Políticas corporativas: por que implantar na sua empresa?

Por Redação Onze

Políticas-corporativas

Toda empresa tem rotinas e procedimentos próprios que precisam ser conhecidos e seguidos por todos os colaboradores. E para que essas normas e regras sejam aplicadas no dia a dia, é essencial que a organização tenha políticas corporativas estabelecidas.

É a política empresarial que vai garantir que o negócio funcione de maneira adequada e cumpra o seu propósito de mercado – o que, consequentemente, também contribui para que a empresa alcance resultados positivos.

O que são e para que servem políticas corporativas?

Políticas corporativas documentam ações, comportamentos e procedimentos que precisam ser seguidos dentro de uma empresa. Elas refletem o propósito e os objetivos de uma organização e estabelecem o que deve ser feito para alcançá-los.

As políticas podem orientar as ações que ocorrem dentro da empresa e impactam os funcionários e gestores (políticas internas). E também se aplicam ao modo como a organização se porta em relação ao público externo (políticas externas).

Além de políticas corporativas que abrangem o aspecto macro de uma empresa, também existe uma variedade de recomendações e normas que norteiam o trabalho diário e o funcionamento de uma organização. Entre as políticas que servem para unificar os procedimentos dentro de uma empresa, estão:

  • Políticas de Recursos Humanos, que envolvem processos de seleção, remuneração, saúde, previdência, segurança e treinamento de funcionários;
  • Políticas de Vendas, que tratam do processo comercial e do relacionamento com o cliente;
  • Políticas de Produção, que regulam o processo produtivo e de qualidade;
  • Políticas Ambientais, que abordam o impacto da empresa no ambiente e questões de sustentabilidade.

Importância das políticas corporativas

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado à definição e à aplicação de políticas corporativas. Isso porque a estruturação de processos e das metas de um negócio beneficia não apenas o âmbito organizacional, mas também o modo como a empresa se posiciona diante do mercado e da sociedade como um todo.

Por isso, entre os pontos que demonstram por que é importante que sua empresa tenha políticas próprias, podemos citar:

  • Apoio na tomada de decisão, pois dá um direcionamento para os gestores na hora de tomar decisões ou resolver situações de conflito.
  • Otimização da comunicação interna e alinhamento de expectativas entre todos os níveis hierárquicos do negócio. Novos funcionários, por exemplo, recebem orientações mais assertivas e têm uma visão mais clara dos comportamentos e ações esperados pela empresa.
  • Contribuição para um planejamento estratégico em longo prazo dos objetivos do negócio.
  • Fortalecimento da imagem da marca junto ao mercado.

Como implantar políticas corporativas na sua empresa?

Agora que você já sabe o que são políticas empresariais e por que elas são tão necessárias para o sucesso do seu negócio, é hora de colocá-las em prática. Veja a seguir os passos necessários para implementar as políticas na sua empresa:

1.    Valide missão, visão e valores da empresa

Esses termos não são meramente decorativos, mas sim propósitos e ideais concretos. Como o trio é a base para a definição das políticas do negócio, o primeiro passo é confirmar se missão, visão e valores estão de acordo com o propósito e as metas da empresa.

2.    Traçe os objetivos da organização

É importante definir aonde sua empresa quer chegar. As políticas vão nortear as ações necessárias para que esses objetivos sejam alcançados.

3.    Liste procedimentos e processos

Faça um levantamento das questões operacionais e das atividades que são desempenhadas diariamente na organização. Assim fica mais fácil definir as políticas necessárias para cada etapa do trabalho.

4.    Estruture as políticas corporativas

Após análise dos pontos anteriores, é hora de elaborar as políticas da sua empresa. Lembre-se de que elas precisam ser claras e objetivas para que não haja dúvidas em sua aplicação.

5.    Comunique as políticas à sua equipe

Toda a equipe precisa estar ciente das políticas empresariais. Por isso, trace estratégias de comunicação dessas orientações. Como os funcionários vão receber as informações? Onde as políticas estarão disponíveis para consulta?

6.    Estabeleça papéis e responsabilidades

A quem cada um precisa responder? Ter papéis e responsabilidades bem definidos e uma hierarquia organizacional ajuda não apenas na aplicação das políticas corporativas, mas no funcionamento da empresa como um todo.

7.    Planeje reuniões e treinamentos

Durante o processo de implementação das políticas da empresa, é comum que surjam dúvidas dos gestores e da equipe. Por isso, é importante planejar reuniões ou treinamentos durante esse período de adaptação. Esses encontros podem ser gerais, ou destinados aos setores que tratam mais diretamente de uma política, por exemplo.

8.    Pense no futuro do negócio

As políticas da sua empresa precisam ser duradouras e pensadas em longo prazo. Elas também orientam a respeito dos investimentos da empresa e de projetos de crescimento.

Para saber mais sobre investimentos, previdência corporativa e outros fatores que impactam diretamente as políticas da sua empresa, acesse o blog da Onze e veja como nossos conteúdos podem auxiliar