Guia dos melhores benefícios para empresa: cases e tendências

Por Redação Onze

Guia prático dos melhores benefícios para empresa 2020

Os melhores benefícios empresariais são aqueles capazes de satisfazer, engajar e reter talentos. Mais do que complementar o salário, essas ofertas mostram a preocupação da organização com seus colaboradores e sua disposição de investir em pessoas

Sabia que o pacote de benefícios é o segundo critério mais importante para a escolha de um emprego no Brasil? 

Por isso, na hora de escolher benefícios para a sua empresa, você deve levar em conta as necessidades dos seus funcionários, as tendências atuais e o nível de engajamento e lealdade desejados — além da atratividade de talentos.



O poder dos melhores benefícios para empresa 

Escolher os melhores benefícios para empresa é a missão dos gestores que se preocupam com o engajamento e retenção dos seus talentos. 

Isso porque esse tipo de compensação vem logo depois do salário na lista de prioridades dos profissionais, como um complemento à remuneração que ajuda a reduzir gastos e melhorar a qualidade de vida dos funcionários. 

Os benefícios obrigatórios por lei você já conhece: FGTS, férias, 13º salário e vale-transporte (com desconto de 6%).

Mas o que realmente faz a diferença na percepção de valor dos profissionais é o que a empresa oferece voluntariamente, como assistência médica e odontológica, vale-alimentação e vale-refeição, participação nos lucros ou convênio com estabelecimentos.

Hoje, com a disputa por talentos cada vez mais acirrada e humanização do ambiente de trabalho, os benefícios evoluíram ainda mais e já contemplam planos de previdência, vale-cultura, bolsas de estudo, horários flexíveis e muito mais.

Tudo para mostrar o investimento da empresa em pessoas e aumentar sua atratividade no mercado, acompanhando as necessidades de seus colaboradores.

De acordo com o estudo Employee Benefits Study 2019, publicado pela seguradora MetLife, 55% dos colaboradores norte-americanos são atraídos por benefícios na escolha da empresa. Ao mesmo tempo, 53% afirmam que um bom pacote de benefícios aumenta a lealdade à empresa, mostrando a relação direta com a retenção de talentos.

Para 66%, essas garantias oferecidas pela empresa ajudam a reduzir o estresse financeiro dos funcionários e aumentar a produtividade. 

No Brasil, o Guia Salarial 2020, publicado pela consultoria Robert Half, revela que o pacote de benefícios é o segundo critério (20%) mais importante para o profissional brasileiro escolher um emprego, atrás apenas da possibilidade de crescimento na empresa (40%).

Logo, escolher benefícios diferenciados é uma estratégia para atrair e reter talentos, elevar o engajamento e criar vantagem competitiva.

Embora o salário seja essencial, esses complementos têm um valor único, pois representam a preocupação da empresa em entender o que seus funcionários precisam e oferecer soluções sob medida — que vão muito além de dinheiro.



Principais tendências dos benefícios corporativos 

Os melhores benefícios para empresa dependem do perfil dos colaboradores e proposta de valor, mas há algumas tendências globais que refletem as novas demandas dos profissionais.

De acordo com a pesquisa de benefícios Aon 2018/2019, publicada em 2019, estas são as novas tendências de benefícios corporativos no Brasil:

  • Home/remote-office (trabalho a distância)
  • Benefícios para os filhos (auxílio-creche)
  • Política para os aposentados (previdência) 
  • Benefícios para estagiários (vale-refeição, bônus por performance)
  • Licenças estendidas (licença paternidade e maternidade).

Essas novas demandas estão em sintonia com as mudanças no mundo todo, como revela um levantamento da Robert Half International, publicado em 2019 nos EUA, que divide as opções mais desejadas entre “benefícios”, “incentivos” e “mimos” (perks). Na categoria de benefícios corporativos tradicionais, os campeões são:

Já na categoria de mimos, os resultados acompanham o fenômeno da flexibilização do trabalho: 

  • 88% dos colaboradores elegeram os horários de trabalho flexíveis como melhor benefício
  • 66% querem uma semana de trabalho mais curta
  • 55% preferem ter a opção de trabalhar a distância e fazer home office.
  • 38% querem academia e assistência para os filhos.

Em relação aos incentivos financeiros, estes são os mais queridos:

  • 77% preferem o bônus anual ou semestral
  • 49% querem participação nos lucros
  • 41% querem bônus de antecipação
  • 32% valorizam bônus extras de premiação
  • 29% querem opções de compra de ações da empresa.

Outra tendência que chama a atenção é a da previdência privada empresarial, constatada no relatório SHRM Employee Benefits 2019, publicado pela consultoria de Recursos Humanos SHRM. 

De acordo com a pesquisa, 93% das empresas norte-americanas consultadas já oferecem os chamados “planos 401(k)” que são planos de previdência complementar assim chamados por conta de sua seção no Código Fiscal dos EUA. Dessas, 74% fazem “match” com os aportes do colaborador, ou seja, contribuem com uma porcentagem do valor que o próprio funcionário aplica. 

Além disso, 57% oferecem consultoria especializada em previdência privada, 36% disponibilizam iniciativas de educação financeira para seus colaboradores e 18% contam com assessoria personalizada para crédito.

4 melhores benefícios para sua empresa reter os melhores talentos

Agora que você conhece os melhores benefícios para empresa, só precisa escolher os mais adequados para os seus colaboradores. Confira 4 tipos de benefícios que não podem faltar no seu programa.

1. Benefícios de bem-estar

Entre os melhores benefícios para empresa, os de bem-estar se destacam pela atenção à saúde física e psicológica dos profissionais.

