Plano de investimento: dicas para fazer o seu

Por Redação Onze

Plano de investimento

No mundo das aplicações financeiras, contar com um plano de investimento é essencial para proteger seu patrimônio e, até mesmo, gerar uma renda extra.

Para que isso aconteça, é fundamental manter o controle dos seus gastos e investir de maneira inteligente, sempre tendo suas metas e objetivos em mente. Continue lendo para saber mais e aprender como fazer o seu planejamento.

O que é um plano de investimento?

Quando falamos em plano de investimento, é importante dizer que o conceito vai muito além de escolher boas aplicações.

Um bom planejamento, acima de tudo, prevê organização financeira, que é um ponto-chave para manter o controle sobre o que entra e sai do orçamento e se certificar de que você está no caminho certo.

Nesse sentido, disciplina e diligência são essenciais para o sucesso. Até porque, de nada adianta criar um plano completo e detalhado se você não for capaz de segui-lo à risca por meses, anos ou até mesmo décadas.

Lembre-se de que a intenção é trabalhar hoje para garantir o futuro, sempre tendo em mente quais são seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Quando fazer um plano de investimento?

Nunca é tarde para iniciar o processo de desenvolver o seu plano de investimento. Como dissemos, essa estratégia vai muito além de apenas guiar suas aplicações financeiras.

Um planejamento adequado deve ser capaz de apontar o caminho para equilibrar suas contas – será que você precisa ganhar mais ou gastar menos? – e mostrar a melhor forma para sair das dívidas.

E se você é um dos poucos brasileiros cujo orçamento fecha no azul no fim do mês, essa estratégia pode indicar ações para montar sua reserva financeira e investir com liquidez para manter-se protegido de emergências.

Por que ter um plano de investimento?

O primeiro benefício que podemos citar sobre a criação de um plano de investimento é que essa prática traz uma camada extra de segurança para o seu cotidiano.

Com uma reserva financeira, você fica mais tranquilo, pois sabe que tem para onde correr em caso de emergência.

Essa preparação, com certeza, garante uma preocupação a menos para o seu dia a dia e evita que você tenha prejuízos na tentativa de fazer dinheiro rápido. Além disso, ensina a aplicar a quantia correta, de acordo com seus objetivos.

De forma resumida, podemos dizer que um planejamento bem-feito aponta os caminhos que você precisa seguir para gastar menos, ganhar mais ou investir de maneira mais eficiente.

Como montar um plano de investimento?

Você provavelmente já entendeu o que é e qual é a importância de manter um plano de investimento, certo?

Mesmo que pareça intimidador, o desenvolvimento do seu planejamento fica mais fácil se algumas boas práticas forem observadas. Confira, abaixo, o que não pode faltar durante a criação da sua estratégia.

Controle seus gastos

O primeiro passo de qualquer plano financeiro deve ser criar o controle dos seus gastos, caso ainda não exista um.

Analise o seu orçamento, que pode ser feito em um livro de contas, uma planilha digital ou um aplicativo, para entender se o que você gasta hoje está dentro ou além da sua capacidade.

Afinal, um bom controle financeiro precisa ser capaz de apontar o próximo passo da sua jornada: diminuir os gastos, aumentar a renda ou simplesmente aplicar sua reserva de maneira estratégica.

Defina metas e objetivos

Outro ponto importante para o desenvolvimento do seu plano são suas metas para o futuro. Para ser bom, um planejamento deve sempre levar em consideração a sua situação atual e como você quer estar daqui cinco, dez ou vinte anos.

Lembre-se de que, quando falamos sobre finanças, estamos nos adiantando ao que vai acontecer para garantir mais segurança. Por isso, na hora de se planejar, é fundamental pensar nos seus objetivos para o futuro.

Simule e compare

Agora que você já sabe exatamente como anda seu orçamento e quais são suas metas de vida, chegou o momento de focar nos investimentos.

A tarefa de escolher entre um ativo e outro pode ser complicada, principalmente para quem não tem experiência com o assunto.

Por isso, ao analisar suas opções, é interessante fazer simulações, comparando os resultados para selecionar a alternativa que melhor se adapta à sua realidade. Na internet, é possível achar simuladores de rentabilidade confiáveis e gratuitos.

Não se esqueça de também conferir o status de risco de cada opção, sempre buscando aquelas que são mais indicadas para o seu perfil de investidor.

Busque investir com segurança

Por fim, um bom investimento precisa ter por trás uma corretora de valores de confiança para administrar o seu dinheiro.invest

Na hora de escolher uma empresa, busque aquelas que têm boa reputação no mercado e que podem dar mais segurança em suas operações. Pesquise bem antes de começar para não cair em uma cilada por depositar seu dinheiro em um destino pouco confiável.

Se você gostou das informações deste artigo, continue acompanhando o blog da Onze para ler mais conteúdos relevantes.