios corporativos disponibilizados pelas empresas a seus colaboradores estão convênios médicos e odontológicos, auxílio-creche, descontos em academias, livrarias, mercados e farmácias, e flexibilidades no trabalho como home office, day-off no aniversário e comidinhas à disposição no escritório (como frutas, bolachas, café, suco).
De acordo com a consultoria Great Place to Work®, que possui um ranking das melhores empresas onde se trabalhar, entre os benefícios mais valorizados pelos colaboradores está o plano de academia.
Ele está diretamente relacionado à qualidade de vida, que cada vez mais é procurada pelos profissionais e incentivada por organizações que se importam com seus funcionários.
O que é um plano de academia?
Um plano de academia é um benefício corporativo para incentivar a prática de atividade física entre os colaboradores. Para oferecê-lo, a empresa precisa estabelecer uma parceria com uma academia (ou rede de academias), de maneira a facilitar o acesso de seus funcionários às aulas e/ou aos equipamentos de musculação, pilates etc.
O mais comum é que os planos de academia das empresas ofereçam descontos para que os profissionais se matriculem e pratiquem atividades físicas. Mas há opções em que as empresas chegam a pagar 100% das aulas frequentadas por seus colaboradores.
Importância do auxílio-academia
O plano de academia é um ótimo auxílio porque incentiva um hábito saudável e melhora a qualidade de vida dos colaboradores. Problemas de saúde causados pela falta de atividade física crescem ano a ano.
Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o índice de obesidade no Brasil passou de 12,7% em 1996 para 22,1% em 2016.
Com esse benefício corporativo as empresas contribuem para melhorar a saúde no país e podem também colher os frutos dessa ação para elas mesmas.
Colaboradores que investem na própria qualidade de vida estão menos propensos a ficar afastados do trabalho por motivo de doença.
Além disso, os benefícios corporativos de maneira geral, como o plano de academia, geram mais satisfação aos funcionários. Trabalhando felizes, os profissionais são mais produtivos e o auxílio acaba se revertendo em vantagem para a empresa também.
Como fazer um plano de academia?
Há essencialmente três caminhos para oferecer um plano de academia aos colaboradores. O primeiro deles, ideal para pequenas e médias empresas, em que os funcionários trabalham todos (ou em sua maioria) num mesmo escritório, é fazer uma parceria com uma academia próxima à sede.
A segunda opção, mais indicada para empresas que têm colaboradores em muitas cidades ou cujos funcionários viajam muito, é a parceria com uma rede de academias ou com uma empresa com modelo de negócio como do aplicativo Gympass.
Com o Gympass, qualquer pessoa pode pagar uma mensalidade e ter acesso a centenas de academias que fazem parte da rede do aplicativo em vários estados do Brasil e também fora do país.
Quando uma empresa contrata o Gympass para oferecê-lo como benefício corporativo de plano de academia, seus colaboradores recebem desconto nas mensalidades.
A última opção para oferecer um plano de academia aos colaboradores é ter uma academia dentro da própria organização.
Esse é o caminho mais custoso, já que envolve a compra de equipamentos e a contratação de profissionais de Educação Física para orientar a prática dos colaboradores.
Essa opção é mais comum em empresas que contam com associações de funcionários, que por sua vez investem na academia e oferecem descontos como benefício.