Portabilidade previdência Banco do Brasil: como fazer e investir melhor

Por Redação Onze

Diferença-PGBL-VGBL

Você pode fazer a portabilidade da previdência do Banco do Brasil de maneira gratuita. Sabia disso? No entanto, é importante entender quando é a hora certa para solicitar a transferência.

Apesar de ser um procedimento sem custos, ficar trocando de plano pode afetar a rentabilidade do investimento no longo prazo. Neste artigo, você descobre quando é o melhor momento para pedir a portabilidade da aposentadoria complementar oferecida pelo BB e como fazer a operação. Confira!

É possível fazer portabilidade da Previdência Banco do Brasil?

Sim, você pode fazer a portabilidade da Brasilprev – a previdência privada operada pelo Banco do Brasil. A troca acontece de duas formas: interna ou externamente.

Assim, é possível manter o investimento com a gestão do BB, mas em outro plano oferecido pelo banco. Ou, ainda, você pode solicitar a transferência do produto previdenciário para uma nova instituição.

O Banco do Brasil oferece planos em duas categorias:

  • PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre
  • VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre

Para a portabilidade interna ou externa, você só pode fazer a mudança entre planos do mesmo formato – como PGBL para outro PGBL, por exemplo.

Dessa forma, você consegue melhorar o desempenho do seu investimento de longo prazo e ter maiores rendimentos quando chegar a aposentadoria. É justamente sobre isso que vamos tratar no próximo tópico: as circunstâncias ideais para solicitar a portabilidade e, então, otimizar a aplicação previdenciária.

Quando fazer portabilidade da Previdência Banco do Brasil

Precisamos pensar na previdência privada como poupança e investimento. Dessa maneira, ela precisa formar um fundo interessante – a ser utilizado no futuro – ao mesmo tempo que deve trazer bons retornos financeiros ao contratante.

Quando nem a função de poupança nem a de investimento funcionam adequadamente, é hora de pensar na portabilidade. Confira abaixo alguns motivos que podem levar você a solicitar a transferência interna ou externa de planos do Banco do Brasil:

Os custos são muito altos

As operadoras de previdência cobram taxas de administração, carregamento e performance dos investimentos. Além disso, há tributação do Imposto de Renda sobre a aplicação.

Mas, quando os custos com o plano de aposentadoria são muito altos, é interessante analisar opções e verificar quais são as mais baratas para poupar e investir.

O retorno está abaixo do esperado

Como investimento, a previdência complementar deve ter rendimentos atrativos – especialmente por tratar-se de uma aplicação de longo prazo.

As operadoras reinvestem o dinheiro dos contratantes em fundos de previdência, que podem ser de renda fixa ou renda variável. Logo, os retornos podem ser menores ou maiores, de acordo com a escolha do titular.

Se, no entanto, as taxas de rentabilidade estão se mostrando menores do que as desejadas, pode ser o momento de considerar outras alternativas em previdência.

Atendimento deficitário

Você e sua operadora precisam ter ótimo relacionamento ou, no mínimo, deve haver boa abertura entre empresa e contratante. Afinal, a aplicação para a aposentadoria é uma relação de longo prazo.

Caso esteja tendo dificuldades com o Banco do Brasil, também é interessante pensar em fazer a portabilidade externa para evitar problemas futuros.

Como fazer a portabilidade da Previdência Banco do Brasil

A portabilidade é gratuita e assegurada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Mas você deve ficar de olho em algumas questões antes de solicitar a transferência interna ou externa.

Confira a seguir como fazer a portabilidade da previdência privada operada pelo Banco do Brasil:

1. Releia o contrato

Verifique quais são os termos e condições exigidos tanto pelo BB quanto pela nova instituição – se for uma mudança externa. Observe quais são os documentos solicitados, os prazos, a carência e outros protocolos requeridos pelas operadoras.

Você pode dar uma olhada nas orientações da SUSEP sobre os procedimentos para a portabilidade. Havendo alguma discrepância entre as regras da superintendência e as exigências das instituições, questione as empresas.

Lembre-se de que há carência de 60 dias para realizar a troca gratuita entre planos e/ou operadoras.

2. Entre em contato com a nova operadora

Se a portabilidade for externa, você não precisa entrar em contato com o Banco do Brasil para realizar a transferência. Neste caso, basta solicitar à nova operadora da previdência a portabilidade do plano. Ela fará o contato com o BB e dará prosseguimento à troca dos produtos previdenciários.

Por outro lado, se a portabilidade for interna, você deve requerer ao Banco do Brasil a mudança de um plano para outro.

3. Considere o apoio da Onze

Por fim, veja como a Onze pode auxiliar na portabilidade da previdência privada. Por aqui, você encontra conteúdos valiosos sobre os mais diversos tipos de investimento com foco no longo prazo.

Assim, fica muito mais fácil achar o plano certo para que você tenha uma aposentadoria muito mais segura e tranquila financeiramente. Acesse nosso portal e entenda como a Onze pode ajudar você a encontrar a previdência privada ideal para seu futuro.