Portabilidade da previdência Mapfre: descubra se é a melhor opção para você

Por Redação Onze

Será que vale a pena aderir à portabilidade da previdência Mapfre? Existem opções melhores no mercado? Se você chegou até esse conteúdo, pode ser que esses sejam alguns dos seus questionamentos atuais e nós iremos te ajudar a descobrir se mudar de empresa ou plano de fato é a melhor saída.

Afinal, seu investimento visa, entre outras coisas, um futuro financeiro estável, e é preciso saber otimizá-lo. São muitos os pontos que devem ser observados quando o assunto é portabilidade, e você saberá quais são eles no decorrer deste artigo.

Resgate ou portabilidade de previdência: qual o melhor?

A sua dúvida, por sinal, pode não ser apenas sobre a portabilidade da previdência, mas também sobre o resgate do valor investido nela.

Qual será a melhor opção?

A resposta é simples: a portabilidade!

Isso ocorre porque o resgate, quando feito, leva à cobrança do Imposto de Renda (IR). E se a intenção é resgatar o valor para investi-lo em um plano mais vantajoso, além do pagamento do imposto há também a questão do tempo de contribuição, que voltará a ser contado do zero.

Temos certeza de que seu foco é ter bons rendimentos para o futuro, por isso indicamos a portabilidade da previdência privada como sendo a opção ideal, pois ela permitirá que seu patrimônio seja construído sem interferência no seu bolso.

Recorra ao resgate, mesmo que parcial, somente se realmente precisar.

Entendendo a portabilidade da previdência Mapfre

Agora, voltando à portabilidade da previdência Mapfre, é importante que você saiba que ela não difere em nada da portabilidade realizada em outras empresas similares.

Ela tem por objetivo oferecer melhores condições de investimento, podendo ser utilizada tanto por quem deseja mudar de plano quanto por quem deseja mudar de banco/financeira.

Ou seja: se você não está feliz com as condições atuais que lhe foram oferecidas, pode migrar para as condições que acredita serem melhores.

E esse é apenas um dos pontos positivos da portabilidade de previdência, que caminha lado a lado com outros como:

  • Trata-se de um processo que se finaliza em cinco dias úteis;
  • O único valor cobrado, se houver cobrança, é a taxa de saída;
  • O seu tempo de contribuição não é alterado.

É preciso se atentar, porém, às regras impostas para quem deseja fazer esse tipo de transação.

Saiba quais são elas no tópico abaixo.

Quais são as regras para a portabilidade da previdência privada?

Para poder usufruir de todos os benefícios que a portabilidade da previdência Mapfre oferece, bem como qualquer outra ligada a esse tipo de investimento, você precisa, primeiro, respeitar o tempo de carência imposto.

Nesse artigo estamos falando da migração externa, ou seja, de empresa para empresa e, nesse caso, a carência, incluindo a da Mapfre, é de 60 dias.

Passado esse tempo, é preciso comunicar à nova empresa onde seu dinheiro ficará, para que ela entre em contato com a Mapfre e dê andamento na transação, que será finalizada em cinco dias úteis. Lembre, porém, de entregar todos os documentos que forem solicitados.

O que é importante saber:

A portabilidade NÃO pode ser de uma modalidade para outra (você pode mudar somente de plano e/ou empresa) e NÃO pode ser feita no período de resgate, apenas no período de investimento.

Ou seja: se você já está recebendo o valor investido, precisará continuar nas mesmas condições que se encontra hoje.

Atente-se, também, à tabela de contribuição do Imposto de Renda: você só pode alterá-la de progressiva para regressiva, e não o contrário.

São regras simples, não é mesmo?

Temos certeza de que elas não serão empecilho para que você migre seu investimento para o que considerar melhor para os seus rendimentos.

O que levar em consideração para decidir pela portabilidade?

Antes de migrar considere analisar se realmente é hora de fazer isso.

Essa análise precisa envolver as taxas e rendimentos que você tem hoje e as que são oferecidas por outras instituições do mercado.

Pode ser, por exemplo, que você queira fazer a portabilidade da sua previdência privada na Mapfre por “estar de olho” em outra empresa aparentemente melhor, mas não deixe de colocar no lápis todas as vantagens que ela tem para te oferecer.

Ela cobra taxas menores? Faz o dinheiro render mais?

Se sim, faça a portabilidade sem medo. Lembrando, ainda, que você pode aderir a essa transação sempre que quiser, desde que respeitadas as regras.

E então, que tal começar a avaliar outras opções agora mesmo?

Conheça a primeira PrevTech do Brasil

Já pensou em oferecer uma previdência privada corporativa como benefício para os seus colaboradores?

A Onze é a primeira PrevTech do Brasil, com a missão de oferecer previdência privada corporativa para empresas de qualquer tamanho.

Conheça nossa plataforma tecnológica criada para eliminar burocracia, reduzir taxas e agregar mais valor para os seus  funcionários.