Nessa categoria estão todos os tipos de planos de saúde, planos de academia, assistência psicológica, vale-refeição e vale-alimentação, cestas básicas, cartão farmácia, e qualquer iniciativa que contribua com a qualidade de vida dos colaboradores.

Além disso, entram também os benefícios que buscam melhorar o ambiente de trabalho, como sala de descanso, lanches à vontade, sala de jogos, ambiente pet friendly e massagem laboral.

2. Benefícios de flexibilidade

Já os benefícios corporativos de flexibilidade são aqueles que ajudam o colaborador a conciliar a vida pessoal e profissional. Os mais desejados são os horários flexíveis e opções de home office total ou parcial, além de day-offs, dress code flexível e licenças especiais (maternidade, paternidade, luto, etc.). 

Também podem ser incluídos nessa categoria os benefícios para os filhos, como auxílio-creche, espaço para crianças no trabalho e serviços de babá.

3. Benefícios de crescimento profissional

As oportunidades de crescimento são chamarizes poderosos para os talentos de hoje, e podem ser oferecidas em forma de benefício. É o caso do auxílio-educação para cursos e pós-graduação, bolsas de estudo, vale-cultura e programas de treinamento e desenvolvimento na empresa.

Para ir além, é possível oferecer workshops e sessões de coaching in company, por exemplo.

4. Benefícios financeiros

Por fim, a saúde financeira é um dos pontos críticos que determinam a produtividade e engajamento dos colaboradores.

Com uma preocupação cada vez maior com o estresse financeiro dos funcionários, as empresas têm incluídos mais benefícios que ajudam a organizar as finanças e planejar o futuro. Os exemplos clássicos são os bônus por desempenho, participação nos lucros, compra de ações e salário sob demanda (adiantamento).

Mas os benefícios que estão ganhando espaço são os planos de previdência complementar e iniciativas de educação financeira, que não apenas ajudam com o orçamento atual, mas também melhoram a relação dos colaboradores com o dinheiro. 

3 cases para inspirar a seleção de benefícios da sua empresa

Para ajudar você a escolher benefícios corporativos, separamos alguns cases interessantes de grandes empresas que sabem manter seus colaboradores engajados. Os dados foram obtidos do ranking “Best Companies for Perks & Benefits 2019” (Melhores Empresas em Mimos e Benefícios de 2019), publicado pela Comparably. 

Confira algumas das mais inovadoras:

1. Facebook

O Facebook está sempre no topo do ranking das empresas com melhores benefícios do mundo, com sua política de bem-estar e valorização do colaborador. Veja o que os funcionários da empresa ganham atualmente:

  • Licença maternidade de até seis meses + US$ 4 mil por filho nascido (a licença vale para casais homossexuais e adoções) 
  • Trabalho home office parcial 
  • Seguro de vida para toda a família
  • Previdência privada empresarial com match
  • Assistência para mudança
  • Convênio com academias
  • Auxílio anual de US$ 3 mil por filho até 5 anos + 10 dias de babá reserva + 3 dias de folga ao ano caso a criança fique doente
  • Celular com plano incluso e despesas pagas
  • Assistência psicológica 
  • Licença de óbito de 10 dias 
  • Assessoria tributária 
  • Assistência à fertilidade (congelamento de óvulos para fertilização futura) 
  • Licença de 6 semanas para cuidar de parente com doença séria
  • Atendimento médico, dentário e oftalmológico dentro da empresa.

2. Salesforce

A multinacional líder em CRM Salesforce também se destacou no ranking dos melhores benefícios para empresas. Confira o pacote atual oferecido:

  • Licença maternidade e paternidade de 26 semanas sem distinção de gênero
  • Plano de previdência privada
  • Creche dentro da empresa e auxílio-creche
  • Seguro por incapacidade temporária
  • Reembolso de mensalidades de universidades e auxílio-educação
  • Plano de opção de compras de ações (Stock options)
  • Employee Assistance Program (EAP), um programa de assistência psicológica e comportamental
  • Volunteer Time OFF (VTO), ou Licença para trabalho voluntário, na qual o colaborador pode escolher sete dias para se dedicar a uma causa com 100% de remuneração garantida. 

 3. Intel

Para fechar a lista, mais uma gigante da tecnologia que se diferencia pelos benefícios corporativos criativos. Veja por que os funcionários da Intel estão entre os mais satisfeitos:

  • Opção de trabalho 100% remoto
  • Seguro de vida, médico, dentário e oftalmológico
  • Plano de previdência privada com match
  • Adesão a um programa de saúde completo com academia e orientação nutricional
  • Assistência domiciliar (serviços básicos para períodos de trabalho estendidos)
  • Reembolso de mensalidades e bolsas de estudo
  • Assistência à adoção e programas de fertilidade
  • Licença sabática de um mês a cada quatro anos 
  • Plano de compra de ações com descontos de até 15%
  • Lavanderia, banco, spa e lanches gratuitos na empresa.



Onze: o melhor benefício de previdência privada corporativa

Agora que você conheceu os melhores benefícios para empresa, vai ser fácil entender por que os produtos da Onze são revolucionários. Somos a primeira PrevTech do Brasil: uma empresa dedicada à gestão de fundos de previdência privada corporativa.

Para as empresas, temos planos inovadores e flexíveis que atendem a diferentes realidades e portes. Para o colaborador, buscamos os maiores ganhos possíveis para o dinheiro alocado no plano: uma forma de garantir um futuro confortável. 

Além disso, funcionário e RH têm acesso a uma plataforma tecnológica totalmente integrada e automatizada, livre de burocracias. Tudo o que você precisa para aumentar o engajamento e a retenção/atração de talentos para o seu negócio.